Limpeza

Como limpar tênis com pasta de dente: deixe seu tênis novinho!

Tênis é um dos tipos de calçado mais populares e utilizados que existe no planeta. Para além de serem extremamente funcionais e práticos, eles são incrivelmente confortáveis. Além do mais, podem ser usados em diferentes ocasiões, como o tênis jogging, tênis de noiva, tênis de corrida, por pessoas de todas as idades. No entanto, eles demandam uma série de cuidados, como uma limpeza periódica. Aprender como limpar tênis com pasta de dente pode ser de grande valia na higienização desse objeto.

Ao longo do tempo, intensidade e tipo de uso, o tênis vai sujando, manchando, ficando com marcas e coisas do gênero. Há várias maneiras de deixar a limpeza do seu “pisante” em dia. Contudo, na hora do aperto, nem sempre achamos um produto específico. Sendo assim, saber como limpar tênis com pasta de dente é uma tremenda mão na roda.

Que tal descobrir como limpar tênis com pasta de dente? Basta continuar lendo esse artigo!

1. A saga do tênis branco e como limpar tênis com pasta de dente

Quem possui tênis branco sabe que manter ele limpo se torna uma verdadeira saga épica. Essa tonalidade de coloração é muito bonita e combina com quase tudo, porém se suja facilmente. Tênis branco pode ficar com marcas de uso, ficar encardido e assim por diante.

Se porventura o seu tênis branco ficar encardido ou amarelado e você não conseguiu desencardi-lo ou retirar as manchas amarelas usando água sanitária, álcool, branqueadores ópticos e produtos desse tipo, pode ter a certeza que descobrir como limpar tênis com pasta de dente será a sua salvação.

Iremos explicar os procedimentos que você deverá tomar:



  • Pegue uma pasta de dente qualquer que você tenha em sua residência e aplique no tênis, espalhando bem o produto.
  • Deixe o creme dental ficar agindo por cerca de 10 minutos.
  • Logo depois, com a ajuda de uma escova de lavar roupa ou mesmo uma escova de dente velha ou ainda uma esponja, esfregue o produto no tênis.
  • Em seguida, lave o tênis como de costume.

Muitas pessoas que querem aprender como limpar tênis com pasta de dente ficam se perguntando que tipo de pasta usar, se só pode ser usada a pasta branca, azul, vermelha, enfim, não importa cor, marca ou preço.

2. Limpeza poderosa com detergente neutro e pasta de dente

Essa dica é válida também para a limpeza de tênis na cor branca, que são mais complicados de manter limpos.

Você vai precisar somente de um detergente líquido neutro, pasta de dente branca, escova, água e uma toalha branca.

Para efetuar a limpeza, pegue a escova e ponha um dada quantidade de detergente nela.  Logo em seguida, esfregue bem o tênis com a escova contendo o detergente e tire toda a espuma usando a toalha branca.

Depois, pegue a pasta de dente e aplique-a no tênis com a ajuda da escova e massageie todo o tênis com ela. Passe com delicadeza a toalha branca no referido calçado e espere secar por um tempinho.

3. Limpeza fácil com bicarbonato de sódio e creme dental

Para esse novo modo de como limpar tênis com pasta de dente, os materiais que você irá precisar são:

  • Bicarbonato de sódio (pode ser facilmente encontrado em supermercados ou farmácias);
  • Detergente líquido (pode ser neutro ou não);
  • Água;
  • Pasta de dente;
  • Escova de dente usada/velha.

Como proceder:

  1. Primeiramente, coloque um pouco de água em um recipiente.
  2. Em seguida, adicione uma certa quantidade de detergente líquido na água e também o bicarbonato de sódio, na proporção 1:1 (ou seja, uma medida de detergente para uma medida de bicarbonato).
  3. Misture tudo até adquirir uma consistência bem homogênea.
  4. Com a escova de dente, esfregue um pouco da mistura no tênis. Pode ser aplicada tanto se for na parte do pano/couro ou na da borracha.
  5. Com um pano levemente úmido, retire a substância do tênis.
  6. Esfregue um pouco de pasta de dente no tênis e depois retire com um pano seco.

4. Deixando o emborrachado do tênis limpinho e sem encardume

Materiais necessários:

  • Pasta de dente;
  • Toalha.

A parte emborrachada do tênis é uma das difíceis de manter limpa, por conta do tipo de contato que ela estabelece com o solo e afins.

Para limpar essa porção do seu calçado, tudo o que você necessita é esfregar um pouco de pasta de dente, usando o dedo mesmo, na parte emborrachada dele. Feito isso, pegue uma toalha ou menos um pano qualquer que esteja limpo e retire a pasta.

5. Retirar o amarelado do tênis com creme dental

Quem tem um tênis feito a base de couro sabe que, com o passar do tempo e do uso, ele pode ficar um pouco amarelado, ainda que você não o utilize com frequência. Muita gente já usou toda sorte de produtos e nada do amarelado sair. Contudo, com o creme dental, essas manchas amarelas vão sair rapidinho e com muita facilidade.

Eis abaixo um passo a passo minucioso de como acabar com o amarelado de uma vez por todas:

  • Passo nº1: com o seu tênis seco mesmo, aplique o creme dental com o auxílio de uma pequena escovinha;
  • Passo nº 2: esfregue vigorosamente as partes do couro que estiverem amareladas com a pasta de dente. Não é necessário molhar a escova e tampouco o tênis;
  • Passo nº3: caso queira um resultado ainda mais apurado, basta deixar o seu calçado secando ao sol por algum tempo. Se estiver com muita pressa e precisar usá-lo imediatamente, basta passar um pano com água que uma parcela expressiva da sujeira irá sair.

Aprendendo como limpar tênis com pasta de dente

Aprender como limpar tênis com pasta de dente não requer prática e nem tampouco habilidade. Você só precisa de alguns materiais simples e fáceis de encontrar e um pouquinho de paciência. Se você não tiver nenhum dos outros materiais citados aqui e tiver somente a pasta de dente é o suficiente para deixar seu tênis limpinho.

Ao contrário do que se pensa, não é obrigatório usar somente a pasta branca para essa finalidade. Você pode usar creme dental de qualquer cor. A quantidade vai variar do tamanho da área do seu tênis que você deseja limpar.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */