Infográficos Saúde

Vai usar lentes de contato? Conheça 10 mitos e verdades sobre os acessórios

Lentes de contato

As lentes de contato são sempre muito utilizadas para corrigir a visão de pessoas que possuem doenças oculares, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e até mesmo a famosa “vista cansada”, chamada cientificamente de presbiopia.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Para elas, os acessórios são uma excelente alternativa para evitar o uso dos óculos, que, além de deixarem o rosto mais carregado, também não oferecem uma visão livre de reflexos e distorções e nem mesmo uma liberdade verdadeira de movimento.

Por outro lado, há também quem utilize as lentes de contato com finalidades estéticas, optando pelas versões coloridas para mudar a cor dos olhos e dar mais charme ao visual ou até mesmo para disfarçar pequenas imperfeições, como despigmentação ou cicatrizes nas córneas.

Seja qual for a razão do uso das lentes de contato, elas podem ser mesmo consideradas como grandes aliadas de toda mulher. No entanto, são necessários cuidados específicos com os acessórios, principalmente com relação à sua utilização e conservação, para não prejudicar a sua saúde ocular.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Fique de olho nos mitos e verdades sobre as lentes de contato que nós vamos mostrar a seguir e tire todas as suas dúvidas antes de começar a usar as suas!

Lentes de contato infográfico

1. Lentes de contato são todas iguais: MITO

Assim como existem vários tipos de problemas oculares, também há diferentes tipos de lentes de contato. As principais são as versões rígida, híbrida e gelatinosa. Cada uma delas possui fabricação com materiais específicos para cada tipo de doença ocular, que devem se adequar à necessidade do usuário e esquemas de troca.

2. Lentes de contato podem ser usadas para dormir: MITO

Dormir com as lentes de contato pode prejudicar e muito a sua saúde ocular. Isso porque o material atrapalha a chegada do oxigênio através das lágrimas até a córnea, podendo ainda causar infecções por vírus, fungos, amebas ou bactérias. Por isso, antes de ir para a cama, retire os acessórios, higienize-os e guarde-os até o próximo uso no dia seguinte.

3. Quem tem astigmatismo não podem usar lentes de contato: MITO

As lentes de contato podem corrigir qualquer problema ocular atualmente, graças aos avanços tecnológicos que ajudam a estabilizar a rotação do acessório de acordo com a íris do usuário que possui o astigmatismo.

4. Lentes de contato podem causar desconforto em grávidas: VERDADE

As lágrimas são essenciais para manter o conforto do usuário de lentes de contato. Na gravidez, nota-se um desequilíbrio na composição das lágrimas, que são reduzidas por conta de uma menor quantidade de água no corpo pelo aumento de gordura.  Por isso, gestantes podem mesmo sentir algum desconforto ao usar os acessórios, causando a sensação de “olho seco” e vista embaçada.

5. Lentes de contato podem causar infecções oculares: VERDADE

Se não forem usadas de maneira adequada, as lentes de contato podem mesmo causar infecções oculares. A maioria dos casos se deve à falta de limpeza, manuseio inadequado dos acessórios (com as mãos sujas, por exemplo) e uso após o vencimento. Para evitar qualquer dano, siga as instruções do seu oftalmologista sobre o uso e manutenção das lentes.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

6. Pode aplicar maquiagem usando as lentes de contato: VERDADE

Não tem nenhum problema usar maquiagem estando com as lentes de contato. Os únicos cuidados neste sentido é que as lentes devem ser colocadas sempre antes da maquiagem e a remoção desta sempre depois de retirar os acessórios.

7. Lentes de contato ressecam com ar-condicionado: VERDADE

Os aparelhos para refrescar o ar nos ambientes podem ajudar a tirar a lubrificação dos olhos, ressecando-os e tornando o uso das lentes de contato bastante desconfortável. É por esta razão que muitos especialistas não recomendam a utilização dos acessórios em viagens de avião de mais de quatro horas, pois os aeroveículos possuem ar-condicionados bastante resfriados.

8. Lentes de contato podem se perder dentro do olho: MITO

Esse é o maior medo das pessoas que cogitam usar lentes de contato pela primeira vez. Não é verdade! A parte interior das pálpebras e anterior do olho, chamada de conjuntiva, é revestida por uma membrana transparente, que forma uma dobra que impede a movimentação da lente de contato por dentro desta região.

9. Óculos são melhores para a visão do que lentes de contato: MITO

As lentes de contato são muito mais eficazes que os óculos para corrigir a visão, uma vez que oferecem ao usuário uma maior liberdade de movimento e conforto, além de tirar os reflexos e distorções presentes na periferia das lentes dos óculos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

10. Qualquer pessoa pode usar lentes de contato: MITO

As lentes de contato são adaptáveis a maioria das pessoas, mas nem todo mundo pode utilizá-las. Pessoas com inflamações oculares, alérgicas aos materiais ou com dificuldade de lubrificação nos olhos não devem usar os acessórios.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */