Nutrição

Leite UHT, o mais comum do mercado: veja aqui!

O leite UHT é um dos alimentos processados mais consumidos em todo o país. Muitas pessoas não sabem ao certo as diferenças que existem entre os leites disponíveis nas prateleiras do mercado. Entenda quais são as suas propriedades, se fazem bem ao corpo e como se dá o seu processamento.

Conhecido também como Ultra High Temperature ou leite Longa Vida, o leite UHT é uma das fontes de alimentação de dezenas de brasileiros.

O leite é uma das fontes alimentares mais ricas em cálcio disponível na natureza. Consumir esse tipo de alimento é essencial e muito importante para a formação de dentes, ossos e tecidos e principalmente para prevenir o surgimento de doenças como osteoporose por exemplo.

Pessoas que praticam atividade física ou que tenham deficiência desse mineral, devem fazer o consumo de leite de maneira regular.

O leite UHT é um dos tipos de leite que contém em sua composição, minerais importantes para o corpo.

O que é o leite UHT e quais são os seus processos?

A sigla UHT do leite UHT, significa Ultra High Temperature, em português temperatura ultra alta.

As temperaturas que o leite é submetido vão de 130ºC a 150ºC por cerca de 2 a 4 segundos. É muito rápido!

Em seguida, esse leite é resfriado em uma temperatura de -32ºC e depois envazado em embalagens ultra fechadas e esterilizadas.

Neste processo são eliminados todos os focos de bactérias presentes no leite. O leite UHT dura um período de 180 dias conservado na geladeira, após aberto recomenda-se o consumo em até 3 dias.

Quais são as diferenças entre o leite UHT e o pasteurizado?

A maioria das pessoas quando vão ao mercado comprar leite, não sabem a diferença que existem entre os diferentes tipos. A escolha inclusive se dá por causa da embalagem de cada um.

Se estiver na garrafinha ou caixinha, ganhará a preferência por causa da facilidade do transporte.

Mas pensando bem, não é interessante saber quais são as diferenças dos leite UHT e pasteurizado antes de comprar?

Confira a seguir as principais diferenças que existem entre esses 2 leites:

Leite pasteurizado

O leite pasteurizado é aquele que foi submetido a processos de aquecimento e refrigeração. O aquecimento geralmente é entre 70ºC a 75ºC.

Nesse processo de pasteurização, ocorre a preservação de bactérias benéficas importantes para a flora intestinal como os lactobacilos.

Esse tipo de leite é comercializado geralmente em saquinhos e deve ser mantido sob refrigeração mesmo com a embalagem fechada, caso contrário poderá azedar.

O leite de saquinho foi perdendo a preferência dos consumidores, principalmente por causa de sua falta de praticidade.

Leite UHT

O leite UHT como você pode observar acima, passa por um processo de ultrapasteurização, ou seja, ele é submetido a temperaturas muito superiores ao leite pasteurizado.

Além dos microrganismos nocivos a saúde, alguns nutrientes importantes também são eliminados como no caso da vitamina D.

Qual a recomendação diária de leite UHT?

Os especialistas em Nutrição humana, a quantidade de consumo de cálcio por dia deve ser de 1000 mg. Essa quantia corresponde a aproximadamente 3 porções por dia.

As porções podem ser variadas, de acordo com os produtos feitos com leite, como queijo, iogurte, etc.

O consumo de leite no Brasil ainda é muito baixo, mesmo sendo uma das fontes de alimentação de uma boa parte da população.

A OMS ou Organização Mundial da Saúde determina que o consumo de leite deve corresponder a 200 litros por ano e por habitante. No Brasil esse consumo é de apenas aproximadamente 180 litros.

E não importa qual tipo que você escolheu, se foi o leite UHT, pasteurizado ou cru para consumir, todos eles possuem propriedades importantes para a saúde humana.

O consumo de leite cru deve ser observado com mais atenção, pois como não passou por nenhum processo de esterilização, gestantes, crianças e idosos são mais suscetíveis a infecções.

Quais as maneiras de se consumir o leite UHT?

Existem diferentes maneiras de se consumir o leite UHT. A quantidade diária vai depender de cada público.

As crianças e os adolescentes estão em um processo de formação óssea ainda, então o leite mais indicado nessa fase é o integral, pois possui uma quantidade maior de gorduras e nutrientes.

Além das gorduras, o leite integral também possui as vitaminas A, B e K em maior quantidade.

Crianças e adolescentes obesos devem consultar um especialista que vai indicar qual o melhor leite para se consumir.

Os adultos que estejam com o peso correto devem consumir o leite que possua menos gordura, nesses casos o leite desnatado é o mais recomendado.

Já os idosos por conta da sua fisiologia que já está mais enfraquecida, o ideal é consumir o leite com baixo teor de lactose. Isso acontece por causa da baixa produção de lactase (enzima responsável pela digestão da lactose).

Conheça 3 benefícios importantes do leite

O leite UHT é um alimento muito importante para a saúde humana como você observou nesse artigo.

Graças aos nutrientes e vitaminas contidos nesse alimento, ele se torna muito benéfico ao corpo.

Conheça a seguir 3 principais benefícios do consumo de leite:

1 – Fortalecimento de ossos e dentes

As propriedades contidas no leite são importantíssimas para a formação dos dentes e ossos. O leite é rico em cálcio, principal nutriente responsável pela formação óssea.

Ele é rico também em vitamina A e vitamina D, responsável pela absorção desse cálcio nos intestinos. A missão dele é fixar este mineral nos ossos e dentes.

2- Prevenção do surgimento da osteoporose

A osteoporose é uma doença que faz com que o corpo não forme mais massa óssea suficiente ou quando ocorre uma absorção anormal dos ossos pelo corpo.

Se os ossos não se renovam acontece o enfraquecimento, sujeitando-a a fraturas.

O leite por conter o cálcio e todas as vitaminas que ajudam na sua absorção, é um excelente alimento para quem sofre com esse tipo de doença.

3 – Promove sensação de bem-estar

O leite contém um aminoácido muito importante chamado de triptofano. Essa substância é muito importante para promover relaxamento, bem-estar e calma. Tomar uma caneca de leite quente antes de deitar, te ajuda a ter uma noite de sono tranquilo.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */