Emagrecimento Nutrição

Quer emagrecer? Saiba como a jabuticaba pode te ajudar

O aroma e o sabor não negam a sua origem: a Mata Atlântica. A jabuticaba, frutinha preta por fora e branca por dentro, de gosto adocicado e único, é um alimento 100% brasileiro e que tem caído em cheio no paladar de quem gosta de cuidar da saúde e da boa forma nos últimos tempos. Estudada por especialistas sobre os seus poderes no organismo humano, a fruta favorita da bonequinha Emília, personagem de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-Pau Amarelo, é mesmo uma dádiva aos olhos da ciência e pode fazer muito bem ao nosso corpo.

Rica em vitamina C, E, cálcio, fósforo, potássio, ferro, magnésio, manganês, cobre, zinco, além de propriedades antioxidantes, a jabuticaba pode atuar no organismo como um alimento anti-inflamatório, anti-cancerígeno e anti-cancro, entre outras funções, e combater enfermidades como cânceres e diabetes, bem como outros problemas que possam acometer o nosso corpo.

Além disso, a frutinha é rica em fibras e carboidratos e contém pouquíssimas quantidades de calorias, o que ajuda na melhora da digestão e no acúmulo de energia no corpo e a torna ideal para o auxílio na perda de peso e a prática de atividades físicas regulares. Como se não bastasse todos esses benefícios, além de sua ajuda na melhora da silhueta e da saúde, a jabuticaba também pode ajudar na beleza, cuidando de cabelos e pele como nenhum outro alimento.

Dessa maneira, não tem desculpa para não ficar linda, magra e jovem, não é verdade? Portanto, se você quer saber mais sobre os benefícios da jabuticaba para a saúde e beleza e como inseri-la na sua alimentação, continue lendo esse artigo até o final que eu te conto tudinho. Vem comigo!

jabuticaba

1 – Ajuda a emagrecer

Esse, talvez, seja o maior motivo pelo qual a jabuticaba esteja sendo tão procurada nos últimos tempos. Rica em nutrientes essenciais ao nosso corpo e com baixa quantidade de calorias e gorduras em sua composição, a frutinha pode ser essencial para auxiliar na perda de peso de maneira rápida e eficiente.

Além disso, por ser considerada uma excelente fonte de fibras, ela pode inibir a sensação de fome por mais tempo no estômago, fazendo com que se coma menos e, com isso, emagreça de forma significativa. A dica é inseri-la na sua dieta como snack light, ou seja, apenas um aperitivo para beliscar durante o dia, por exemplo.



2 – Melhora a digestão

Como você já leu nos parágrafos anteriores, a jabuticaba é rica em fibras, que não só ajudam a emagrecer, como também promovem a melhora do sistema digestivo. Sendo assim, ao consumir a frutinha na sua dieta regularmente, é possível facilitar os movimentos intestinais e a limpeza e desintoxicação do intestino, fatores essenciais para prevenir as terríveis constipações e prisão de ventre.

3 – Previne o câncer

Devido à grande presença de substâncias antioxidantes em sua composição, a jabuticaba é considerada um alimento anti-cancerígeno, capaz de combater e prevenir vários tipos da doença.

Os chamados compostos fenólicos, como a antocianidina e pectina presentes na fruta atuam no organismo combatendo os radicais livres que, por sua vez, são responsáveis por causar danos às células e mutações no DNA, principal motivo que acarreta o desenvolvimento de tumores.

4 – Alivia dores

Graças às suas funções anti-inflamatórias, a jabuticaba também é capaz de atuar no alívio de dores causadas por inflamações no corpo, como a artrite, por exemplo. Os resultados são de amenização dos sintomas mais doloridos deste tipo de doença.

5 – Fortalece os ossos

A jabuticaba contém em sua composição uma alta fonte de minerais essenciais ao desenvolvimento e manutenção óssea, como o cálcio, potássio e magnésio, que ajudam a fortalecer os ossos do corpo, incluindo os dentes. Inclusive, é possível prevenir doenças relacionadas, como a osteoporose.

6 – Previne a diabetes

Em especial a sua casca, a jabuticaba também pode ser uma grande aliada no combate e prevenção da diabetes tipo 2, que já acomete boa parcela da população atualmente. Isso porque a fruta ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Por este motivo, e por ser rica em fibras e conter baixo teor calórico, ela certamente pode ser incluída na dieta de pessoas já diagnosticadas com a doença para amenizar os sintomas.

7 – Ajuda no crescimento capilar

Vários estudos apontaram que os nutrientes presentes na jabuticaba também podem fazer muito bem ao nosso cabelo. A justificativa é a de que eles promovem o crescimento mais rápido e saudável dos fios, ajudando também na queda destes, além de deixar as madeixas mais hidratadas e brilhosas por mais tempo.

Não é à toa que você já deve ter visto bastante nas prateleiras dos supermercados ou lojas de cosméticos vários produtos à base da fruta sendo vendidos para cuidar dos cabelos. Melhor que isso, que tal investir na fruta fresca para zelar pelos seus fios? Fica a dica!

8 – Previne o envelhecimento precoce

Com alta concentração de substâncias antioxidantes em sua composição, a jabuticaba também é capaz de ajudar na saúde e beleza da pele, combatendo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de manchas e feridas causadas pelo sol.

Sendo assim, ao inserir a frutinha na sua alimentação, é possível também potencializar os cuidados diários com a derma, evitando as terríveis rugas e linhas de expressão, sinais comuns do avanço da idade, além de manter a pele sempre hidratada.

Ainda, há indícios de que a jabuticaba também pode aumentar a produção de colágeno nos tecidos do corpo, fator ideal para manter a firmeza, elasticidade e flexibilidade da pele. E os benefícios não param por aí! Se você sofre com acnes, essa é a hora de mandá-las para bem longe usando a jabuticaba. Aproveite!

9 – Faz bem para a gravidez

Os benefícios da fruta brasileira para as mulheres gestantes não são conhecidos de agora. Desde a Antiguidade, já houve registros de que a jabuticaba era dada às futuras mamães devido à alta quantidade de ferro nela, mineral que ajuda de maneira eficaz no crescimento e desenvolvimento saudável dos bebês.

10 – Previne doenças cardiovasculares

Os antioxidantes presentes na composição da jabuticaba, como os polifenois e as antocianidinas, regulam o metabolismo lipídico e, portanto, ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares.

Isso porque, a partir do controle do metabolismo dos lipídios, é possível reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de diminuir as taxas de triglicérides no sangue. Para obter esses benefícios, a recomendação é consumir principalmente a casca da fruta.

Como consumir?

MG_8745

A jabuticaba também se apresenta como uma fruta bem versátil, podendo ser consumida de diversas maneiras para usufruir dos seus benefícios. Ela pode ser ingerida ainda fresca, retirada imediatamente da árvore, e colocada na boca pouco tempo depois para evitar a oxidação e perda de seus nutrientes.

Se não der tempo, lave-as, seque-as e guarde-as na geladeira em um recipiente bem fechado para manter as suas propriedades. As partes comestíveis da fruta são a sua casca e polpa. Com elas, pode-se fazer sucos, licores, vinhos, vitaminas, entre outras bebidas.

Se você fazendo uma dieta para emagrecer, siga a dica que falamos anteriormente nesse artigo: coma a jabuticaba como um aperitivo (snack light) durante os intervalos das refeições. Os quilinhos extras vão embora em um piscar de olhos!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Até a próxima!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */