Beleza Cabelos

Lavar o cabelo de dia ou de noite? Veja os prós e contras

Lavar o cabelo de dia ou de noite?

São muitos os tipos de madeixas que fazem a cabeça das brasileiras, mas a dúvida é uma só: é melhor lavar o cabelo de dia ou de noite? A pergunta é comum porque todas elas querem manter os fios sempre belos, brilhantes e aparentando sempre os melhores cuidados.

Afinal, será que existe mesmo um período ideal para lavar as madeixas? Embora você costume lavar o cabelo de dia ou de noite, alternando os períodos de acordo com sua rotina e necessidade, a diferença ainda pode estar apenas na forma e nos produtos para a ação. Se a dúvida agora é maior, fique tranquila, pois realizar essa higienização tem os prós e contras.

Antes de entrarmos de vez no assunto do artigo e saber se você deve lavar o cabelo de dia ou de noite, é importante ressaltar que outros fatores relevantes. Como exemplos, temos o seu tempo disponível e o quanto eles estão sujos, pois cada textura reage de forma diferente para manter a aparência das madeixas.

Abordando o dilema

Em roda de amigas ou no salão de beleza, o dilema de lavar o cabelo de dia ou de noite se faz sempre presente. Entretanto, a escolha mais comum ocorre com as mulheres que estão sempre de agenda cheia, pois a oportunidade costuma aparecer apenas durante à noite.

Mesmo que ainda haja horas extras pela manhã, no entanto, a preferência é ter esse tempo para dormir um pouco mais. Sem falar que a lavagem noturna é tida como uma prática nociva para a saúde dos cabelos, deixando-os opacos e quebradiços.

Analisando o melhor período para lavar o cabelo

E já que ninguém quer ficar com os cabelos feios, vale a pena conferir abaixo se você precisa lavar o cabelo de dia ou de noite, para que cada fio apresente aquela aparência linda sem precisar usar recursos como penteados e produtos diversos para encarar aquele temível bad hair day. Confira abaixo algumas dicas para você definir por si mesma.

Lavar o cabelo de dia ou de noite?



Lavando o cabelo à noite

Entre as dúvidas sobre lavar o cabelo de dia ou de noite, já citamos ser muito usual a rotina de que a lavagem à noite está mais ligada às mulheres que acordam bem cedo para trabalhar ou estudar, deixando o período noturno para resolver questões pessoais. Claro que aqui entram aqueles minutos extras para um cochilo matinal.

Se for o seu caso, nossa dica é que você seque cada fio muito bem, antes de deitar na cama e apagar. A precaução está no fato de que dormir com os fios úmidos chega a prejudicá-los, aumentando as chances de quebra e deixando-os fragilizados.

Isso ocorre porque um cabelo úmido fica mais sensível e, no atrito com o travesseiro, sofre um enfraquecimento pela raiz. Sem falar que dormir com as madeixas úmidas pode fazer você acordar e dar de cara com um visual oleoso e uma textura diferente.

Mas aqui estão duas dicas de ouro para você saber mais sobre lavar o cabelo de dia ou de noite. Se for lavá-lo à noite, não se esqueça de usar um secador (e protetor térmico) para diminuir a umidade dos fios. E também procure separar um tempinho na manhã seguinte para consertar possíveis estragos ocorridos durante seu sono de beleza.

Como dicas de produtos para ajudar na dúvida de lavar o cabelo de dia ou de noite, aposte numa hidratação toda vez que lavar as madeixas, pois ela protege cada fio antes da secagem. Outro aliado nessas horas são os cremes específicos para pentear, pois eles agem por horas colaborando no fortalecimento, hidratação e modelagem.

Lavando o cabelo durante o dia

Já que você fez o sacrifício de acordar um pouquinho mais cedo apenas fazer a lavagem das madeixas, saiba que as vantagens são melhores para colocar na sua rotina de beleza. Como maior benefício está o fato que seus cabelos vão secar de forma gradual e naturalmente.

E essa pouca pressa para tirar a umidade ainda vem acompanhada da falta da necessidade do uso de secadores e demais aparelhos térmicos, o que ajuda a manter seus fios ainda mais saudáveis. Uma outra vantagem que indicamos é que suas manhãs serão sem surpresas e acidentes capilares, que chegam a surpreender até mesmo mulheres mais experientes no quesito capilar.

Em suma, o penteado que você sair de casa será o mesmo que passará o dia com você, sem sofrer mudanças drásticas com as horas. Seja pela falta de tempo, ou pelo prazer de se cuidar ao acordar, lavar o cabelo de dia ou de noite envolve muitas questões pessoais.

Lavar o cabelo de dia ou de noite?

Para evitar surpresas pela manhã, você pode fazer os cuidados capilares matinais sabendo dos resultados na hora. Se sua agenda é corrida do começo da manhã ao começo da noite, você pode usar produtos para manter os fios em ordem sem os riscos de acordar com as madeixas fora do lugar.

Outra vantagem da lavagem matinal é que, ao molhar o cabelo mais cedo você pode dar novas formas e criar novos penteados, modelando-o como quiser. Para melhores resultados, invista no uso de difusores, chapinhas e secadores. Uma dica de ouro é você apostar em toalhas de tecido ou microfibra, para facilitar a absorção da água e minimizar o efeito frizz nos fios. Ainda mais se você tem madeixas cacheadas.

Como uma dica importante para manter os fios no lugar, invista apenas em produtos de qualidade, que sejam específicos e indicados para seu tipo de cabelo. Para isso o mercado tem xampus e condicionares com alto grau de Hidratação, pois eles ainda ajudam a limpar delicadamente as madeixas.

Conclusão sobre lavar o cabelo de dia ou de noite

Cada uma tem sua rotina, sua técnica e suas manias, certo?  Mas nós acreditamos que o problema não está bem no horário em que você lava os seus cabelos. A grande questão é que quem só faz a lavagem dos fios à noite geralmente não os deixa secarem por completo antes de dormir.

Para fechar este artigo sobre lavar o cabelo de dia ou de noite, embora especialistas aconselhem a lavagem matinal, ainda é bom deixar claro que cabelos úmidos e roupas de cama podem não combinar muito bem. Tudo porque essas peças costumam dar origens a organismos como fungos, piorando o quadro de mulheres que já apresentem caspa.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */