Pele

Leite de rosas: benefícios, usos e principais características

Amado por todas as mulheres que realizam a limpeza da pele com frequência, o leite de rosas se tornou fundamental entre os produtos utilizados pela brasileira. A eficiência do produto, que deixa a cútis macia e cheirosa, é um dos grandes diferenciais!

Inventado por um brasileiro, o produto vem ganhando força desde o ano de 1929, quando foi criado no Rio de Janeiro. Também foi indicado, na época, para a realização da limpeza das axilas, assim como trabalham hoje os desodorantes.

Porém, muitas finalidades foram criadas para este produto ao decorrer dos anos. Por isso, listamos as 10 principais funções do leite de rosas. Inspire-se para fazer o seu produto render ainda mais!

Composição do produto

O leite de rosas é formado por quatro itens essenciais. O óxido de zinco evita a irritação da pele, atuando também como uma camada protetora. O cloreto de benzalcônio se destaca com potente antisséptico, deixando a pele ainda mais consistente.

O digluconato de clorexidina aparece com a função de higienizar a pele. É o mesmo elemento utilizado antes de cirurgias, deixando a área de aplicação totalmente limpa. Já o sorbitol atua como agente umectante, levando as moléculas para dentro da pele. Álcool, essências e água completam esta maravilhosa receita!

10 melhores usos para o leite de rosas

Clareamento da pele

Combinado com bicarbonato de sódio, o leite de rosas é eficiente no trabalho de limpeza da pele. Misturando um frasco com apenas uma colher de sopa de bicarbonato, basta agitar bem. Depois de descansar por aproximadamente oito horas, é possível utilizar o produto diretamente na pele. São muitas as mulheres que usam deste recurso para deixar a pele mais limpa.

Porém, é importante manter o cuidado. O exagero em sódio pode fazer com que o efeito fique potencializado, criando algumas manchas. Use a quantidade indicada e aplique com cuidado, gerando os resultados perfeitos para a sua pele.

Retirar espinhas

Por sua leveza na atuação, o leite de rosas pode ser aplicado diretamente nas espinhas. Usando um algodão, você pode passar o produto com cuidado, evitando que as feridas se abram por conta de uma espinha estourada. Você vai notar que o resultado será visível dentro de algumas horas.

O contato direto do produto com a espinha desencadeia dois efeitos: ao deixar a pele mais seca, ele também seca as espinhas presentes no espaço. Também é possível prevenir o aparecimento de novas “intrusas”, pois a ação do leite remove a oleosidade presente no rosto.

Combate ao odor nos pés

Querendo fugir daquela possibilidade de ter chulé? Essa questão é fundamental, principalmente para mulheres que precisam passar o dia inteiro com sapatos fechados. O uso das sapatilhas, cada vez mais constante, também exige um cuidado especial com a saúde dos pés.

Aplique um pouco do leite após o banho, aproveitando para massagear e tornar a circulação ainda melhor. O efeito será mais eficaz se você também aplicar entre os dedos, deixando o pé totalmente hidratado. Usando como um creme, você dificilmente atrairá problemas com o mau cheiro.

Combate à frieira

Por essa você não esperava, né? O poder de higienização do leite de rosas também é fundamental no combate aos problemas enfrentados pelos pés. Além do mau cheiro, o uso constante do produto evita com que as frieiras de manifestem, deixando você com uma qualidade de vida muito maior!

Tudo isso por conta da presença do cloreto de benzalcônio, que também atua como um antifúngico natural. A presença do óxido de zinco também potencializa esta função, deixando o produto ainda mais eficaz. Vale testar em outras pequenas infecções da pele, sempre em aplicação direta.

Retirada de cremes e pomadas

Existem algumas receitas de cremes que fazem muito bem para a pele, mas trazem complicações posteriores. Um dos problemas mais famosos é o “dia seguinte”, quando ao acordar, o creme endurece e fica praticamente impossível remove-lo da pele. Para isso, o leite será fundamental logo no início de seu dia.

O mesmo pode acontecer com pomadas, que acabam assumindo um aspecto mais duro com o passar das horas. Com o produto, você consegue evitar rugas, diminuir as olheiras e ainda remover com tranquilidade quando quiser!

Creme para barbear

Os homens também podem fazer bom uso do leite de rosas! Basta aplicar no rosto antes de se barbear. Por ser extremamente delicado, ele ajuda no deslizamento da gilete e deixa o rosto menos irritado. O produto também pode ser aplicado novamente após o processo, deixando a pele mais limpa e macia.

Removedor de maquiagem

Apesar de existirem diversos produtos específicos para a remoção de maquiagem, é importante destacar a eficiência do óleo de rosas nesta função. Afinal, qualquer produto precisa evitar que você durma com maquiagem no rosto, fazendo mal para a própria pele.

A maquiagem é removida com extrema facilidade, principalmente pelas substâncias do óleo que auxiliam na limpeza da pele. Em algumas peles sensíveis, o álcool da fórmula pode causar uma irritação de início. Porém, o produto é eficaz na maioria dos casos.

Pré-maquiagem

Além de atuar como demaquilante, o leite apresenta desempenho ainda melhor como preparação para a maquiagem. Basta aplicar antes de começar a produção, usando como um primer. Esta substância faz com que a uniformização da pele seja completa, reduzindo a oleosidade e fechando poros. Desta forma, a maquiagem vai ficar em seu rosto por mais tempo!

Amaciante de roupas

Existem receitas de amaciantes caseiros que contam com a participação do produto! Elas também envolvem sabão, água fervente, álcool e glicerina. Conheça esta opção para aproveitar mais esta potente função do leite, que pode deixar as roupas ainda mais limpas.

Limpeza das mãos

Por conta das outras dicas, você já conhece o poder do gluconato de clorexidina na hora de realizar uma boa limpeza. Por isso, muitos especialistas apontam a eficiência do leite de rosas na lavagem das mãos, eliminando bactérias de maneira rápida e prática.

O produto se assemelha ao álcool em gel nesta função, garantindo uma limpeza completa e eficiente. Porém, o uso não é indicado quando a pessoa possui algum ferimento nas mãos, pois pode haver irritação.

Gostou das dicas? Agora é hora de contar com o leite de rosas no seu dia a dia, atendendo as mais diversas necessidades. Cuide bem de sua pele e aproveite os benefícios da limpeza que só este produto te dá!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.