Beleza Cabelos

Leave-in: saiba para que serve esse produto para cabelo e como usar

Cuidar do cabelo faz parte da rotina de toda mulher. Afinal, se a ideia é ostentar fios bonitos e saudáveis por aí, é imprescindível manter uma rotina de tratamento adequada e regular, concorda? Para isso, existem disponíveis no mercado beauté e cosméticos uma gama de produtos destinados a manter a saúde e beleza das nossas madeixas, desde a lavagem até a finalização, que podem deixar o cabelo tratado conforme o tipo capilar e, ainda, de acordo com o estilo e personalidade de cada uma.

E, especialmente na etapa de finalização, vários tipos de finalizadores já ganharam o coração das vaidosas que amam esse momento de modelar e estilizar o visual, como é o caso do leave-in. Você sabe o que é o leave-in e para que ele serve? Tem gente que nunca ouviu falar! E se você é uma delas, chegou ao post certo!

Apesar de muitas vaidosas confundi-lo com o popular creme para pentear, esse produtinho oferece benefícios diferentes deste último aos fios, sendo capaz de não só ajudar na finalização do cabelo, mas também hidratá-lo e protegê-lo das agressões externas. No entanto, é preciso saber a hora certa e como aplicá-lo nos fios para obter o resultado desejado.

Quer saber o que é o leave-in, para que ele serve e como usá-lo corretamente no cabelo? Então, fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo que eu te conto tudo! Vamos lá?

O que é o leave-in? Para que serve?

O leave-in nada mais é que um creme finalizador sem enxágue, que é aplicado no cabelo ao fim da lavagem dos fios. Em geral, a maioria deles pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo e, para isso, apresentam consistências diversas, desde produtos com fórmulas mais densas até as mais fluidas, que devem ser usadas conforme a textura de cada fio.

A principal função desse produto é oferecer um tratamento instantâneo ao cabelo, hidratando-o e formando uma película protetora ao redor dos fios contra as agressões externas do dia a dia, mas sem deixá-los pesados. Com isso, ele pode ajudar a deixar as nossas madeixas mais macias e brilhosas, já que atua no alinhamento dos fios, além de combater o frizz e definir as formas dos fios, sejam estes lisos, ondulados, cacheados ou crespos.



Leave-in X Creme para pentear: qual é a diferença?

Por fazer parte do grupo de produtos usados para finalizar o cabelo após a lavagem e tratamento, o leave-in costuma ser bastante confundido com o creme para pentear, que é um outro tipo de finalizador. No entanto, apesar de serem usados na mesma etapa de cuidados com os fios, eles possuem funções e modos de aplicação diferentes.

O creme para pentear é um produto sem enxágue que tem como principal função desembaraçar o cabelo após a lavagem, com os fios ainda molhados. Para isso, ele possui uma textura mais densa (grossa), capaz de deixar os fios mais maleáveis na hora de pentear. Neste momento, é ideal aproveitar a textura do produto para modelar os fios. No caso das donas de madeixas encaracoladas, por exemplo, pode-se apostar nas técnicas como fitagem capilar ou dedoliss para definir os cachos.

Enquanto isso, o leave-in é um finalizador que também não exige enxágue, mas possui uma textura mais fluida (leve e fina), que é ideal para alinhar os fios que já foram penteados e modelados pelo creme de pentear, tendo como função primordial a de reduzir o frizz, oferecer mais brilho, dar forma os fios e, ainda, protegê-los das agressões externas, como sol e umidade, por exemplo.

Como usar? Veja passo a passo

A boa notícia é que, assim como o creme para pentear, o leave-in é um produto super prático e não exige muito tempo da sua rotina para ser usado. A aplicação pode ser feita diariamente ou sempre que você for lavar o cabelo. Confira, a seguir, como usar o leave-in passo a passo:

Passo 1: Aplique nos fios molhados

O leave-in deve ser usado logo após a lavagem completa do cabelo, com shampoo, máscara (se for fazer hidratação, nutrição ou reconstrução) e condicionador. Você deve aplicá-lo nos fios ainda úmidos, logo após penteá-los com um creme para pentear. Se o leave-in que você comprou já vier com a função desembaraçar, não precisa usar o creme para pentear.

Passo 2: Acerte na quantidade

Para evitar o aspecto “sujo” ou “pesado” dos fios após usar o leave-in, é importante acertar na quantidade adequada do produto de acordo com o tamanho e volume do seu cabelo. De acordo com os cabeleireiros, a quantidade recomendada é aquela do tamanho de uma moeda de um real. No entanto, ela pode variar tranquilamente para mais ou para menos, conforme o seu tipo capilar e comprimento dos fios. Faça um teste, aumentando e diminuindo a quantia do leave-in aos poucos para ver como as suas madeixas reagem.

Passo 3: Use no comprimento e pontas dos fios

Na hora de usar, aplique o produto apenas no comprimento e, principalmente, nas pontas dos fios, que são a parte mais danificada pelas agressões externas no dia a dia. Deve-se evitar a raiz para não favorecer o aumento da oleosidade no couro cabeludo e causar problemas como a caspa.

Passo 4: Finalize como preferir

Esse é o momento de caprichar na finalização do seu cabelo usando o leave-in! Por isso, se o seu objetivo for criar ondas ou cachos nos seus fios, aplique o produto e dê pequenas “amassadinhas” com as mãos. Para quem quer potencializar o efeito liso nos fios, a dica é penteá-los com um pente fino e deixá-los retos até secarem por completo.

Vai usar secador, chapinha ou babyliss? Então, você tem duas opções: se o seu leave-in tiver fator de proteção contra o calor, aplique-o antes de usar quaisquer desses aparelhos. Se não, uma dica para deixar os fios protegidos dos danos da alta temperatura é usar o produto depois.

Passo 5: Escolha o produto certo para o seu tipo capilar

Se mesmo seguindo corretamento os passos anteriores o seu cabelo não obteve bons resultados ao usar o leave-in, o problema pode estar no tipo do produto escolhido para o seu tipo de cabelo. Por isso, para evitar qualquer problema, na hora de comprar, vale a pena ficar de olho na embalagem! Há variedade de leave-ins específicos para cada tipo de cabelo.

E aí? Gostou de saber mais sobre o leave-in e como ele funciona? Você costuma usar esse produto no seu cabelo? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */