Beleza Cabelos

Lavar o cabelo com água quente faz mal?

Lavar o cabelo com água quente faz mal?

Saber se lavar o cabelo com água quente faz mal é uma daquelas questões que atormentam mulheres de todas as idades. Este tema é cercado de mitos e dúvidas que dependendo da fonte mais complica que esclarece.

A resposta curta e objetiva é “sim”, a água quente pode danificar a estrutura dos seus cabelos. O ressecamento e a perda do brilho são apenas alguns dos malefícios que este costume pode produzir nos seus fios.

Confira as dicas que os especialistas recomendam quanto ao modo certo de lavar os cabelos e esclareça de vez as principais dúvidas quanto ao assunto.

Cuidar bem da estética e saúde dos cabelos não depende apenas utilizar bons produtos, os cuidados rotineiros e essenciais também garantem que suas madeixas continuem saudáveis e brilhando.

Desvantagens de lavar o cabelo com água quente

Saber que lavar o cabelo com água quente faz mal não evita que muitas mulheres continuem cometendo este erro grave.

O hábito de usar água quente é antigo e está envolto em mitos que iludem as mulheres com o efeito imediato que o calor causa nos fios. A sensação térmica e o brilho imediato, mas passageiro enganam e prejudicam.

Usar água quente para lavar os cabelos causa vários prejuízos à saúde capilar. Entre estes problemas destacam-se o ressecamento dos fios, a perda de brilho, a perda de nutrientes, a dilatação das cutículas, a perda da oleosidade e até efeitos menos danosos como o embaraçamento.



O couro cabeludo também é afetado pelo calor da água quente. Ele pode ter a capacidade de produzir oleosidade reduzida, causar manchas vermelhas e até favorecer o surgimento de caspas.

Estrago do calor sobre os fios muda dependendo da característica do cabelo. Apesar de prejudicar todos os tipos de madeixas, mulheres com cabelos cacheados tendem a sofrem maiores danos.

Ainda assim, as desvantagens também afetam mulheres com outros tipos de fios. Desbotamento, enfraquecimento da estrutura capilar e perda da definição são alguns sintomas típicos de quem faz uso da água quente.

Quem gosta de tingir os cabelos também deve ficar atenta à temperatura da água durante a lavagem. Este procedimento acelera a perda da tintura, produz efeitos danosos ao aspecto estético e fragiliza os fios.

Outro problema muito comum entre aquelas que gostam de ligar a temperatura no máximo é a questão de tornar os fios mais ásperos. Isto é especialmente nocivo porque além de mudar a aparência do cabelo também o deixa sem movimento natural.

Lavar o cabelo com água quente faz mal?

Qual é a temperatura ideal para lavar os cabelos?

Apesar de saber que lavar o cabelo com água quente faz mal muitas mulheres não resistem ao efeito relaxante do calor, especialmente no inverno.

Porém, o benefício instantâneo de prazer que está hábito provoca não elimina os diversos problemas que ele causa aos fios dos seus cabelos.

Especialistas recomendam que a temperatura ideal para o procedimento correto esteja em algo por volta dos 23 ou 24 graus. Esta é a considerada água em temperatura morna.

O mais recomendado é usar a água nesta temperatura para realizar grande parte do procedimento e ao final, no último enxague, utilizar água fria.

Esta técnica favorece o fechamento das cutículas e potencializa o brilho dado pelos produtos que você usou no banho. Este truque nem todas mulheres conhecem.

Durante o banho com água quente ou morna, naturalmente os fios abrem a cutícula e ficam mais sensíveis e expostos. Todo cuidado é importante.

Além do cuidado com a temperatura é importante garantir o uso de bons produtos como shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo, máscaras e óleos que vão dar proteção e repor nutrientes perdidos.

O uso errado da temperatura da água durante a lavagem traz prejuízos imediatos, mas também vai comprometendo a beleza e a saúde dos fios ao longo dos dias e com a continuidade deste hábito equivocado.

Benefícios da água fria para os cabelos

Agora que já provamos que lavar o cabelo com água quente faz mal vamos tratar de como a água fria pode ajudar a cuidas das madeixas.

Como vimos, lavar os cabelos com água fria ajuda a selar a cutícula do fio. Entretanto, este não é o único benefício que esta prática pode oferecer. Vejamos outras.

A água fria não agride o couro cabeludo, não danifica a estrutura dos fios e nem provoca o ressecamento.

Nesta temperatura o cabelo não tem a produção de oleosidade alterada e o movimento natural dos fios é preservado.

Além de evitar expor o cabelo à um estresse desnecessário o uso da água fria também ajuda a potencializar os benefícios de diversos produtos específicos.

O brilho é outra questão que pode ser melhorada com o uso da água fria. Estando nesta temperatura a água provoca maior vasoconstrição na região do couro cabeludo e também favorece a potencialização do brilho natural.

A lavagem com água fria, que não quer dizer gelada, também é boa para a hidratação dos cabelos. Processos de recomposição da água perdida tem o seu efeito maximizado se você usar água fria ou morna.

A limpeza profunda também pode se beneficiar da temperatura adequada da água. Dependendo da técnica utilizada a água fria pode ser usada para limpar o couro cabeludo, retirar impurezas dos fios e realizar uma limpeza mais a fundo.

Lavar o cabelo com água quente faz mal?

Além da água quente outras formas de calor danificam os cabelos

Não é somente lavar o cabelo com água quente que faz mal aos fios. A exposição dos cabelos à outras fontes de calor também podem trazer graves danos.

O sol é um inimigo natural da saúde capilar. Vivendo em um país tropical como o nosso, os cuidados com o calor solar devem ser diários e redobrados.

O calor provocando por acessórios como chapinha, babyliss ou secador também causam graves problemas à beleza e estrutura dos cabelos. Evite usar estes equipamentos em temperatura máxima com frequência.

E, sempre que possível, substitua o uso deles por métodos tradicionais de penteado. Os seus cabelos agradecem e irão retribuir deixando você com aspecto mais bonito e natural.

Um pouco de cuidado e mudança de hábito fará muito bem à suas madeixas.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */