Comportamento

Inteligência emocional: o que você precisa saber para desenvolver a sua

Saber lidar com todas as emoções que surgem ao longo da vida de maneira positiva e principalmente fazer com que elas não interfiram nas suas conquistas diárias é o principal passo para o desenvolvimento da inteligência emocional. Não saber lidar com as pressões que surgem na família, no trabalho, na saúde entre outras, podem te levar a desenvolver doenças de cunho profundamente emocional como o estresse e a estafa mental.

Todas as pessoas em algum momento da vida terão que enfrentar emoções diversas que se não forem bem trabalhadas poderão trazer problemas na saúde mental ou física.

O mundo anda cada vez mais competitivo e cheio de cobranças, seja no trabalho, na família, na educação e é fundamental que as pessoas saibam lidar com elas. Adotar uma postura de auto cobrança é extremamente prejudicial. Existem inúmeros casos de suicídio inclusive entre as pessoas que se cobravam de mais.

Muito se fala em inteligência racional, onde os feitos do cérebro em relação a diversas descobertas são exaltados, mas pouco se fala da inteligência emocional.

Este tipo de inteligência te ajuda a lidar com você mesmo e todas as emoções que você tem em relação a determinadas situações.



Quem não possui este tipo de inteligência poderá desenvolver, pois essa aptidão não é privilégio apenas de alguns. Ao longo do texto você vai ver como é possível lidar com você mesmo.

Entenda de uma vez por todas, o que é inteligência emocional

O assunto inteligência emocional está muito na moda, mas você sabe de fato o que ela significa?

Inteligência emocional nada mais é do que a capacidade que o indivíduo tem de gerenciar e compreender todas as suas emoções.

É importante deixar claro que esse tipo de inteligência não tem correlação nenhuma com o QI. Inclusive, são controlados por áreas distintas do cérebro.

Essa capacidade em administrar as próprias emoções te dá também uma maior capacidade em compreender as emoções alheias e com isso te manter em equilíbrio.

Possuir esse tipo de inteligência é fundamental para que você saiba inclusive, neutralizar as emoções negativas autodestruidoras. Quando isso acontece, a tendência de fortalecer as emoções positivas aumentam significativamente.

No mundo em que vivemos atualmente, saber controlar as emoções e compreender as emoções dos outros é essencial para que você viva em paz e harmonia e principalmente te livre de doenças tão devastadoras como a depressão e o estresse por exemplo.

Quando aprendemos a nos relacionar, os vínculos com as outras pessoas se tornam muito mais fortes.

Quais áreas são afetadas por quem não possui inteligência emocional?

Como você observou nas nossas explicações, a inteligência emocional é importantíssima para te dar equilíbrio na vida, principalmente em relação às próprias emoções.

Isso significa também que uma pessoa que sabe lidar com as próprias emoções, também consegue compreender as emoções dos outros, mantendo com facilidade uma relação de amor e paz.

Não desenvolver esse tipo de inteligência pode te trazer dezenas de problemas em algumas áreas importantes da vida. Acompanhe:

Saúde mental prejudicada

A saúde mental é a mais afetada quando uma pessoa não desenvolve a sua inteligência emocional.

As crises de estresse são facilmente sentidas no corpo, com dores musculares frequentes, cansaços e palpitações. Além de episódios de depressões constantes por causa de traumas de relacionamentos são muito comuns em que não tem essa inteligência.

Relacionamentos conturbados

Se você não sabe lidar com os seus sentimentos, infelizmente fica impossível manter um relacionamento em harmonia, pois qualquer acontecimento diferente fará com que você perca literalmente o controle.

Então, essa é uma das áreas muitas vezes afetada por causa do descontrole emocional.

Saúde física prejudicada

Quando uma pessoa consegue lidar com os seus próprios sentimentos e emoções, os níveis de estresse diminuem, isso significa que as dores físicas também tendem a desaparecer.

Vários incômodos são ligados ao estresse, como o cansaço e as dores musculares, aumento da pressão, dos batimentos cardíacos.

Lidar com as emoções de forma saudável te ajuda a manter o corpo em equilíbrio. Pense nisso!

Vida profissional em desarmonia

O ambiente de trabalho acaba sendo um dos setores mais prejudicados por causa dessa falta de habilidade em lidar com as emoções alheias.

Desenvolver a inteligência emocional é fundamental para que o indivíduo saiba lidar mais facilmente com diferentes tipos de conflitos e com isso atinja posições inclusive de liderança.

Desenvolva a sua inteligência emocional com essas 10 dicas

Desenvolver a inteligência emocional é totalmente possível por quem não tem esse tipo de inteligência desenvolvida.

Existem algumas dicas valiosíssimas que podem te ajudar a desenvolver esse tipo de inteligência sem nenhuma dificuldade.

A seguir destacamos algumas importantes ações nesse seu processo de aprendizagem. Confira:

1 – Seja consciente das suas emoções

Saber o que está sentindo em determinadas situações da sua vida é muito importante para entender alguns tipos de sentimentos que surgem.

O autoconhecimento é um dos passos mais importantes para que o indivíduo desenvolva com maestria a sua inteligência emocional.

2 – Quais são os seus limites

Falando ainda sobre autoconhecimento, este tipo de habilidade te ajuda a entender não só com as suas emoções, mas também com as emoções provocadas por as pessoas ao seu redor.

Isso te ajuda a identificar por exemplo, qualquer episódio de coação que possa existir.

Sabendo os seus limites fica mais fácil identificar até onde são as suas vontades e quando é possível dizer não sem sentir intimidado.

3 – Não tenha pressa em mudar seus sentimentos

Você levou anos para construir quem você é, desconstruir não pode ser feito com rapidez e de uma hora para outra.

Não tenha pressa em desenvolver uma inteligência emocional, pois ela pode ser de mentira.

Então, cuidado! Dê um passo de cada vez, entenda primeiro os seus sentimentos, como eles surgiram e o que causam no seu corpo. Emoções positivas podem desaparecer com mais facilidade, mas as negativas custam a serem transmutadas.

4 – Seja mais empático

Transmitir empatia para as pessoas ao seu redor é muito positivo para criar relações de confiança.

Ser empático te ajuda a entender os motivos pelo qual determinada situação aconteceu.

5 – Invista na criação de um ambiente mais positivo

A positividade te ajuda a melhorar a sua qualidade de vida e acaba contagiando as pessoas ao seu redor.

Perceba o ambiente a sua volta e o porquê ele se tornou mais positivo, agradecendo por esse feito.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.