Casa Limpeza

Como fazer lavagem a seco de carros e roupas

Lavagem a seco

Carro, roupa, estofados, tapetes, cortinas… Hoje, é possível cada vez mais evitar o gasto excessivo de água e ajudar a preservar este recurso natural imprescindível. As novas técnicas de higienização estão aí para isso! E agora você vai conferir como fazer lavagem a seco.

Como é feita a lavagem a seco das roupas, por exemplo? Na verdade, o processo não é tãaaaoooo seco assim. Em vez de água, é usado um solvente químico para limpar as peças, mas enfim, ele não deixa de ser líquido. De qualquer forma, já está sendo importante!

Outra vantagem desse tipo de produto é que, ao contrário da água, ele não incha as fibras – que, ao secar, podem encolher e deformar os tecidos.

Assuntos

Passo a passo da lavagem a seco de roupas

  1. É feita a separação da roupa suja e a identificação das manchas mais difíceis. Existe um produto químico para cada uma (molhos, bebidas, gordura, sangue etc.).
  2. Manualmente, com uma bisnaga, o profissional aplica o solvente e remove a mancha com auxílio de uma pequena pistola de ar comprimido e vapor.
  3. A roupa é mergulhada no solvente por meio de uma máquina automática; é lavada e centrifugada. O produto evapora tão rápido que não é preciso estender as peças. Elas secam ali dentro mesmo através de um sistema de ar quente que só desliga quando o serviço estiver ok.
  4. As roupas passam por nova inspeção. Caso restem manchas, elas retornam à fase 1, de pré-tratamento. Mas existem certas manchas que não podem ser removidas, tais como as de descoloração da tintura.
  5. As peças limpas são passadas com ferro a vapor. Sob pressão, ele atravessa o tecido ligeirinho e é sugado por uma tábua de passar diferente, que impede a umidade das roupas.
  6. Processo finalizado, é hora de dobrar as peças e embalar a encomenda também com ajuda de uma máquina, desta vez equipada com bobina de plástico. Ela empacota tudo em um piscar de olhos.

Aí, é só esperar o momento de entregar as roupas ao cliente. O trabalho todo, da chegada das peças sujas à entrega, demora somente uma hora.

Como fazer lavagem a seco automotiva

Ela acontece graças ao atrito entre o pano e a superfície do veículo. Um conceito muito simples, fácil de executar.

Completamente sem água, a lavagem de carro a seco é feita com um produto que age soltando a sujeira. Assim, basta remover as impurezas com um pano de microfibra, de preferência.

E mais: o produto tem uma base de cera em sua composição, garantindo boa lubrificação entre o pano e a pintura. Portanto, o veículo já fica com uma camada leve de cera na pintura.

É prático assim, mas vale a pena ressaltar que a tal camada não retira os riscos na pintura, ok?

O pano para remover a sujeira merece uma atenção especial. O tecido dele deve ter cerdas grandes, facilitando o alojamento da poeira entre elas e evitando que as partículas entrem em atrito com a pintura do carro na lavagem a seco.

O trabalho é delicado. Por isso, nada de usar politriz roto orbital. Caso contrário, os riscos podem surgir e estragar o visual do veículo.

Outra dica é escolher bem a combinação de produtos para lavar a seco a pintura, estofados e demais itens. O cuidado impede manchas e outros problemas. Dê preferência a marcas consagradas.

Quando os produtos são bons, às vezes é possível dispensar até o polimento. Perfeito para quem não tem tempo a perder, não é mesmo?

Hoje você viu como fazer lavagem a seco de roupas e carros. Atualmente, com o crescimento acelerado da população e os recursos naturais ficando escassos, usar métodos alternativos e viáveis é uma necessidade.

Aproveite-os você também! Até breve…

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */