Beleza Cabelos

Como limpar a escova de cabelo: aprenda a manter o acessório limpo e higienizado!

Limpar a escova de cabelo é um hábito que toda mulher deveria ter, afinal, uma escova suja, pode provocar danos ao couro cabeludo, arrancar cabelos e favorecer a proliferação de bactérias e fungos.

Para manter as cerdas limpas não basta apenas retirar os fios de cabelo que ficam presos, pois além deles, as escovas acumulam resíduos de produtos, sujeira e poeira deixando-as oleosas e sujas.

Quer aprender a limpar sua escova de cabelo corretamente? Então leia este post e aprenda a higienizar suas escovas passo a passo. Confira!

Como limpar a escova de cabelo

Para começar a limpeza da sua escova, é necessário retirar todos os fios de cabelo presos nas cerdas, pois a sujeira e resíduos da pele tendem a grudar nos fios.

Com a ajuda de um pente fino, retire todos os fios de cabelo presos na escova.

Mas tenha cuidado! Faça a remoção devagar, já que arrancar os fios com força pode amolecer as cerdas e danificar a escova.

Se sua escova for daquelas que tem bolinhas nas pontas das cerdas, o cuidado deve ser redobrado, pois se elas caírem, as cerdas podem machucar o couro cabeludo na próxima vez que você escovar o cabelo.

Como lavar sua escova de cabelo

p1050601

Após limpar a escova de cabelo é necessário lavá-la para eliminar a sujeira, poeira, células mortas, oleosidade e resíduos de produtos impregnados nas cerdas e base da escova.

Deixe a escova de molho em água morna com shampoo, sabão neutro ou sabonete líquido antisséptico. Se ela for de material plástico, o molho pode ser feito em um litro de água e uma colher de água sanitária, para desimpregnar a sujeira e também desinfeccionar o acessório.

Após o molho, retire a sujeira usando uma esponja macia. Se a sua escova tiver cerdas muito fechadas, com fileiras estreitas, você pode usar uma escova de dente macia ou um palito de unha para remover a sujeira.

Por fim, enxague a escova em água corrente removendo bem os resíduos do sabão ou shampoo usados na lavagem.

Deixe a escova secar naturalmente em local ventilado. Não use o secador, pois pode danificar sua escova.

Tipos específicos de escova de cabelo

escovas-de-cabelo-1399058192052_956x500

Alguns tipos específicos de escova não devem podem ser lavados ou ter contato prolongado com a água.

É o caso das escovas almofadadas ou metálicas que podem encharcar ou sofrer oxidação.

Para limpar a escova de cabelo almofadada, basta esfregar as cerdas com uma esponja ou escova de dente macia umedecida com água e sabão neutro. Depois é só deixar secar naturalmente.

Já as metálicas não podem ter contato prolongado com a água, caso contrário podem oxidar. Então, recomenda-se usar a mesma técnica usada com as escovas almofadadas, mas após a higienização é necessário enxugar bem com um pano limpo e seco.

Não há uma regra para a frequência de limpeza, mas recomenda-se limpar a escova de cabelo pelo menos uma vez por mês. Mas para facilitar o processo, você pode aderir a uma regrinha básica: sempre retirar os cabelos que ficam na escova após o uso. Isso economizará seu tempo e aumentará a durabilidade do acessório.

Você costuma limpar sua escova de cabelo com frequência? Como costuma fazer? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */