Decoração

Jardins com pedras decorativas: Passo a passo e dicas

Jardim decorado com pedras

Casa sem jardim fica sem graça, sem vida, não é mesmo? Por menor que seja, um belo cantinho verde bem-cuidado valoriza o ambiente e proporciona tranquilidade. E uma das formas de variar no design sem gastar muito é montar um jardim com pedras decorativas.

A boa durabilidade e a fácil manutenção são outros pontos positivos das pedras, encontradas em lojas de jardinagem ou em home centers.

Brita, granito, cascalho, pedra ardósia e pedra portuguesa estão entre os modelos mais utilizados para jardins. No entanto, a escolha do formato e do tamanho depende muito de cada projeto.

Jardim com pedras decorativas


Certos jardins enormes, com grandes canteiros, por exemplo, podem ser criados com pedras pequenas. Corredores de passagem geralmente necessitam de pedras maiores, para facilitar a circulação das pessoas.

Pequenos jardins decorados com pedras dão um toque elegante ao décor quando instalados dentro de casas ou apartamentos. Na sala de estar ou varanda, o ambiente fica leve, agradável e revigorante.

Instruções para fazer um jardim com pedras decorativas

Comece analisando o espaço que possui. Você precisa ter uma noção exata dele, de seus limites, de itens que deverá manter ou precisará remover. Uma dica é fazer um esboço, algo simples, para não deixar passar nada.


  • Anotadas as dimensões e limitações da área, é hora de planejar como os elementos do jardim com pedras decorativas serão distribuídos.
  • Lembre-se de deixar uma parte do local para o convívio, ou seja, inserir mesas e cadeiras ou sofás. O restante da área servirá para a decoração com pedras.
  • Tenha em mente que deve haver equilíbrio entre grama e pedras, sendo estas atualmente muito utilizadas para substituir o gramado.
  • Depois de definir o que deseja, vá a uma loja de construção, jardinagem ou bricolagem em busca de seixos e pedras.

Existe material de diversos tamanhos e cores, mas as pedras maiores são recomendadas, uma vez que não ficam ‘perdidas’ na areia. Alternar entre as brancas e cinzentas ou castanhas também é uma boa pedida para ter um contraste.

  • Prepare o terreno corrigindo possíveis irregularidades, removendo plantas antigas etc. Uma opção é marcar os espaços para as plantas e as pedras usando limitadores de grama. Mas há quem prefira não limitar os elementos.
  • Coloque as plantas de sua preferência e, em seguida, cubra o espaço no qual as pedras decorativas serão depositadas utilizando areia fina ou manta própria para jardins. A ideia é fixar melhor as pedras e evitar que elas fiquem sujas de terra.

Um truque para disfarçar os espaços entre as pedras é adicionar a mistura de dois tipos com tons parecidos ou terra arenosa.

Jardim com pedras

Concluído o jardim, observe-o para ver se ele precisa de algo mais…uma planta exta ou um caminho. Nos próximos dias, perceba também se nos dias chuvosos as pedras afundam ou separam. Se isso acontecer, talvez seja necessário trocar a manta ou acrescentar mais pedras decorativas.

Jardins com pedras: veja como decorar

Para criar design diferenciado, o segredo é combinar vários tamanhos e tons de pedras, mas não basta jogar tudo ali ‘de qualquer jeito’. Você pode criar formas circulares, onduladas, em espiral ou quadradas. O resultado é um jardim muito mais interessante!

Jardim com muro de pedras

Por exemplo: aproveite as pedras maiores para cercar o espaço de uma árvore e em volta disponha as pedras menores. Assim, se alguém pisar ali, acabará alcançando somente as pequenas, ou seja, não se aproximará tanto da árvore.

Jardins com pedras decorativas são têm sido bastante utilizados não somente nas áreas externas, mas também como décor de espaços verdes internos, inclusive em apartamentos. Aproveite as dicas de hoje, use a sua criatividade e garanta o seu cantinho natural bonito e relaxante.

Até o próximo post!

Sobre o autor

Fatima