Beleza Pele

Limpeza de pele com mel: veja como fazer

Limpeza de pele com mel

Se você já utilizou alguns produtos naturais para limpar profundamente o seu rosto, mas não obteve os resultados esperados, não se desespere! Existe um ás na manga que deixa muita gente boquiaberta ainda: é a limpeza de pele com mel.

Sim! É possível ter o rosto limpo e saudável usando este ingrediente vindo da natureza. As receitas de máscara com o mel são fáceis de preparar, super baratas e realmente eficazes. O que poderia ter de melhor?

Mas, antes de te mostrar como fazer, vamos falar um pouquinho sobre o mel e suas propriedades cosméticas.

Por que a limpeza de pele com mel é tão recomendada?

O mel é muito mais que um ingrediente na cozinha. Em sua forma crua, possui propriedades antibacterianas e também enzimas probióticas que são benéficas para a cútis.

Graças a sua ação, reduz a inflamação, previne o aparecimento de granitos e é excelente para curar feridas, cortes e queimaduras. Além disso, se aplicado sobre a pele é uma excelente barreira que não permite a perda de hidratação.

De fato, se você rachou os lábios, espalhe uma fina camada de mel sobre eles. É um remédio melhor do que qualquer protetor labial. Mas, atenção! Não seja uma formiguinha e fique lambendo a boca!

Entre todos os benefícios, não citamos ainda o poder da limpeza de pele com mel. O ingrediente limpa suavemente a sujeira e as impurezas da superfície do rosto sem muito esforço e sem remover as gorduras naturais da flora.



Também reduz bactérias e nutre. Por isso, é excelente para todos os tipos de pele, mesmo para as mais sensíveis, com acne, rosácea ou psoríase.

O equilíbrio da oleosidade e a alta hidratação contra o ressecamento excessivo fazem do mel uma receita caseira perfeita. Então, se você notar a aparência de uma espinha, aplique-o rapidamente na inflamação para resolver o problema com mais rapidez do que imagina.

Limpeza de pele com mel

Como deve ser feito para obter a melhor eficácia

Você já pôde ter uma noção do quanto o mel é benéfico para a pele, não? Entretanto, os métodos utilizados não ajudam a remover a maquiagem durante a noite, somente preparam o rosto para a nossa rotina matinal antes da make.

Para fazer isso, você só tem que colocar nas mãos, meia colher de chá de mel e aquecê-lo entre as palmas. Em seguida, aplique suavemente uma camada fina no rosto, lave com água morna e seque com uma toalha.

Para melhores resultados, o ideal é deixar agir cerca de dez minutos como uma máscara. Se você notar o mel muito sólido, misture com um pouco de água. Além disso, não é recomendável que se aplique muito mel, senão, ele escorrerá.

Ah, e não se esqueça de prender o cabelo antes de fazer uso dessa prévia limpeza de pele com mel.

Por fim, uma boa sugestão é que você repita essa ação por pelo menos uma vez por semana. Mas, caso perceba que seu rosto reagiu bem ao tratamento, não hesite em usar mais vezes. Depois disso, você pode aplicar um tônico, se desejar.

Na limpeza de pele com mel, qual é o melhor produto para usar?

Se você se interessou pela limpeza de pele com mel, deve saber que não é qualquer tipo de mel que surtirá o efeito desejado. Opte sempre pelo mel cru, sem pasteurizar, sem filtrar, sem aquecer.

Esta forma do produto é melhor tanto para utilização cosmética quanto para comer. Quando o mel é altamente processado, torna-se um produto “morto”. Portanto, não possui as enzimas benéficas e probióticos, além de suas propriedades antibacterianas.

Você também deve lembrar que a temperatura média de uma colmeia é de 35ºC. Então esta é a temperatura ideal para que o mel não perca suas propriedades. Portanto, tente não aquecê-lo para o seu uso, do contrário, não poderá aproveitar todos os seus benefícios.

Em resumo, a limpeza de pele com mel atua como:

  • Antibacteriana;
  • Agente no equilíbrio da produção de gordura;
  • Clareador da pele;
  • Limpador profundo;
  • Esfoliante;
  • Calmante;
  • Anti-inflamatório;
  • Anti-acne;
  • Hidratante;
  • Cuidador da pele;
  • Revitalizante da pele madura;
  • Agente de alívio da queimadura solar;
  • Limpador de poros;
  • Agente de prevenção de manchas pretas;
  • Removedor de células mortas superficiais da pele.

Dicas sobre o mel

Embora o mel cru no inverno se torne menos líquido, nem pense em colocá-lo no micro-ondas. Se você fizer isso, acabará eliminando todos os seus benefícios, como dito acima. É inútil escolher o melhor mel se não pudermos aproveitar as suas propriedades.

Por esse motivo, uma boa maneira de suavizá-lo é deixá-lo no banho-maria. Ou simplesmente aqueça entre as mãos, essa é a melhor maneira de não correr riscos.

Limpeza de pele com mel

Sugestões de máscara para limpeza de pele com mel

Mel e óleo essencial

Misture em um vasilhame uma colher cheia de mel e algumas gotas de seu óleo essencial favorito. Aplique no rosto como uma máscara, fazendo massagem e movimentos circulares. Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos. Enxágue o rosto com água morna/fria.

Como melhores óleos para acompanhar as receitas de limpeza de pele com mel, pode-se destacar:

  • A árvore do chá;
  • Lavanda;
  • Hortelã;
  • Eucalipto;
  • Argan.

Mel e canela

Se sua pele costuma ser invadida por espinhas esporádicas, um ingrediente secreto que você pode acrescentar na limpeza de pele com mel é a canela.

Adicione canela suficiente ao mel para formar uma pasta e acrescente uma pitada de noz-moscada. Espalhe por todo o rosto, massageando em movimentos circulares, deixando agir de 10 a 15 minutos. Em seguida, enxágue o rosto com água morna/fria.

Mel com limão

Essa receita não é boa somente para a gripe. O limão é excelente para clarear manchas na pele. Ao longo do tempo, ajuda com manchas de sol e marcas de acne.

Para gozar de seus benefícios, misture o suco de meio limão com duas colheres de mel. Aplique em massagens com movimentos circulares, deixando a ação na pele por 15 a 20 minutos.

Mel com coco

O coco é, sem dúvidas, um dos ingredientes favoritos das mulheres. Prepare uma máscara para a limpeza de pele com mel e óleo de coco em partes iguais. Aplique massageando e deixe por 15 a 20 minutos.

Gostou de conhecer um pouco sobre a limpeza de pele com mel? Já usou? Qual foi a sua experiência? Conte para nós nos comentários.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */