Casamento

Lista de chá de panela: 25 itens que não podem faltar

Lista de chá de panela

A lista de chá de panela é o tipo de lista que não pode faltar na vida da noiva. O chá de panela é um evento bem divertido no qual a futura casadinha reúne amigas e parentes para desfrutar de momentos descontraídos e ganhar presentinhos para a casa nova.

Como é uma comemoração que acontece antes do casamento, a intenção, além da diversão, é receber itens que estão faltando para compor o novo lar do casal. Essa festa, em geral, é um dos momentos mais esperados pela noiva. Mas, para que ocorra tudo bem, são necessárias várias doses de planejamento e organização.

Brincadeiras, decoração e outros detalhes devem ser revistos com uma boa antecedência. A lista de chá de panela é um desses detalhes. Mas, o que se pode pedir? Você tem noção de como preparar essa lista?

Não se preocupe! Hoje, trouxemos dicas ótimas para você garantir um evento perfeito! Com certeza, a sua organização será um arraso, além de garantir os itens para a sua casa que não podem faltar.

O que significa chá de panela?

Segundo a tradição, o chá de panela – ou o chá de cozinha, como também é chamado – data de muitos anos atrás. Surgiu naquela época onde os pais das moças pagavam os “dotes” para casar as filhas.

Quando as noivas não tinham recursos financeiros, familiares e amigos sempre contribuíam com o que podiam. A intenção era conseguir reunir o montante total em mercadorias e espécie para que as moças pudessem ter os consentimentos para casar.

Hoje em dia, o chá de panela é basicamente uma ótima desculpa para juntar as mulheres mais próximas da noiva em comemoração. Em alguns casos, é até uma forma de distribuir os convites para quem não é tão próxima assim, mas que a noiva quer que saiba do casamento.



Como se organiza um evento de sucesso?

Quando você vai planejar essa festinha para a casa nova, uma palavra de ordem que deve ser considerada é antecedência. É de praxe que a noiva já esteja sobrecarregada com tantos compromissos que acabam envolvendo o casamento.

Sendo assim, quanto antes se preparar a lista de chá de panela e o restante do evento, melhor. É muito importante ressaltar que, independente de ser um chá de panela mais simples, há diversas etapas a serem definidas, como brincadeiras, local, comidas, entre outras.

Para que essa comemoração não acabe atrapalhando e deixando a organização do restante do casamento tumultuada, é preciso pensar em uma data estratégica.

O chá não pode ser realizado com muitos meses de antecedência, mas também não pode ser tão próximo do dia mais importante da vida em casal. O ideal é que o evento ocorra cerca de dois a três meses antecedentes à cerimônia.

O auxílio na organização também é sempre bem-vindo. Na verdade, costumeiramente quem prepara essa comemoração são outras pessoas. Em cerca de 90% dos chás, quem toma a responsabilidade da organização são as queridas madrinhas.

A noiva faz a lista de chá de panela com a ajuda das amigas ou da mãe e o restante fica por conta das madrinhas. Isso alivia e muito a pressão das coisas que tem para resolver.

No entanto, mesmo com todo o apoio recebido, é sempre bom indicar para quem for tomar conta dessa parte quem gostaria de ter no evento e como imagina que ele seja. Assim, não terá erro!

O que pedir na lista de chá de panela?

Quanto ao que pedir… Bem, é uma questão complicada. Deve-se considerar que todos os convidados já terão um gasto extra ao comparecerem no casamento: roupa, cabelo, maquiagem, entre outros itens.

Uma boa sugestão nesse sentido é que a lista de chá de panela seja básica, contendo itens úteis. Eles devem ser aqueles indispensáveis no dia a dia de uma casa, e tão somente.

Uma coisa mais importante do que as brincadeiras no chá de casa nova é a lista dos presentes. É ela quem vai parametrizar o que o casal já tem ou não. No momento da escolha do que precisa entrar nessa relação, o mais prático a se fazer é um checklist do que falta para deixar a casa “completa”.

Uma boa maneira de não errar é pedindo auxílio para a amiga ou para a mãe, que já são casadas. Elas poderão dizer o que é mesmo essencial ou não.

Atualmente, é bem comum que a noiva disponibilize a lista de chá de panela nas lojas virtuais e físicas. Não está sendo usual anotar no convite o que cada um deve levar. É mais conveniente para a convidada se dirigir até a loja ou entrar no site para casamento do casal e escolher entre os itens da lista o presente que deseja dar.

É bom ressaltar, no entanto, que não é de bom tom fazer uma lista com itens caros. Eletrônicos, eletrodomésticos e demais produtos nesse estilo precisam ser de exclusividade da lista do casamento. O preço médio dos presentes deve girar em torno de R$ 80,00 para menos.

Lista de chá de panela

Os 25 itens indispensáveis na lista de chá de panela

Logo abaixo, preparamos uma simulação de lista de chá de panela com os produtos que, em geral, são indispensáveis para todo lar. Eles seguem os usos diários e de praticidade que todos, em um momento ou outro, vão usar.

Vale a pena destacar que, como parte da tradição, os presentes pedidos são mais voltados para a área da cozinha. Entretanto, não é proibido pedir coisas para os demais ambientes da futura casa.

Veja só:

  1. Vasilhames de plástico e tupperwares de variados tamanhos;
  2. Assadeiras em vidro;
  3. Formas de pudim, bolo e quadradas;
  4. Utensílios de silicone;
  5. Leiteira e bule para café;
  6. Escorredor para macarrão;
  7. Porta-temperos e condimentos;
  8. Panos de prato;
  9. Espremedor de alho e batata;
  10. Ralador para queijo;
  11. Tábua para carne;
  12. Saca-rolhas;
  13. Jarra de sucos e água;
  14. Rodo para pia;
  15. Lixo para pia;
  16. Açucareiro;
  17. Pregadores;
  18. Escorredor para louça;
  19. Centrífuga para salada;
  20. Colher de pau;
  21. Colher de concha;
  22. Escumadeira;
  23. Porta-frio;
  24. Peneira;
  25. Descanso para panela.

Viu só? Os itens da lista de chá de panela são simples e práticos. Baseie-se nesse modelo e monte a sua. Depois disso, é só aproveitar o seu momento!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.

/* ]]> */