Curiosidades

Lavar o cabelo no primeiro dia da menstruação faz mal

Será que lavar o cabelo no primeiro dia da menstruação faz mal? Qual a melhor forma de cuidar da nossa higiene quando estamos menstruadas?

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre os cuidados necessários durante o período menstrual. E com isso, muitas vezes, criam tabus que na verdade não apresentam nenhuma base científica.

Portanto, trouxemos informações importantes para ter ajudar a compreender melhor o seu corpo, e como ele se comporta durante os períodos menstruais.

Os tabus da menstruação

Não é de hoje que a sexualidade e a saúde íntima da mulher estão cercadas de tabus e paradigmas sem sentido. A menstruação não está fora deste contexto.



Inclusive, em algumas culturas é considerada impura a mulher que “sangra”. Dessa forma, enquanto estão menstruadas são obrigadas a ficarem em casa, longe da sociedade, para não “contaminar” as outras pessoas.

É claro que em nossa sociedade não é bem assim que funciona. Porém, outros tabus acabam ficando atrelados ao nosso dia a dia.



Desde a vergonha de estar menstruada, quando vamos até o banheiro com o absorvente escondido na manga da blusa, no bolso do casaco ou até mesmo dentro da camisa.

E assim, nós vamos nos privando de mostrar a coisa mais natural do mundo: que somos mulheres.

E por sermos mulheres nós menstruamos, pois nosso organismo se prepara, todos os meses, para receber a fecundação de um óvulo e assim iniciar uma gestação.

Mas, quando não recebemos este óvulo fecundado, oscilações de hormônios fazem com que as paredes do endométrio sejam expelidas pela vagina. É aí que começamos a “sangrar” e a viver o início do período menstrual.

Talvez, todo o tabu esteja diretamente envolvido com o fato de sermos mulheres, mas, além disso, com o fato de estarmos lidando com sangue.

Afinal, o sangue pode ser visto como um marco para a saúde (uma vez que ele irriga todo o nosso organismo) como também um marco para a morte (sangrar feridas até a morte).

Por isso, muitas questões psicológicas estão envolvidas e impactam na forma como a sociedade e a própria mulher enxergam a menstruação. Mas, vamos quebrar estes tabus?

Lavar o cabelo no primeiro dia da menstruação faz mal?

Então, podemos ser bem diretas com esta resposta importante. E, não. Não faz mal lavar o cabelo nem no primeiro dia, nem no segundo, nem no terceiro, etc.

Não existe nenhum dado científico que de fato apresente características e fatores que possam relacionar o “lavar o cabelo no primeiro dia da menstruação faz mal”.

Acontece que vivemos em uma sociedade patriarcal, que visa sempre esconder a intimidade e a sexualidade feminina.

É claro que atualmente nós lidamos de uma forma mais leve e saudável com estes fatores. Mas a verdade é que ainda existem mitos que são passados de mãe para filha, onde muitas dúvidas ainda assombram o ciclo menstrual.

Por exemplo, existem mulheres que se privam totalmente do banho, pois acreditam que o contato do sangue com a água pode causar algum dano ao seu organismo.

Mas, por que isso aconteceria com a menstruação, e não com casos onde há feridas, por exemplo?

Portanto, precisamos lutar contra todas estas falas que tentam privar as mulheres das suas atividades corriqueiras e saudáveis.

A gente precisa aprender que a menstruação faz parte da nossa vida, e que ela é completamente natural. E por ser natural, ela não nos impede de vivermos a nossa vida normal.

Podemos fazer tudo que queremos, o quanto queremos e quando queremos. Se podemos até transar menstruadas, por que lavar o cabelo seria um problema?

Portanto, cuide da sua higiene, mulher! Não permita que mitos e tabus impostos por nossos antepassados te impeçam de viver uma vida normal.

Ser mulher é normal. Menstruar é normal. Seguir a vida normal, menstruada, é ainda mais normal!

A higiene é essencial

Lembre-se: a higiene é essencial para mantermos a nossa saúde sempre em dia. E especialmente durante a menstruação, precisamos tomar ainda mais cuidados com a higiene íntima, para garantir todo o equilíbrio necessário para um corpo sempre saudável.

Portanto, lave o seu cabelo normalmente, use sabonetes específicos para a região íntima, prefira coletores menstruais ao invés de absorventes descartáveis, etc.

Assim, você garante que a sua saúde esteja sempre em dia, e que o seu corpo esteja sempre protegido. Não permita que as imposições e os mitos da sociedade atrapalhem a sua chance de cuidar de si mesma e do seu corpo.

Conheça mais sobre o seu corpo!

É muito importante que possamos nos libertar das amarras que ouvimos por aí. Seja com questões de estética, seja com questões de saúde de fato.

Conhecer o funcionamento do nosso corpo é o ponto chave para sermos cada dia mais felizes.

Assim, compreendemos quem somos, como nos desenvolvemos e como o nosso corpo lida com os impactos de nossas ações no dia a dia.

Busque escutar mais os sinais do seu organismo! E antes de sair aceitando qualquer imposição que você ouviu procure saber mais sobre o tema primeiro. Mesmo que esta imposição seja uma dica da sua mãe.

Assim, antes de você ficar dias sem tomar banho, ou dias sem lavar os cabelos, procure saber se realmente há reações comprovadas para o problema.

Normalmente, todas estas coisas que ouvimos de pessoas mais velhas e lemos por aí, em qualquer portal, são mitos. Muitas vezes atrelado a pré-conceitos por simplesmente não buscarem saber mais sobre os assuntos.

Afinal, é muito mais fácil sair reproduzindo o que foi ouvido, do que de fato fazer uma pesquisa mais a fundo do tema, não é?

Portanto, se a sua dúvida era se lavar o cabelo no primeiro dia da menstruação faz mal, você já tem a sua resposta. Não só não faz mal, como você também pode fazer aquela hidratação caseira poderosa nos cabelos – e sem efeito colateral algum.

Vá em frente com o seu cronograma capilar mesmo se estiver menstruada. Pois acredite: nada mudará no seu organismo e nada acontecerá se você lavar o cabelo. Ele apenas, obviamente, ficará mais limpo e sedoso. Pode experimentar sem medo!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.