Saúde Terapias

Kinesio Tape (bandagem funcional): o que é, como funciona e como usar?

Com certeza, você já deve ter visto algumas fitas coloridas coladas nos corpos de alguns atletas, amadores ou profissionais, e ficou se perguntando para que servia aquilo. Esta técnica é chamada de kinesio tape (bandagem funcional), atualmente sendo muito utilizada no Ocidente. Saiba mais sobre esse método moderno de tratamento de lesões.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Ao longo da sua vida, se você não sentiu alguma dor provocada por alguma lesão, provavelmente sentirá com o passar dos anos. As lesões musculares, dependendo de como são provocadas, acabam deixando o indivíduo completamente incapacitado.

Aquele futebol de final de semana, passeio de patins com as amigas, corridinha no parque, podem render uma dor ou outra. Escolher o melhor tratamento é o primeiro passo para fugir dos incômodos.

Essas terapias alternativas de tratamento servem para proporcionar o alívio quase que imediato das dores provocadas por essas lesões.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A kinesio tape (bandagem funcional) está em evidência no mundo dos esportes. Muitos atletas, inclusive, desfilam com diversas dessas tiras coladas em diferentes partes do corpo.

Essas tiras costumam ser bem coloridas, por isso, acabam chamando bastante atenção, atraindo cada vez mais adeptos. É importante deixar claro que a correta aplicação dessas bandagens deve ser feita pelos profissionais que foram capacitados para isso.

Afinal, o que é a kinesio tape (bandagem funcional)?

Aqui no Ocidente, muitas terapias alternativas são utilizadas e as pessoas nem sabem ao certo suas origens.

A maioria delas veio do Oriente, mais precisamente do Japão, como no caso da kinesio tape (bandagem funcional). Esta técnica foi criada por Kenzo Kaze, um terapeuta em quiropraxia experiente que dizia que exercendo pressão sobre o músculo lesionado e suas articulações, era possível ganhar estabilidade e diminuição do desconforto e da dor.

O efeito dessa bandagem é sentido diretamente nos músculos subjacentes e tecidos que o compõem. Quando o músculo trabalha melhor, toda a circulação sanguínea em volta trabalha melhor também. O sistema linfático também é beneficiado, aumentando assim a proteção imunológica do corpo.

Esta técnica criada em meados dos anos 70 invadiu as clínicas de fisioterapia do país e é muito comum hoje em dia ver algum atleta com essas fitas coladas no corpo. Além dos fisioterapeutas, existem outros profissionais capacitados para aplicar essas bandagens.

Pessoas comuns também podem utilizar esse método para eliminar as dores, sejam elas musculares ou articulares.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Como funciona a kinesio tape (bandagem funcional)?

As fitas de bandagem utilizadas na terapia de kinesio tape (bandagem funcional) são utilizadas diretamente nos músculos e articulações lesionadas nos atletas e pessoas comuns.

Essas bandagens possuem uma superfície colante que são aplicadas diretamente na pele. Elas promovem o descarrego das tensões dos nervos, levando uma informação sensorial positiva para a região do cérebro.

Assim que essa bandagem é aplicada no local lesionado, algumas ondulações são observadas. Essas ondulações promovem uma melhora da circulação sanguínea e do sistema linfático.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Os inchaços e as dores que essas lesões provocam são diminuídas quase que instantaneamente.

A utilização dessas fitas pode ser feita de 3 a 5 dias e 24 horas por dia. Elas são totalmente a prova de água.

A drenagem linfática também é uma ótima terapia alternativa muito benéfica para o seu sistema linfático.

Como utilizar a kinesio tape (bandagem funcional)?

A aplicação da kinesio tape (bandagem funcional) deve ser feita por um profissional capacitado nessa técnica.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

O local que vai receber a bandagem deve estar limpo. O indivíduo pode ficar com a fita aplicada no corpo entre 48 e 72 horas. Esse tempo vai depender do tipo do tecido da pele, como foi feita a aplicação e quais atividades são realizadas com ela.

Por exemplo, se você está acostumado a nadar todos os dias, a vida útil dela é abreviada e assim por diante.

A aplicação da bandagem deve ser feita antes do treino?

Essa resposta é totalmente indiferente. Tanto faz fazer uso das bandagens antes, durante ou depois dos treinos.

Alguns profissionais indicam que a bandagem feita antes tem uma ação de prevenção da dor que já incomoda o indivíduo. Feita durante facilitaria a execução dos movimentos. Depois, seria mais útil para diminuir as dores causadas pelas lesões.

Sempre que for ocorrer a aplicação da kinesio tape (bandagem funcional), o local deve estar extremamente limpo, então, esquece se você pensou em colocar em alguma região suada!

Outro detalhe importantíssimo: homens possuem muitos pelos em algumas regiões, então, depilar é o melhor caminho para evitar a dor na hora da retirada da bandagem.

Assim como a kinesio tape (bandagem funcional), a liberação miofascial também é muito eficaz no alívio das dores musculares causadas por lesões.

5 benefícios da kinesio tape (bandagem funcional)

Os benefícios da kinesio tape (bandagem funcional) são observados praticamente no mesmo instante em que a técnica começa a ser utilizada na pessoa que está sentindo algum desconforto.

Os principais efeitos que essa técnica traz para o corpo são:

1. Correção de problemas articulares

É importante ressaltar que a aplicação da kinesio tape (bandagem funcional) não é nem um pouco indicada em casos de dores causadas nas regiões mais profundas do corpo, como as inflamações e incômodos dos nervos, por exemplo. A atuação efetiva dessas bandagens se dá nos tecidos que se encontram na região da pele.

É possível alinhar os ossos e promover uma regulagem dos movimentos dos músculos que estejam fracos ou contraídos.

2. Aumento do suporte ao músculo

A utilização da kinesio tape (bandagem funcional) no músculo reduz bastante a sensação de fraqueza e dor. O músculo fica protegido de futuras câimbras ou de um alongamento muito excessivo.

Atletas que estão se recuperando de estiramentos musculares utilizam muito esse tipo de terapia para não abusarem do músculo lesionado.

3. Aumento do sistema analgésico endógeno no corpo

É isso mesmo! A aplicação dessas bandagens promove uma espécie de auto cura no corpo. Fazendo com que ele regenere-se com o tempo, este tipo de fenômeno é visto com mais frequência nas pessoas que apresentam osteopatia.

4. Melhora do sistema circulatório

Ter um sistema circulatório funcionando adequadamente é sinal de um organismo mais saudável e longe das enfermidades que podem acomete-lo.

A kinesio tape (bandagem funcional) funciona justamente em dois sistemas, o circulatório e o linfático, muito importantes para a perfeita saúde.

5. Prevenção de futuras lesões

A prevenção se dá justamente no auxílio que essas bandagens promovem aos movimentos musculares e articulares de cada região do corpo.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */