Nutrição Suplementos

Levedo de cerveja: conheça os 10 benefícios deste suplemento

O levedo de cerveja ou levedura de cerveja é um fermento inativo resultante da fermentação da cevada, que dá origem a uma das bebidas mais populares do Brasil.

Mas não é apenas a bebida alcoólica que é produzida por meio do fungo Saccharomyces cerevisae Meyen. O levedo de cerveja também pode ser usado como um suplemento alimentar muito versátil, que pode ajudar a fortalecer a saúde.

Neste artigo, saiba mais sobre a composição do levedo de cerveja e conheça os benefícios de sua ingestão diária.

Composição da levedura de cerveja

Este suplemento é muito rico em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais. É fonte de vitaminas do complexo B, que são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso e ajudam no crescimento. Além disso, estão relacionadas à produção de energia.  Ajuda na cicatrização e auxilia a produção dos glóbulos vermelhos no sangue.

Geralmente as proteínas de origem animal possuem duas desvantagens: o colesterol e a gordura. O levedo de cerveja é superior neste aspecto, pois é rico em proteína e não contém esses dois componentes inconvenientes.

É usada como remédio há milhares de anos, desde os adeptos dos conhecimentos que deram origem à medicina moderna, que surgiu na antiguidade grega. Na idade média era usado por monges no tratamento de ferimentos e doenças na pele.

As leveduras são fungos ascomicetos que por sua riqueza de nutrientes é uma ótima opção nutricional para quem não se alimenta de carne.

Benefícios do Consumo de Levedura de Cerveja

  1. Seu uso é indicado para quem tem diabetes, pois o cromo presente em sua fórmula, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue;
  2. Promove a diminuição do colesterol no sangue, além de aumentar a resistência à insulina;
  3. Ajuda no tratamento de dermatites e outras infecções na pele, combatendo a acne;
  4. Fortalece os cabelos e as unhas;
  5. Aumenta a disposição, ajudando a combater a fadiga;
  6. Possui propriedades probióticas que equilibram a flora intestinal, ajudando a combater problemas como diarreia e prisão de ventre;
  7. É desintoxicante, livrando o organismo de substâncias prejuduciais;
  8. A riqueza de nutrientes presente em sua composição promove o aumento da imunidade;
  9. Contribui para o bem estar e ajuda a manter a concentração e a memória;
  10. Potencializa o ganho de massa magra para quem está fazendo musculação.

Onde comprar e como tomar

A levedura de cerveja pode ser encontrada em pó, farelo ou cápsulas que devem ser ingeridos conforme as orientações do profissional especialista e do fabricante. Quando usada em pó, deve-se começar com uma dose diária de uma colher de sopa bem rasa, pois uma superdosagem pode causar uma diarreia.

Uma boa dica é tomar a levedura de cerveja junto com suco de laranja ou limão, pois a vitamina C ajuda na absorção das vitaminas do complexo B que são abundantes neste suplemento alimentício.

É facilmente encontrado em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Atenção: crianças, gestantes e lactantes devem consultar um especialista antes de iniciar o tratamento com este suplemento

 

Se você já usa levedura de cerveja, compartilhe com a gente nos comentários os benefícios que vivenciou. Tem alguma dúvida, é só escrever.

E não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das nossas postagens e também de nossas promoções e sorteios!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */