Cabelos

Lace Wigs: conheça as novas perucas que são sucesso entre famosos

Usar lace wigs é a nova mania de famosos aqui no Brasil e principalmente no exterior. Quando a moda finalmente chegou aqui, muita gente lá fora já tinha se rendido aos encantos das lace wigs.

Não é para menos! Quem não quer tem um visual novo toda semana sem prejudicar as madeixas?

Claro que não é bem assim! As lace wigs nem são baratas a ponto de nós, pobre mortais, podermos comprar uma por semana nem é só colocar a sua peruca e não cuidar do seu cabelo natural!

Nós fizemos uma pesquisa e vamos resumir para você tudo que andam falando por aí sobre as queridinhas do mundo da moda para cabelos além de te dar algumas dicas sobre como cuidar de uma lace wig para aumentar a vida dela.

Tudo isso sem esquecer que seu cabelo natural também precisa de cuidados, mesmo quando ele está por baixo de uma peruca.

O que são lace wigs?

Lace wigs, literalmente traduzindo perucas com telas, são perucas um pouco diferentes das convencionais: elas são feitas completamente ou parcialmente com uma tela de tule, que dá mobilidade aos fios, permitindo diversos penteados – ao contrário da peruca convencional que vem com o penteado pronto e não é possível mudar.

Estão disponíveis no mercado três tipos de lace wigs:

  • Full lace wig: tem uma tela de tule na peruca toda, o que permite uma maior mobilidade nos penteados. Essa tela de tule precisa ser de um tom o mais próximo possível do tom da pele da pessoa que vai usar;
  • Lace front wig: a tela de tule vai de orelha a orelha e deve ser instalada a partir das costeletas. O restante da estrutura é exatamente como a de uma peruca comum – de rede – por isso só é possível ajeitar a parte da frente como você quiser. É a opção mais popular;
  • Half wig: é literalmente uma peruca pela metade, ou seja, não tem franja e se encaixa no cabelo da pessoa que vai usar a peruca. Geralmente se joga o máximo possível de cabelo prá frente e o próprio cabelo é usado para disfarçar a peruca.

Onde comprar?

Você encontra uma grande variedade de lojas online que vendem lace wigs com catálogos bem diversificados.

Procure informações a respeito da loja antes de comprar. Sites como o Reclame Aqui te dão referência se outras pessoas que compraram lá ficaram satisfeitas com o serviço da loja.

Como cuidar?

Alguns cuidados são fundamentais para conservar sua lace wigs por mais tempo, veja só:

  • Nunca durma com ela. Isso amassa e embaraça os fios, deixando-a feia e reduzindo a vida útil da sua lace wigs;
  • Se possível guarde sua lace wigs em manequins próprios para esse fim. Se não possível, guarde-as sempre em sacos plásticos ou de TNT. Se ficar muito tempo sem usar, lembre-se de tirá-las esporadicamente para ventilar;
  • Raramente a lace wigs é feita com cabelo humano, por isso ela não reage como um cabelo humano a químicas e tinturas capilares. Assim, não caia na tentação de tentar mudar a forma dela. Não vai ser possível mudar cor, alisar ou enrolar os fios dela. Para outro formato, não tem jeito! Precisa comprar outra mesmo;
  • Quando você perceber que os fios estão ficando emaranhados, borrife um creme de pentear sem enxague diluído em bastante água e desembarace usando os dedos. Só use pente se sua lace wigs for lisa, caso contrário use apenas os dedos e com muita delicadeza;
  • Aplique com frequência pomada para cabelo ou reparador de pontas à base de óleo de argan, vaselina ou queratina para manter as pontas brilhantes e hidratadas;
  • Se você usar sua peruca diariamente, lave-a a cada quinze dias;
  • Se você usar sua peruca esporadicamente, lave-a antes de guardá-la.

Como lavar suas lace wigs?

Acha que lavar suas lace wigs vai ser um problema? Um desafio?

Que nada! O processo é muito parecido com o processo de lavagem de roupas delicadas. Veja o passo a passo:

  • Coloque sua lace wigs numa bacia cheia de água fria com shampoo neutro sem sal;
  • Movimente sua lace wigs delicadamente para um lado e para o outro;
  • Enxague em água fria corrente;
  • Coloque-a por alguns minutinhos de molho numa bacia com água e um pouco de amaciante para roupas delicadas;
  • Retire sua lace wigs do amaciante e coloque-a numa toalha limpa e seca;
  • Não esfregue nem amasse, apenas envolva sua lace wigs na toalha;
  • Deixe que ela seque naturalmente, você jamais deve usar secador na sua peruca;
  • Desembarace os fios com os dedos – só use um pente de dentes largos se ela for lisa;
  • Sempre comece a desembaraçar pelas pontas, para não acumular os nós;
  • Só guarde depois que ela estiver completamente seca – a gente te aconselha a esperar mais um dia depois que você achar que ela secou completamente.

Simples!

Cuidados com seu cabelo e couro cabeludo

A maioria das lace wigs tem aberturas na rede para o seu cabelo e o seu couro cabeludo respirarem, mas isso não significa que você possa passar vinte e quatro horas com ela.

Não tirar a peruca na hora de dormir estraga a peruca e prejudica seu couro cabeludo e seus cabelos.

É muito importante você manter a sua higiene capilar em dia.

Ainda que a sua lace wigs proporcione alguma ventilação, ela não é suficiente para evitar a proliferação de fungos e bactérias se a sua higiene não estiver bem feita.

Jamais coloque sua lace wigs se seu couro cabeludo e seus fios naturais não estiverem completamente secos. Peruca e umidade não combinam em nenhuma hipótese.

Conclusão

Sim, lançar mão de lace wigs é um recurso super prático para mudar o visual sem judiar dos fios, mas só se você tomar os devidos cuidados.

É uma opção prática, mas isso não significa que você não terá trabalho nenhum, pelo contrário. Usando fios artificiais você vai precisar cuidar da limpeza e hidratação duplamente!

Ainda que pareça trabalhoso, aos poucos você se acostuma com a rotina de cuidados necessária e vai curtir muito as mudanças de visual e estilo proporcionadas pelo uso de lace wigs.

Famosos como Beyoncé, Lady Gaga, Kate Perry, Fergie, Cher e a nossa rainha brazuca das lace wigs Ludmilla já aderiram. Você vai ficar de fora?

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.