Casa

Lavanderia pequena: 15 dicas e fotos para arrumar a sua

Organizar uma lavanderia pequena é um desafio cada vez mais comum nos projetos atuais de casas e apartamentos. Com pequenas mudanças no layout do espaço, introdução de itens organizadores e, principalmente ao se adquirir novos hábitos de organização, é possível tornar o espaço reduzido em um local prático, eficiente e aconchegante.

Não é preciso gastar muito ou fazer grandes transformações na sua lavanderia para aumentar a sensação de espaço e organização, sem abrir mão da circulação e que facilite a rotina doméstica. Com criatividade e um bom planejamento é possível fazer “mágicas” com pouco espaço e ainda assim tornar a sua lavanderia um lugar agradável e muito organizado.

Acompanhe as fotos e as dicas que separamos para te ajudar a repensar a sua lavanderia. São dicas simples, porém poderosas, que te ajudarão a ganhar tempo e tornar este espaço funcional. Muitas vezes, o que precisamos para tornar nossa vida mais prática são de ideias simples, porém funcionais. De nada adianta uma solução complexa que seja cara ou pouco acessível.

Dica para lavanderia pequena: armários, nichos e prateleiras na parte superior

O espaço que fica acima do tanque e da máquina de lavar é um ótimo trunfo para quem quer organizar a sua lavanderia pequena. A maioria dos projetos não considera estes espaços para organização e a guarda dos diversos equipamentos e produtos que irão permanecer no espaço reduzido da lavanderia. Esta visão equivocada está aos poucos se transformando.

Com um pouco de criatividade, e sem gastar rios de dinheiro, é possível formular pequenos armários com funções específicas, guardar objetos como o ferro de passar, ou espaços flexíveis que podem armazenar qualquer objeto ou produto que necessite ser guardado.

Uma versão mais prática e barata destes compartimentos são os nichos que podem ser formados por moldura de madeira ou também por imitações de gavetas, geralmente feitas de plástico, que ficam sobre prateleiras e tem a vantagem de serem facilmente manuseadas ou trocadas de local.

As prateleiras são outro ótimo recurso para se ganhar novos espaços e hospedar aquele objeto ou produto que ficaria solto na lavanderia. Nas lojas de material para construção é possível encontrar peças prontas em várias cores e medidas. Você também pode medir o espaço disponível e solicitar que um marceneiro produza prateleiras de acordo com sua vontade.

Dica para lavanderia pequena: ganchos e cabideiros

Um recurso que uma lavanderia pequena, ou não, deve contar são os ganchos e cabideiros. Eles são perfeitos para auxiliar em situações “emergenciais” do dia-a-dia ou para organizar itens que, sem eles, ficariam dispersos no ambiente.

Os ganchos para uso em lavanderias, são facilmente encontrados em lojas de artigos para o lar ou especializadas em material para construção. A grande vantagem destes utensílios é permitir organizar objetos como vassoura, rodo, pá entre outros que ficarão acomodados em locais específicos e estarão facilmente acessíveis quando necessário.

Já os cabideiros são excelentes para auxiliar no momento de passar suas roupas. Mesmo em uma lavanderia pequena é possível organizar a passagem de roupas de uma maneira prática e eficiente. Os cabideiros auxiliarão para manter a roupa recém passada intacta enquanto você continua a atividade. Roupas delicadas, também podem ser mantidas nestes cabides enquanto você realiza outras tarefas.

Dica para lavanderia pequena: tampões sobre os equipamentos

Uma estratégia que está se popularizando ultimamente é dispor na lavanderia pequena suportes que se assemelham a tampas de mesas, e que recebem o nome de tampão ou bancada. Este recurso é excelente para aumentar a área útil disponível para atividades na lavanderia ou para manter objetos e até plantas. Feitas em madeira, mármore, tijolos e até plástico duro, um tampão facilitará o seu trabalho e irá criar uma sensação de mais espaço.

A maneira mais comum de utilizar desta estratégia é colocando um tampão sobre a máquina de lavar que possui a tampa frontal. Neste caso, os cuidados que se deve ter é avaliar as possibilidades de tamanho do tampão para que ele permita o aumento da área útil, porém sem atrapalhar a movimentação na lavanderia ou comprometer a estética do local.

Mesmo para quem possui lavadora com abertura na parte superior, é possível adotar o recurso dos tampões. Eles ficarão parecidos com prateleiras só que maiores e sem divisões. Esta estratégia é polêmica entre os decoradores e arquitetos, porém se bem pensada pode agregar um espaço interessante na sua lavanderia. Novamente, o cuidado em medir corretamente o espaço e como o tampão ficará disposto evitará frustrações e dores de cabeça.

View this post on Instagram

Área de serviço funcional e cheia de estilo. Marcenaria bem planejada com gavetas, prateleiras e cabideiro com iluminação em led, pia esculpida em Silestone. O grande diferencial deste projeto está no canto esquerdo bancada, onde ficou a mini máquina de lavar, escondida por uma porta de mdf que abre por cima e quando fechada, libera espaço na bancada.💥👕👖💦 Deslize para ver mais ➡️ . . . #julianaazanhaarquitetura #arquitetura #interiores #designdeinteriores #lavanderia #lavanderiapequena #lavanderiadecorada #geraçãocarolcantelli #decoreeinspire #decor #decorating #grupojmais #decoremesmo #grupojsmais #grupomaisvisao #arquiteturadeinteriores #instadecor #arquitetura #decoremais #areadeserviço #casa #home #cubaesculpida #ambientesfuncionais

A post shared by Juliɑnɑ Azɑnhɑ Arquiteturɑ (@julianaazanhaarquitetura) on

Dica para lavanderia pequena: gavetas em todos os cantos

Depois de organizarmos, os objetos e produtos que ficarão na pequena lavanderia, nos damos conta que naquele pequeno espaço sobraram vários cantos que poderiam ter sido melhor aproveitados. É neste momento em que muitos apenas se ressentem que nós podemos enxergar oportunidades de ganhar praticidade e organização.

Atualmente já existem à venda modelos de gaveteiros prontos que tem esta finalidade. Ao ocupar pequenos espaços desperdiçados e oferecer novas possibilidades de uso, estes tipos de “miniarmários” tornam a lavanderia mais organizada e o seu uso mais eficiente.

Com um pouco de observação e criatividade, você pode formular ideias de como utilizar estes “cantos” mal aproveitados em espaços para guardar os objetos do dia-a-dia, produtos que você necessita para as atividades de limpeza e até para guardar aquele objeto que não encontra espaço em outro local da sua casa.

Dica para lavanderia pequena: cada coisa em seu lugar

De nada adiantará o seu esforço em organizar a sua lavanderia pequena, se após renovar o local e conquistar novos espaços, você não adquirir o hábito de manter cada item em seu devido lugar. Nenhuma destas dicas que oferecemos será realmente útil se você for uma pessoa bagunceira e desorganizada. Então aproveite este momento de mudança na sua casa para mudar seus hábitos em prol de ter uma vida mais prática e organizada.

É possível encontrar em sites, lojas e supermercados inúmeros modelos de kits organizadores que auxiliarão nesta tarefa de separar e guardar objetos e produtos. Disponíveis em vários tamanhos, estilos e preços os kits de organização oferecem praticidade e ganho de espaço.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */