Ter pouco espaço em casa não serve de desculpa para deixar o ambiente sem graça. Para tudo existe um jeito, até de criar um jardim vertical cheio de charme, inclusive dentro de apartamento. E outra boa notícia: sem gastar muito.
O jardim suspenso pode ser feito de diferentes maneiras. A escolha do material que deixará os vasos acima do solo varia de acordo com o estilo de suspensão que você escolhe para o seu projeto.
Veja também – Jardim de Inverno: passo a passo e dicas
Vasos grudados, por exemplo, estão entre os mais tradicionais. Para isso, a área deve receber uma tela ou pedaço de madeira; mas parede lisa serve também.
Se a opção for uma tela ou lugares vazados, então é preciso fazer um furo em cada vaso e passar um arame, fixando-o ao local.
Quando a ideia é utilizar a madeira para criar o jardim vertical, é só furar o vaso e prendê-lo com ajuda de um prego. A técnica é a mesma para montagem diretamente na parede.
Outras maneiras de fazer um jardim elevado
Garanta um belo jardim no estilo pêndulo deixando os vasinhos pendentes. A dica é furar cada vaso lateralmente – se tiver um – e passar um arame ou tecido resistente por cada orifício. Em seguida, prenda ou amarre um gancho para que as peças possam se movimentar livremente.
E que tal formar lindas prateleiras de jardim? A composição é um pouco mais cara, porém, vale a pena pelo efeito que proporciona. Basta pregar diversas prateleiras, sem precisar alinhá-las, e colocar seus vasos nelas. Aproveite espaços que sobrarem para guardar objetos de jardinagem.
Caixotes de madeira ou paletes saem mais em conta na hora de compor os jardins suspensos. Fixe a peça que escolher na parede. Elas servirão de apoio e sustentação para os vasos. Ao pintar a madeira reutilizada, o ambiente fica mais colorido e divertido.
Inove nos tipos de vasos e crie um jardim exclusivo
Variar no material dos vasos é outra maneira de dar um toque especial e irreverente ao seu jardim suspenso. Para ter um cheio de personalidade, em vez de barro ou plástico tradicional, use garrafas PET. Assim, você colabora com a sustentabilidade do planeta e ainda economiza.
Veja também – Como plantar flores em casa: dicas para ter um belo jardim
É fácil de fazer: corte metade da garrafa, encha a cavidade de terra e pendure seu vaso de garrafa PET, de preferência enfeitando-a com um desenho ou adesivo. Use a criatividade!
Sabe as garrafas de vinho e potes de legumes vazios que você pretendia jogar fora? Eles também servem para fazer um incrível jardim suspenso. É simples: encha o recipiente de terra e coloque sua plantinha preferida, reforçando o bocal com arame para pendurar o vaso sem problema.
Lâmpadas queimadas podem ser transformadas em delicados vasinhos. Tudo o que você tem que fazer é tirar o bulbo e a parte interna da lâmpada; encher de terra ou água (de acordo com a planta escolhida) e pendurar as peças. O efeito é inesquecível!
Veja também – Serralha: como plantar, como é usada e seus benefícios
Xícaras e bules de cerâmica antiga são perfeitos para criar vasos inusitados. Não tem mistério para conseguir um objeto de decoração diferente. Adicione terra, plante o que quiser e está feito o vaso, que pode ser pendurado com furos delicados ou uma cola especial.
Sobrou material da reforma? Aproveite os canos para ter o seu jardim vertical! Corte o objeto ao meio, plante o que desejar e faça um furo em cada extremidade, para pendurar ou pregar o novo vaso.
Viu como ter um jardim suspenso pode ser mais interessante, fácil, sustentável e barato do que você pensava? Com diferentes formatos e espécies de plantas, assim como de vasos, seu lar ganha um cantinho verde, mesmo com pouco espaço.
Mãos à obra! E até o próximo artigo…