Infográficos Nutrição

O que é jacar? Entenda a expressão e confira dicas para evitar

Jacar como evitar

Algumas expressões e gírias são comuns em determinados grupos de pessoas adeptas à dietas ou a outro estilo de vida mais saudável. São frases ou palavras soltas que fazem parte da rotina de quem está em busca de perder peso, mas que nem todo mundo entende o que realmente querem dizer.

Em parte dessas situações, você já deve ter ouvido a expressão “jacar”, mas não faz ideia do que ela significa. A gíria é empregada, na verdade, como uma espécie verbo novo, tendo até outras conjugações. As frases mais utilizadas são do tipo “Nossa! Eu jaquei muito esse fim de semana” ou “Esse sábado eu vou jacar com meus amigos”, e por aí vai. Mas, afinal, o que ela significa?

“Jacar”, em uma definição informal, significa “enfiar o pé na jaca”, extrapolar, “chutar o balde”. Para quem está em uma dieta ou fazendo uma reeducação alimentar, esse termo significa comer demais ou comer o que não devia. Na prática, além de comerem os alimentos proibidos na dieta, as pessoas ainda deixam de lado os hábitos saudáveis que ajudam na diminuição de peso, como as atividades físicas e o consumo adequado de água por dia, por exemplo.

Jacar: Saiba o que é

Em geral, as pessoas costumam jacar no fim de semana, onde há as maiores tentações em relação às comidas gordurosas, doces e bebidas alcoólicas. As famosas jacadas acontecem em festas de família, encontros com amigos, saídas para baladas e até mesmo quando se está em casa sozinha, bate aquele tédio e a sua amiga mais próxima é a geladeira.

Isso é normal? Depende de você. Quando há o controle das jacadas, a rotina de emagrecimento não fica prejudicada e a vida segue normalmente. Porém, se você transforma o hábito em uma rotina, você pode estar perdendo a chance de dar adeus aqueles quilinhos extras e, consequentemente, se distanciando ainda  mais do sonho do corpo perfeito.

Como prevenir é melhor do que remediar, nós preparamos algumas dicas para ajudar você a evitar as jacadas e seguir firme e forte na dieta. Confira o infográfico abaixo e aprenda como manter o foco.



Infográfico Jacar

Dicas retiradas do blog da Ludmila Lacorte.

Sobre o autor

Henrique

/* ]]> */