Nutrição

O que é leite cru? Seu consumo é recomendado? Veja os benefícios e malefícios

Hoje em dia, muitas pessoas estão investindo cada vez mais no consumo de uma alimentação mais saudável. O leite cru é um desses alimentos cada vez mais presente na mesa de quem opta em levar uma vida mais saudável e longe dos conservantes e aditivos, muitas vezes encontrados nesse alimento industrializado. Mas será que existe algum risco de tomar ele desse jeito? Vamos entender melhor a seguir!

A quantidade de produtos químicos colocados nos alimentos para que eles conservem suas propriedades por mais tempo é absurdo. Por causa disso, um número cada vez maior de pessoas vem optando por ter uma alimentação mais saudável.

Você com certeza já deve ter visto alguém tirando o leite cru de alguma vaca, cabra ou até mesmo uma ovelha, alguma vez na vida, mas será que é saudável mesmo consumi-lo assim, sem nenhum processo industrial?

Antes de consumir qualquer alimento, principalmente cru, é fundamental entender primeiro quais são as consequências dessa ingestão.

Ficar doente por causa de consumo inadequado de alguns alimentos é mais comum do que se possa imaginar. Saber prepara-los adequadamente é uma das maneiras de se manter saudável, pense nisso!

Entenda o que é o leite cru

O leite cru nada mais é do que o leite retirado diretamente do animal e que não tenha passado por nenhum processo de industrialização como a pasteurização por exemplo.

Esse tipo de leite é consumido imediatamente após a sua retirada das tetas dos animais. Em regiões rurais o seu consumo é completamente normal e serve muitas vezes como a base da alimentação dessas pessoas.

A temperatura do leite após ordenhado é quente e muitas pessoas acreditam que por causa dessa temperatura, os microrganismos já estejam mortos.

Essa informação não é verdadeira, o consumo de leite cru pode sim ser nocivo a saúde humana.

A tecnologia alimentar surgiu para justamente, nos ajudar nesses processos de conservação alimentar e consumir esse alimento cru pode não ser tão benéfico para a saúde.

Quais são as propriedades do leite?

O leite cru é um alimento rico em propriedades nutritivas para a saúde humana. Fonte principal de cálcio, também contém vitaminas B e A, além de minerais importantes como o magnésio, potássio, fósforo e zinco.

O consumo deste alimento junto de uma dieta rica em fibras, vitaminas e minerais contribui para a manutenção de uma vida mais saudável.

As vitaminas A e B presentes no leite contribuem para a formação de ossos e tecidos, além de preservar as funções do sistema nervoso. Repare bem, as pessoas que consomem leite, possuem cabelos e pele mais saudáveis.

Outra propriedade do leite, muito importante para a saúde humana está na quebra das moléculas de gordura. Quando ingerido, ele promove uma sensação de saciedade. Quem está fazendo dieta para perder peso, pode consumir esse tipo de alimento tranquilamente.

Quais são os tipos de leite cru e qual é o mais saudável?

A companhia dos Estados Unidos e maior autoridade em Nutrição alimentar do mundo, a FDA, determina que o leite cru é aquele que é extraído para o consumo humano dos seguintes animais: vacas, cabras e ovelhas.

O leite mais saudável sempre será aquele que é extraído pela própria espécie do animal.

Entre os leites extraídos de espécies de animais que são próprios para o consumo humano, o de ovelha é o mais rico em proteínas.

A proteína é o nutriente encontrado em maior escala no leite, por isso a medição de saudável é feita por ela.

Esses valores e indicações são para indivíduos que estejam totalmente saudáveis. Pessoas que tenham algum problema de saúde, o mais indicado é consumir um leite que tenha as propriedades que o indivíduo necessite.

Por exemplo, pessoas que estejam fazendo dieta, devem consumir leites que tenham menos teor de gordura e calorias, nesse caso, os leites desnatados são os mais indicados.

Fique atento ao o que o seu organismo pode consumir!

O consumo do leite cru é recomendado?

Esse tema é bastante delicado e muito importante de ser discutido. Segundo uma pesquisa recente feita pela Food Poisoning Bulletin, cerca de 89% das contaminações alimentares foram decorrentes do consumo de leite cru, ou seus derivados que não foram submetidos a nenhum processo de pasteurização.

Quem toma o leite cru, toma também diversos microrganismos que não foram eliminados por nenhum processo de pasteurização, pois nesse tipo de leite ele não existe.

Os processos tecnológicos de eliminação de bactérias dos alimentos são muito importantes para deixar o alimento cada vez mais próprio para o consumo humano.

Por isso, os especialistas em saúde e alimentação não recomendam o consumo desse alimento cru, justamente para não ocorrer nenhum surto de doenças infecciosas.

Gestantes, crianças e idosos devem ter uma atenção especial no consumo do leite cru, pois possuem uma imunidade mais comprometida. Para essas pessoas, o melhor consumo é o do leite pasteurizado.

O que é o processo de pasteurização?

A pasteurização é um dos processos de limpeza do leite mais importante descoberto nos tempos atuais.

Esse procedimento submete o leite a temperaturas muito altas, cerca de 71ºC a 75ºC por um determinado tempo e em seguida a exposição a temperaturas baixíssimas ao ponto de resfria-lo imediatamente depois, a função é matar os microrganismos presentes.

Com esse processo ocorre a morte da flora bacteriana e de todos os microrganismos nocivos a saúde humana.

Conheça os benefícios e os malefícios

Quem tem o hábito de consumir o leite cru deve ficar atento aos benefícios e malefícios desse alimento.

Confira a seguir alguns benefícios e malefícios desse alimento:

Benefícios

  • Aumento e fortalecimento do sistema imunológico;
  • Fonte de vitamina B12 e A;
  • Aumento de reserva de minerais como o potássio e o cálcio;
  • Fortalecimento de ossos, dentes, cabelos e unhas;
  • Melhora de todo o sistema muscular, por causa do seu alto teor de proteína;
  • Previne o surgimento de doenças crônicas como a rinite, sinusite e outras alergias.

Malefícios

  • Cólicas intestinais;
  • Excesso de gases;
  • Surgimento de úlceras;
  • Ingestão de fezes ou urina do animal que está sendo ordenhado;
  • Contaminação por doenças que o animal possua, principalmente por infecções.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */