Nutrição

O que é o Skyr? E por que é tão nutritivo e saudável?

Skyr

Skyr tem se tornado popular em todo o mundo. Grosso, cheio de proteínas e incrivelmente bom parra você, o Skyr é o novo recém-chegado às prateleiras das mercearias brasileiras (assim como o alho negro). É geralmente apreciado como um pequeno almoço, sobremesa ou lanche saudável entre as refeições.

Com um alto teor de proteínas e uma ampla gama de vitaminas e minerais, o Skyr é reconhecido como um baita complemento nutritivo à dieta. Foi produzido na Islândia por mais de mil anos, ou seja, estamos relativamente atrasados no jogo.

No post de hoje vamos aprofundar mais sobre como ele é saudável. Vamos lá?!

 

O que é o Skyr?

Skyr tem sido um alimento comum na Islândia há mais de mil anos. Ele se parece muito com o iogurte, com gosto parecido e uma textura ligeiramente mais grossa.



As marcas populares aqui no Brasil incluem:

  • Moo
  • Smari
  • Vigor
  • Continente

Skyr é produzido a partir do leite desnatado. O leite é então aquecido e tudo que é de bom nele é adicionado. Uma vez que o leite engrossa, todo o soro é removido.

O Skyr se tornou mais popular ainda nos últimos anos e agora pode ser encontrado em vários supermercados ao redor do mundo.

 

Skyr é rico em nutrientes importantes

Skyr é conhecido por conta do seu conjunto impressionante de nutrientes. Possui poucas calorias, gorduras e carboidratos, e ainda é rico em proteínas, vitaminas e minerais.

Embora o valor de nutrientes varie de acordo com a marca, um copinho (170g) de Skyr geralmente contém o seguinte:

  • Calorias: 110 gramas
  • Proteína: 19 gramas
  • Carboidratos: 7 gramas
  • Gordura: 0 gramas
  • Fósforo: 25% do IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Cálcio: 20% do IDR
  • Vitamina B-12: 17% do IDR
  • Potássio: 5% do IDR

Independentemente da marca, o Skyr sempre será livre de gordura – a não ser que o produto inclua creme durante o processo de produção. Além disso, também contém mais proteína do que muitos outros produtos lácteos. Para você ter noção do que estamos falando, a mesma quantidade de iogurte grego contém cerca de 7 gramas de proteína, enquanto o leite integral contém entre 3 e 4 gramas.

 

Seu alto teor proteico o mantém completo

Um dos maiores benefícios do Skyr é seu alto teor de proteína. A produção do Skyr requer de três a quatro vezes mais leite do que a produção de um iogurte grego, por exemplo, o que resulta em um produto mais rico em proteínas.

Estudos (1, 2) demonstraram que produtos lácteos ricos em proteínas podem ajudar a regular o açúcar no sangue, melhorar a saúde dos ossos e ainda prevenir a queima da massa muscular (catabolização) durante o processo de emagrecimento.

A proteína também pode ser benéfica para quem quer emagrecer ou manter o peso, pois age como um inibidor de apetite. Na verdade, nesses mesmos estudos foi descoberto que a proteína ajuda a evitar o ganho de peso e obesidade.

 

Melhora a saúde cardíaca

Não é de hoje que a doença cardíaca é uma das principais causas de morte em todo o mundo, representando quase 31% das mortes todos os anos. E felizmente, o Skyr está ligado diretamente com a redução do risco de doenças cardíacas.

Geralmente o Skyr contêm minerais como potássio, cálcio e magnésio, os quais são extremamente importantes para uma boa saúde do coração. Há um estudo japonês que descobriu que, a cada 100 gramas de Skyr ou outros produtos lácteos ricos nos mesmos nutrientes, houve uma redução de 14% nas mortes por doença cardíaca.

 

Skyr não é recomendado para todos

Que várias pessoas podem se beneficiar da adição do Skyr à dieta você já sabe. No entanto, ele não é recomendado para todos.

O Skyr é feito de leite, ou seja, se você é alérgico à caseína ou proteína do soro do leite – duas proteínas encontradas no leite – você deve passar longe do Skyr.

Se você é alérgico ao leite, tomar Skyr e outros produtos lácteos pode desencadear uma reação alérgica nada boa com sintomas que vão desde inchaço até diarreia.

Agora, se você tem intolerância à lactose, se você pode ou não consumir o Skyr vai depender da marca do produto. Algumas marcas removem cerca de 90% da lactose durante o processo de produção. Então, dependendo da marca, você pode tolerar quantidades moderadas de Skyr sem nenhum problema.

 

Como desfrutar do Skyr?

Skyr com frutas

O Skyr tradicional normalmente é consumido com a adição de um pouco de leite e açúcar, mas é claro, comer apenas o iogurte é a escolha mais saudável.

Além disso, você também pode misturá-lo com frutas ou gelatina para adicionar um pouco mais de doce – para uma sobremesa, é claro. Você também pode utilizar o Skyr em várias receitas, desde pães e bolos até pudins e smoothies (batidos).

 

Você deveria incluí-lo em sua dieta?

Sim, definitivamente sim! A quantidade de proteína que o Skyr oferece é excelente, além de ser muito mais fácil do que fazer uma batida de proteína se o seu foco é ganhar massa muscular.

Então, se você realmente não é alérgico ao leite, o Skyr é perfeito para você. Ele pode promover a saúde dos ossos e do coração, ajudar a perder peso, regular o açúcar no sangue e ainda fornecer uma boa quantidade de proteína para os seus treinos.

No geral, o Skyr e um alimento saudável para a maioria das pessoas. Mas e você, já experimentou o Skyr? Usa-o como ingrediente em alguma receita? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */