Nutrição

Você conhece a kava-kava? Saiba tudo sobre essa planta!

A kava-kava é bastante conhecida por ser a base da bebida nacional da República de Fiji, localizada na Oceania.

Essa bebida, feita das raízes da kava-kava, planta originária deste país, é utilizada para propósitos cerimoniais a mais de 3000 anos, além de ser usada como tranquilizante natural para combater o estresse e melhorar o relacionamento social.

Atualmente, ganhou fama mundial por seu suposto potencial emagrecedor e por outros benefícios relacionados à saúde, invadindo as lojas de produtos naturais na forma de suplementação por cápsulas.

Ficou interessada? Então leia este post e saiba tudo sobre essa planta, seus benefícios, como consumir e efeitos colaterais atrelados ao seu mau uso.

O que é a kava-kava?

A kava-kava (Piper methysticum), também conhecida como cava-cava ou kawa-kawa é uma planta da mesma família das pimentas, que cresce nas ilhas da Polinésia Ocidental. Tem aproximadamente 10 metros de altura e possui folhas grandes em forma de coração.

É muito utilizada para fazer remédios caseiros para ansiedade, agitação ou tensão, devido às suas propriedades calmantes e relaxantes.

Além disso, também apresenta propriedades analgésicas e anestésicas, antifúngicas, antissépticas e antiespamódicas. Além disso, a kava-kava é diurética e alguns afirmam ser afrodisíaca, aumentando o apetite sexual.



Benefícios da kava-kava para a saúde

kava_kava_vanuatu

Como dissemos acima, a kava-kava tem diversas propriedades terapêuticas e por isso, traz benefícios à saúde, veja alguns:

Auxilia no tratamento da ansiedade e estresse

O efeito calmante da kava-kava é o principal benefício da planta para a saúde.

Problemas como ansiedade, nervosismo, inquietude e palpitações decorrentes de crise do pânico podem ser reduzidos com a kava-kava logo nas primeiras semanas de uso.

Seus ativos agem no cérebro controlando as emoções sem provocar um efeito negativo na capacidade de pensamento.

Auxilia no tratamento da insônia

O consumo da planta antes de deitar reduz o tempo que o indivíduo demora para dormir e melhora a qualidade do sono, deixando-o mais profundo e relaxante.

Ameniza os sintomas da menopausa

Alguns estudos sugerem que a kava-kava ameniza os sintomas da menopausa, principalmente no que se refere às alterações de humor e ondas de calor, o famoso fogacho.

Alivia os sintomas da fibromialgia

O consumo dessa planta pode ser um aliado na dor muscular ocasionada pela fibromialgia, doença que causa dor crônica nos músculos e tecidos que cercam as articulações.

É uma aliada na perda de peso

A kava-kava pode ajudar a perder peso por seu efeito diurético e possível redução de apetite ao bloquear a resposta natural do corpo a alimentos.

Portanto, ela só funciona bem como emagrecedor para pessoas que não conseguem perder peso por sentir muita fome, comer entre refeições ou que retém líquidos.

Efeitos colaterais e contra indicações

Apesar de comercializada livremente, o consumo excessivo de kava-kava pode trazer alguns efeitos colaterais como fadiga, inquietação, tontura, dificuldade de concentração, náuseas, vômito, dores abdominais e sangramentos.

Seu uso regular por um período prolongado pode trazer problemas ainda mais graves:

  • Sensibilidade à luz;
  • Alterações sanguíneas;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Problemas renais;
  • Dificuldades de respiração;
  • Dermatites e ressecamento excessivo da pele;
  • Perda de apetite;
  • Piora de doenças mentais pré-existentes como a esquizofrenia.

O uso de kava-kava é contraindicado para gestantes e lactantes, e também para crianças e adultos com problemas de coração, pulmão ou fígado pré-existentes.

Por sua atuação no sistema nervoso, também não deve ser consumido por pessoas que vão dirigir ou operar qualquer tipo de máquina.

Como consumir a kava-kava

diureticos-naturais-para-eliminar-a-retencao-de-liquidos1

A kava-kava pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou suplementação, e pode ser consumida na forma de extratos, chás ou cápsulas.

No entanto, como vimos acima, ela possui efeitos colaterais sérios e por isso, não é indicado consumi-la sem a recomendação e orientação de um médico, que indique a frequência, dosagem e tempo de uso.

Você já tinha ouvido falar da kava-kava? O que acha do seu uso para a saúde? Compartilhe!

Veja também:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Juliana Mitsuda

/* ]]> */