Curiosidades Datas Comemorativas

Jogos de Natal: brincadeiras para deixar sua noite mais alegre

Jogos de Natal

Aproveite a família reunida para tornar a data ainda mais divertida de inesquecível com os jogos de Natal que relacionamos para você. Afinal, não existe nada mais sem graça do que perceber que seus convidados estão “abduzidos” pelas telas dos celulares.

As celebrações de fim de ano, e em especial o Natal, representam uma excelente oportunidade para fortalecer os vínculos familiares e de amizade. Oferecendo a possibilidade de crianças e adultos interagirem por meio de jogos é uma ótima maneira de tornar a data alegre e que com certeza será lembrada por muitos outros anos.

Então reserve um tempinho, entre os preparativos da ceia e a decoração de Natal, para preparar as brincadeiras que irão alegrar a sua noite e criar momentos inesquecíveis para sua família.

Brincadeiras e jogos antigos

Uma maneira interessante de causar, ao mesmo tempo, saudosismo e surpresa é oferecendo aos seus convidados o acesso à brincadeiras e jogos antigos. Com certeza os adultos ficaram felizes de relembrar a infância e apresentar para as crianças os brinquedos e brincadeiras que faziam sucesso quando eles eram pequenos.



Entre as brincadeira antigas que são fáceis de se explicar e geram muita diversão temos pega-pega, pula corda, amarelinha, queimada, adoleta, arranca rabo, cabo de guerra, batata quente, bate figurinha, bolhas de sabão, carrinho de mão, morto-vivo, corrida sentado, dança da cadeira, esconde-esconde, escravos de Jó, estátua, quente-frio, passa-anel, peteca, sombra, túnel.

Baratos e fáceis de serem encontrados, lojas de brinquedos e sites de leilão ainda oferecem inúmeras possibilidades como: bolinha de gude, dama, futebol de botão, peão, pega vareta, ioiô, genius, resta um, xadrez, molas coloridas, vai e vem, pega peixe, cai não cai, pula pirata, cubo mágico, pogobol, pequeno arquiteto, lego, bambolê, traço mágico,



Jogos de tabuleiro

Um clássico entre adultos e que sempre conquista novos fãs entre as crianças são os jogos de tabuleiro. Eles são uma ótima opção de jogos de Natal que farão sua celebração inesquecível.

Os jogos de tabuleiro mais populares são: Cara a Cara, War, Banco imobiliário, Jogo da vida, Detetive, Ludo, Batalha Naval, Monopólio, Palavras Cruzadas (Scrabble), Star Wars: Rebellion, Academia, Imagem e Ação, Combate, Perfil, Quest, Batalha Naval, Identidade Secreta, Show do Milhão, Mega Senha, Interpol, Cilada, Diplomacia, Gomoku, Hex, Mastermind, entre outros.

Jogos de Natal

Se você estiver sem muito tempo para pesquisar jogos antigos mas gostou da ideia saiba que em sites e lojas de brinquedos é possível encontrar versões renovadas dos clássicos e novos jogos de tabuleiro que com certeza irão agradar adultos e crianças.

Como é certo que crianças e adultos irão gostar muito de jogar você pode até fazer algo surpreendente: sortear estes jogos de tabuleiro como presentes de Natal entre os seus convidados.

Jogos de cartas

Dependendo da idade das crianças presentes é possível entretê-las com jogos de cartas de diversos tipos. Entre os diferentes tipos de jogos de Natal as cartas trazem a mistura de sorte com estratégia que farão os seus convidados interagirem por horas e horas.

Você pode utilizar um baralho tradicional para jogar partidas de Truco, Buraco, Vinte e Um, Pôquer, Rouba-monte, Paciência, Tranca, Canastra e Mexe-mexe.

Existem também os jogos feitos com cartas especiais e regras próprias que farão sucesso entre os seus convidados, entre eles estão: Black stories, Uno, Loot, Sapotagem, Melvin vs Kronk, Neo, Deck Battle Scenes, Jogo dos Quartetos, Jogo da Memória, Eu Sou?, CanCan e Trunfo.

Brincadeiras para crianças e adultos

Amigo da onça: esta é uma versão divertida do tradicional amigo secreto. Em uma loja de preços populares compre lembrancinhas que sejam engraçadas e distribua (embaladas) entre os participantes. Faça o sorteio dos pares de amigos e divirta-se com as explicações sobre os presentes e as reações dos “presenteados”.

Caça-tesouro: esconda pela casa pistas que devem ser interpretadas para levarem às próximas dicas e finalmente ao tesouro, que podem ser doces, brinquedos, livros ou lembrancinhas.

Bingo: fácil de ser encontrado em papelarias o bingo é uma forma fácil de divertir e entreter adultos e crianças, os prêmios podem ser saquinhos de doces, pequenas lembrancinhas ou apenas abraços e beijos.

Show de Talentos: cada participante fará uma apresentação aos demais que pode ser uma mímica, uma sessão de piadas, uma interpretação musical, uma apresentação de dança, etc.

Adivinhe o título: através apenas de mimicas um dos participantes indicará o título de um filme, um livro ou uma música.

O que é, o que é: passe uma venda sobre os olhos de um participante que deverá tentar adivinhar alguns objetos que serão colocados em suas mãos.

Jogos de Natal

Está diferente: leve os participantes para um cômodo da casa. Em seguida, retire um deles por alguns minutos enquanto os demais alteram a localização dos objetos. A pessoa que ficou do lado de fora, ao retornar, deve indicar o máximo de mudanças que conseguir perceber.

Verdadeiro ou falso: os participantes deverão contar, ou inventar, uma situação que tenha acontecido com eles. Os demais participantes devem fazer perguntas para descobrir se a história contada é verdadeira ou falsa.

Acampamento: utilize lençóis, travesseiros, lanternas e outros “apetrechos” para criar o clima de acampamento em lugares inusitados como o meio da sala ou o quintal da casa. Não se esqueça da pipoca, dos livros e de músicas para alegrar a noite.

Que gosto é este: parecido com os jogos de Natal de adivinhação de objetos nesta versão o objetivo é identificar frutas e outros alimentos sem visualiza-los. Ao ser vendado o participante poderá utilizar apenas o olfato e o paladar para descobrir o que está saboreando.

Fique sério: separe os participantes em duplas e os coloque frente a frente. O objetivo é permanecer o maior tempo possível olhando para a outra pessoa sem sorrir ou dar risada.

Cozinhando juntos: ótima oportunidade de interação e diversão. Consiste em preparar pratos simples com o auxílio mútuo de crianças e adultos. Na internet você encontra receitas rápidas de biscoitos, bolos, doces e salgados que podem servir como parte da Ceia de Natal.

Lembranças da família: peça para os convidados trazerem o máximo de fotos antigas que servirão de roteiro para que adultos e crianças relembrem estórias marcantes e divertidas. Além de criar um momento alegre de nostalgia esta brincadeira servirá para unir a família.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.