O leite de vaca é o mais consumido no mundo todo e, como era de se esperar, está sempre presente na mesa dos brasileiros. No entanto, o que a ciência já mostrou é que a lactose (açúcar do leite) pode trazer alguns prejuízos à saúde, como má digestão, mal-estar, mucosidades ou, ainda, a própria intolerância à lactose.
Por esta razão, cada vez mais médicos e nutricionistas têm recomendado bebidas não lácteas como alternativas a ele, como é o caso dos leites vegetais. Como o próprio nome entrega, estes são produzidos por meio de um ingrediente vegetal, sejam grãos, cereais ou qualquer outra variedade de oleaginosas, e água.
As bebidas podem ser utilizadas por pessoas que sofrem com intolerância à lactose, que seguem uma dieta específica (que proíbe ou restringe o consumo de comidas e bebidas de origem animal), como é o caso dos veganos, ou simplesmente por aquelas pessoas que desejam experimentar outras formas de leite.
Além disso, quem está na luta contra a balança para emagrecer com saúde também pode contar com a ajuda dos leites vegetais para perder peso, já que estes são poucos calóricos, não contêm glúten ou lactose e possuem baixo índice de açúcar.
No artigo de hoje, nós vamos mostrar os melhores leites vegetais e quais são os principais benefícios dessas bebidas para a nossa saúde. Fique de olho nos próximos parágrafos!
Assuntos
Benefícios dos leites vegetais para a saúde
- Não contêm lactose e nem colesterol;
- Alta porcentagem de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que são super benéficas ao coração;
- Contêm baixo teor de gorduras;
- Excelentes fontes de vitaminas do complexo B;
- Melhoram o processo digestivo lento, problemas de prisão de ventre, cólon irritável, entre outros.
- Possuem equilíbrio nas quantidades de sódio e potássio, ideal para prevenir doenças cardiovasculares, pressão alta e osteoporose.
Onde encontrar?
A variedade de leites vegetais disponíveis nos supermercados é bem rara, sendo que, quando você consegue encontrá-los, na maioria das vezes, eles apresentam um preço bem elevado. Além disso, os leites vegetais industrializados, que são os mais comuns, é que quase sempre apresentam muitas substâncias perigosas à saúde, como conservantes, corantes, açúcar e adoçantes, que fazem com que as propriedades das bebidas sejam quase que totalmente perdidas.
Por isso, uma alternativa aos leites vegetais industrializados é você mesma prepará-los em casa, tornando a sua inserção no cardápio diário muito mais saudável e, é claro, mais confiável.
O processo para obter leite de diferentes tipos de grãos e cereais é bem parecido. Geralmente, é preciso deixar o grão ou cereal de molho durante algumas horas, bater com água e coar, o que pode não ser uma regra propriamente dita. Em alguns casos, não é necessário nem deixar de molho ou ainda coar, tornando o processo mais prático.
A seguir, você vai conhecer os melhores leites vegetais para a saúde e aprender a receita para fazer como um deles em casa…
Quais os melhores?
Depois de conhecer todos esses poderosos benefícios dos leites vegetais para a saúde, você vai conferir abaixo uma lista dos melhores para inserir no cardápio diário e como preparar cada um deles em casa. Vamos lá?
1 – Leite de amêndoas
O leite de amêndoas é uma ótima opção dentre os leites vegetais, sendo mais indicado para crianças em fase de crescimento, pessoas com pouca energia e que precisam de complemento alimentar, já que é bastante nutritivo, rico em vitamina E, magnésio, ferro e cálcio. Dentre os seus benefícios, podemos citar:
- Melhora da digestão;
- Combate à anemia, fraqueza, problemas hepáticos ou desnutrição;
- Melhora do funcionamento do cérebro e dos músculos, graças ao seu alto teor de potássio;
- Prevenção da osteoporose;
- Redução do colesterol ruim;
- Combate à prisão de ventre e redução do risco de câncer de cólon, devido à alta quantidade de fibras presentes em sua composição.
Como fazer em casa:
Você vai precisar de 1 xícara de amêndoas cruas (sem sal) e 3 xícaras de água filtrada. Primeiro, coloque-as de molho em água por um período de 6 à 8 horas. Passado esse tempo, escorra a água e bata as amêndoas em um liquidificador com água nova até obter uma bebida homogênea. Coe e beba em seguida.
2 – Leite de soja
É o leite vegetal mais comum entre os demais e que, com certeza, a maioria das pessoas já consumiu em algum momento na vida. Com origem na China, é uma das bebidas da categoria mais antigas e teve posterior extensão para a América e a Europa ao longo do século XIX. Dentre os seus benefícios, podemos citar:
- Evita reações alérgicas no caso de intolerantes à lactose;
- Possui composição nutricional rica em isoflavonas, ácidos graxos e proteínas;
- Melhora a circulação e a cicatrização, devido ao seu alto teor de cálcio;
- Controla a hipertensão arterial, já que é rico em potássio e magnésio;
- Evita a Tensão Pré-Menstrual (TPM), graças às suas isoflavonas.
Como fazer em casa:
Você vai precisar de 1 xícara de soja e 1, 5 litro de água. Lave bem os grãos de soja e deixe-os de molho de um dia para o outro. Deixe escorrer e lave outra vez. Em seguida, bata os grãos no liquidificador junto com a água. Coe e leve o leite para ferver. Beba em seguida.
3 – Leite de aveia
É um leite vegetal recomendado para pessoas que querem perder peso. Tomá-lo de manhã ajuda a obter boa porção de energia sem gorduras. Veja os seus benefícios:
- Fortalece o sistema digestivo e promove a sensação de saciedade;
- Diminui o colesterol e a diabetes;
- É uma excelente fonte de carboidratos, podendo oferecer mais proteínas do que o arroz ou o trigo;
- É rico em ácidos graxos essenciais, como o linoleico, antioxidantes e vitamina E.
Como fazer em casa:
Você vai precisar de 1 xícara de aveia deixada de molho em 1 xícara de água por 1 hora, além de 3 xícaras de água. Bata tudo no liquidificador até obter consistência homogênea. Coe com a ajuda de um coador ou pano e beba em seguida.
4 – Leite de nozes
O leite de nozes é muito indicado para casos de disenteria, além de ser a bebida com maior teor em antioxidantes. Dentre os seus benefícios, podemos destacar:
- Prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes;
- É rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, polifenóis e oligoelementos, selênio, cobre, zinco e magnésio.
Como fazer em casa:
Você vai precisar de 1 xícara de nozes e 2 à 3 xícaras de água. Para prepará-lo, deixe as nozes de molho em uma vasilha com água durante 8 à 12 horas. Passado esse tempo, escorra a água do molho e lave as nozes em água corrente. Bata-as no liquidificador junto com a água filtrada até obter a consistência desejada. Coe o leite com uma peneira, coador ou pano e beba em seguida.
5 – Leite de semente de girassol
Poderoso antioxidante, o girassol possui propriedades calmantes, já que é rico em minerais como cobre, zinco, ferro, fósforo, além das vitaminas B6, E e K.
Como fazer em casa:
Lave as sementes e deixe 1 xícara de molho por aproximadamente 8 horas. Depois, bata-as em um liquidificador junto com 3 xícaras de água e coe. Beba em seguida.
6 – Leite de arroz
Apesar de ser confundido com a famosa “água de arroz”, usada geralmente quando sofremos de diarreia, a bebida é feita, na verdade, a partir dos grãos do arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados. Dentre os seus benefícios, podemos citar:
- Não contém glúten;
- É digestivo e relaxante.
- Por ser rico em triptofano e vitaminas do complexo B, também é chamado de “semente da serenidade”, já que estas substâncias são adequadas para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso;
- Ajuda a controlar o peso, já que é pouco calórico e bastante nutritivo.
- Possui propriedades depurativas e hipotensoras;
Como fazer em casa:
Você vai precisar de 1 litro de água, 1 xícara de qualquer tipo de arroz cru e 1 pitada de sal, se achar necessário. Depois, basta misturar todos os ingredientes em uma panela ao fogo e deixar cozinhar por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, bata a mistura no liquidificador e coe o leite em uma peneira. Beba em seguida.