Datas Comemorativas

Jogos de Bruxas: ideias legais para sua festa de Halloween

No dia 31 de outubro, as ruas ficam infestadas de pessoas indo de lá para cá fantasiadas de forma horripilante. As festas de Halloween envolvem doces de bichos, jogos de bruxas e tudo o mais que pode assustar qualquer um.

O Halloween é um feriado típico americano, mas que a cada ano ganha mais notoriedade em todo o mundo. As crianças fazem seus próprios trajes temáticos na escola e até celebram uma grande festa.

No entanto, a data não visa apenas agradar às crianças. Jovens e adultos também podem aproveitar esta noite em boates e bares que abrem suas instalações com os temas mais aterrorizantes, ou até mesmo em casa.

Mas o que essa data realmente significa e por que é celebrada?

O que é o Halloween

Fantasias e doces

O Halloween tem sua origem na cultura celta. Esta celebração ficou conhecida como Samhain, que significa final do verão, ou melhor, o final da safra de verão. Desta forma, eles começavam o “Ano Novo Celta” após essa data.

Os antigos celtas acreditavam que na noite de 31 de outubro as almas dos mortos retornaram ao nosso mundo. Para não serem atacadas por essas almas, as pessoas acabavam se vestindo com máscaras e roupas horrendas.



Além disso, eles ofereciam doces a esses mortos com o objetivo de entretê-los e agradá-los para que não desencadeasse sua fúria contra os vivos. Desta forma, começou a tradição que os romanos adotaram quando invadiram as terras do povo celta.

Os jogos de bruxas nas festas de Halloween

Como a data se aproxima, e sabendo que muitas pessoas adoram comemorar, trazemos aqui algumas ideias legais para a sua festa de Halloween. São brincadeiras e jogos de bruxas com um toque original e criativo para que sua diversão esteja garantida!

Adivinha o fantasma

O grupo de pessoas deve ser dividido desigualmente (por exemplo, entre 10 pessoas, faz-se um grupo com 6 integrantes e outro grupo com 4 integrantes). O grupo maior sai do cômodo. Entre os que ficaram, decide-se quem será o fantasma. Todos se escondem.

Os integrantes que estavam fora do cômodo retornam. À partir daí tentam adivinhar quem é o fantasma. Este, por sua vez, dará pistas respondendo à perguntas feitas fazendo o “wuu wuu” típico dos fantasmas.

Túmulos musicais

Um dos jogos de bruxa mais legais para a data é essa versão assustadora de “cadeiras musicais”. Você precisa de várias cadeiras, uma a menos que o número de jogadores.

Transforme as cadeiras em túmulos com sacos plásticos pretos ou cinzas e alguns epitáfios pintados na parte superior. Isso pode ser feito com tinta preta ou branca.

Você também pode decorar as cadeiras com desenhos de  cemitérios e outras coisas relacionadas. Coloque músicas com sons assustadores ou música de Halloween.

Quando o som parar, os jogadores têm que ocupar uma “sepultura”. O que for deixado de fora será eliminado da brincadeira. Uma cadeira tem que ser removida a cada rodada até que haja apenas duas pessoas e uma só cadeira.

Mensagem secreta

Divida os jogadores em equipes de 3 ou mais integrantes. No começo da festa, alguém deverá esconder vários “fantasmas” ao redor da casa ou do jardim. Esses “fantasmas” podem ser cobertos com papel de seda branco com o “pescoço” amarrado com fita, corda ou elástico.

Cada “fantasma” tem uma letra escrita. As letras são aquelas que formam uma palavra relacionada ao Halloween, como “abóbora“, “bruxa”, “medo”, etc. As equipes têm que procurar os “fantasmas” até que possam formar uma palavra.

A equipe vencedora é a que formar mais palavras.

A dança dos monstros

Estátua? Paradinha? Não! Aqui, nesses jogos de bruxas, essas brincadeiras têm outro nome. Com música, os jogadores precisam dançar como monstros. Quando alguém parar a música, quem está “mexendo o esqueleto” se congela. O primeiro a se mover é desclassificado.

Passe a abóbora

Encha um balão de látex com um pouco de água, infle o resto com ar e desenhe um rosto assustador. Você também pode usar os balões em formato de abóbora.

Os jogadores sentam-se em círculo e, ao ritmo da música, passam a abóbora. A pessoa que estiver segurando a abóbora quando a música é desclassificada.

Que nojo!

Jogos de bruxas não são jogos de bruxas se não forem nojentos. Encha um recipiente de gelatina ou iogurte e esconda uma dessas balas em forma de olho.

Os jogadores, vendados, tentam, um por vez, a encontrar o olho gelatinoso, usando apenas a boca. Ganha quem encontrar em menos tempo. É muito repugnante!

Encontre o chapéu

Recorte várias formas de chapéus de bruxa em papelão preto e duas em cartão verde ou laranja. Tente ter pelo menos quatro ou cinco por pessoa.

Esconda-os ao redor da casa ou do jardim. Os jogadores precisam encontrar o maior número de chapéus possível. Aquele que encontrar mais chapéus recebe um prêmio.

A múmia

Faça  grupos de 3 pessoas cada. Um integrante de cada grupo tem que ser eleito a “múmia”. Os outros integrantes ganharão um rolo de papel higiênico e terão que envolver a múmia com ele. A equipe que terminar primeiro, ganha.

Quem sou?

Escreva ou desenhe várias palavras que tenham a ver com o Halloween ou os jogos de bruxas (múmia, Frankenstein, morcego, vassoura, etc.). Cole na testa de um jogador sem deixá-lo ver a palavra.

Os outros participantes têm que dar pistas sobre o que ou quem essa pessoa é. Quando cada um adivinhar sua palavra, recebe um prêmio. Geralmente é bastante caótico, com todos falando ao mesmo tempo.

Recolha aranhas

Antes da festa, esconda algumas aranhas de plástico ao redor da casa. Os jogadores têm cinco minutos para encontrar o máximo que puderem. Quem encontrar mais aranhazinhas tem a vitória.

Teia de aranha

Para este jogo será preciso muitas fitas de várias cores. Cada equipe terá uma cor diferente. Distribua a corda ao redor da sala, passando-a sobre as mesas, ao redor das cadeiras, envolvendo-as em plantas ou árvores, etc.

Dê uma ponta de cada fita para um integrante da equipe. Agora eles têm que “desvendar” onde está a outra ponta. Vence quem conseguir primeiro.

Curtiu nossas dicas de jogos de bruxas? Conhecem outras brincadeiras que podem ser feitas no halloween? Deixe nos comentários!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.