Casa Decoração

Jardim de Inverno: passo a passo e dicas

Ter um jardim de inverno é como ter um oásis de relaxamento em meio ao deserto do corre-corre diário. Ele proporciona bem-estar e beleza, esteja no quarto, na sala ou no escritório.

É muito comum a procura por um ambiente assim, harmonioso e que ainda impressione as visitas. Por isso, hoje eu trago dicas para você ter um jardim de inverno todinho seu!

O primeiro passo é a escolha do lugar. Existem casas que já são construídas com espaço reservado para o jardim interno.

Mas se você não possui esse espaço, outros podem ser adaptados para realizar o seu sonho de ter um cantinho verde agradável e, é claro, fácil de manter.

Até debaixo de escadas e no banheiro é possível montar um lindo jardim de inverno. Tem também a cozinha, o corredor etc.

debaixoescada14

E que tal aquele canto da sala que não tem utilidade ainda?



Importante: não precisa de teto aberto; o essencial para criar um jardim de inverno na sala é que haja iluminação natural. As plantas necessitam dela – e fica muito mais bonito o projeto, concorda?

Achou o lugar perfeito? É hora de preparar o local e o itens.

Jardim de inverno passo a passo – e cuidados

1. Use vasos para cultivar as plantas, pois elas precisam de mais espaço e profundidade para crescer.

2. Escolha plantas resistentes, que sejam capazes de sobreviver em interiores. Existem muitas próprias para isso: comigo-ninguém-pode, palmeiras Raphis, lança de São Jorge, lírio da paz e antúrio. Outra opção é trocar as plantas ornamentais por uma horta.

3. Analise o ambiente antes de decorá-lo. Jardins de inverno são charmosos se há equilíbrio entre local de instalação e seus elementos.

shutterstock_2317967231

4. Aposte em itens de decoração como pedriscos, casca de pinho, argila expandida, correntes, arandelas e decks de madeira no chão, além dos vasos, para dar uma aparência personalizada e incrível.

5. Se o espaço é limitado, invista em um jardim vertical.

6. Lembre-se de regar as plantas, aplicar fungicidas e remover folhas mortas sempre que for preciso. Jardins de inverno são fáceis de cuidar, mas não quer dizer que podem ficar esquecidos por longos períodos.

7. Mantenha as plantas em posições nas quais possam receber luz com frequência, caso o seu jardim de inverno não fique completamente exposto ao sol.

O básico da criação e manutenção do jardim de inverno está aí. Veja outras dicas a seguir…

Cada pessoa tem seu estilo. O que não podemos perder de vista é que a decoração do jardim de inverno deve unir beleza e praticidade, principalmente nos espaços menores.

Assim como em outros projetos pequenos, o jardim interno tem que ter somente o essencial, ou a área ficará mais apertada – e nada agradável, diga-se…

Normalmente, o jardim de inverno é fechado por portas de vidro, que possibilitam observar seu encanto mesmo de longe.

53693-jardim-de-inverno-fotos-18

Se não for possível montar o seu em área aberta ou coberta por um teto de vidro, uma claraboia também pode resolver e proporcionar um visual bacana. Mas o ideal é favorecer a entrada de luz natural.

Jardim de inverno tem que ter móveis? Nem sempre. Depende muito do espaço. O recomendado é não exagerar na mobília, especialmente nos ambientes menores. Em geral, bancos, mesinhas com cadeiras, poltronas e namoradeira combinam bem com o jardim interno.

Parede com acabamento de canjiquinhas ou outro item com estilo rústico são boas opções de decoração para o cantinho natural. Vale a pena apostar ainda em fontes de pedra e lareira ecológica.

jardim

Agora você já tem o passo a passo e dicas para montar o seu jardim de inverno. Está esperando o que para criar um espaço bonito e delicioso no seu lar?

Aproveite! Até breve…

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */