Beleza Cabelos

Loiro acinzentado: Dicas para apostar na trend + fotos para se inspirar!

Quer iluminar o visual, mas ainda não encontrou o seu loiro dos sonhos? Apostar na tonalidade ideal para você entre todos os tipos de loiro, dentre eles loiro mel, loiro champanhe, loiro acobreado, loiro morango, loiro dourado, entre outras opções, é uma das tarefas mais difíceis quando se decide clarear os fios.

E, pode parecer estranho, mas nem toda apaixonada por madeixas “cor de ouro” querem a nuance dourada no resultado final da sua transformação. Por outro lado, também tem aquelas mais discretas que não querem um look platinado para não chamar muita atenção após a mudança.

Nestes casos, apostar em um tom de loiro mais frio para deixar o novo visual mais sóbrio pode ser a melhor opção para uma produção com um toque sofisticado, elegante e mais natural, como é o caso do loiro acinzentado.

Depois do loiro nude, uma das trends do verão 2018, a nuance cinza confere um visual mais moderno e elegante às mulheres com atitude que querem aproveitar essa coloração para atualizar as madeixas neste outono. Até as celebridades já aderiram ao loiro acinzentado para pisar no tapete vermelho, como Hayley Williams, Taylor Swift e Elizabeth Moss.

Mas quem será que combina com ele? Ficou com vontade de apostar nesse tom? Então, fique de olho nas dicas que nós vamos mostrar a seguir para conseguir conquistar o visual acinzentado perfeito!



Quem pode apostar no loiro acinzentado?



Como a tonalidade de loiro acinzentado é mais fria e “fechada”, diferente do loiro acobreado ou amarelado, combina melhor com tons de peles e cabelos opostos à ela, ou seja, cores quentes, de base amarelada. Isso porque mantém o contraste entre as nuances e deixa o visual mais harmônico na frente do espelho.

Porém, mulheres com a tons de pele mais frios, ou seja, com fundo rosado, também podem adotar a tonalidade cinza, desde que a raiz dos fios seja preservada na cor mais escura. A dica é conservar o contraste natural, apostando apenas em mechas de nuances variadas para deixar o look mais em sintonia.

Em qualquer um desses dois casos, o mais importante é encontrar um profissional que saiba enxergar as possibilidades que podem ser conquistadas no seu tom de pele com o loiro acinzentado. Esfumar a raiz para formar um degradê com as duas cores presentes nos seus fios (natural e da coloração) é a melhor maneira de conseguir um visual mais natural, sem marcar o cabelo.

Quais as melhores técnicas para aderir ao visual cinza?

Há várias maneiras de apostar no loiro acinzentado e conseguir um look com aspecto natural, mas cheio de atitude. E o primeiro passo primordial para isso está na descoloração e coloração.

Neste sentido, há duas possibilidades: ou apostar na clareamento global, que consiste em aplicar o loiro acinzentado da raiz até as pontas do cabelo, deixando o visual monocromático e seguindo a tendência do minimalismo, que é o ideal para mulheres com cabelos escuros.

Ou você pode optar por esfumar a raiz, mantendo os fios nesta região na cor natural (escura) e ir clareando os fios gradualmente até chegar às pontas, o que pode deixar o resultado mais natural.

Em geral, a maioria dos hairstylists recomenda essa segunda técnica, combinada com outras já conhecidas entre a mulherada, como o ombré hair, balayage ou mechas californianas, para deixar um efeito mais natural nas madeixas e não causar nenhum choque na aparência.

Cuidados antes da coloração

Apesar de lindo e moderno, conseguir um visual iluminado com o loiro acinzentado não é assim tão fácil. Isso porque é preciso muita disposição e conhecimento das regras da colorimetria capilar para “acertar o ponto” da nuance, digamos assim.

No caso de quem tem cabelos escuros, essa tarefa pode ser ainda mais difícil, já que a colorimetria só consegue clarear até três tons nos fios. Será preciso investir em um bom processo de descoloração para despigmentar os fios e conquistar a tonalidade acinzentada.

Neste caso, a técnica mais recomendada é de clareamento global, ou seja, a descoloração total dos fios para só depois matizá-los e obter o resultado desejado. Faça o teste da mecha antes desse processo.

Já no caso de quem já tem cabelos loiros naturais ou coloridos, mesmo que não estejam em tons tão claros, a sugestão é investir apenas nas colorações clareadoras, como o loiro natural, para conseguir um aspecto mais bonito e saudável.

Porém, não custa nada lembrar que para ir de um loiro escuro para um claro, o ideal é fazer uma descoloração progressiva, ou seja, aos poucos. Assim, você evita maiores agressões e danos aos fios.

Também é importante saber que madeixas virgens ou já tingidas também reagem de forma diferente aos descolorantes. Por isso, a dica é conversar com um cabeleireiro de sua confiança e certificado antes de realizar o procedimento para evitar frustrações e arrependimentos no futuro, combinado?!

Sabendo disso, a primeira coisa que você precisa fazer antes de aderir ao loiro acinzentado é uma reconstrução capilar para preparar os fios para receber as químicas. Depois, é só seguir o passo a passo para pintar o cabelo de loiro acinzentado que nós vamos ensinar nos próximos parágrafos!

Como pintar o cabelo de loiro acinzentado? Veja passo a passo

O processo para pintar o cabelo de loiro acinzentado consiste em três etapas: descoloração, matização e manutenção. De antemão, sugerimos que você procure utilizar produtos da mesma marca para realizar o procedimento.

Dê preferência aos descolorantes dust-free e desmareladores. A água oxigenada pode ser do tipo estabilizada cremosa. Outra dica que você precisa ter em mente é que a de 40 volumes dá um resultado melhor, porém, danifica muito os fios. Sabendo disso, vamos às etapas para conseguir a nuance cinza e iluminar as suas madeixas:

1º passo: Descoloração

Para realizar a primeira delas, você pode ler o nosso post sobre como descolorir o cabelo em casa passo passo para conseguir a descoloração global dos fios.

2º passo: Matização

Em seguida, o próximo passo é investir na matização, que é a etapa essencial para o seu cabelo atingir o loiro acinzentado após a descoloração. Fique atenta! Muitas mulheres confundem a matização com o processo de tonalização capilar.

No entanto, enquanto a primeira tem a função de neutralizar um tom indesejado ou modificar um tom da mesma cor, a segunda serve somente para intensificar uma cor já existente nos fios.

Neste caso aqui, em especial, nós vamos fazer uma matização. Para isso, você vai precisar de um shampoo matizador, ou seja, de tonalidades roxa ou azul, para remover o aspecto amarelado/alaranjado do seu cabelo descolorido. Faça a aplicação da seguinte forma:

  • Misture 3 colheres de condicionador da cor branca com 2 colheres do shampoo matizador.
  • Depois, aplique a mistura no cabelo e massageie por, pelo menos, 3 minutos.
  • Aguarde até o matizador agir nos fios, por cerca de 7 minutos. O tempo depende muito do produto que está sendo utilizado. O ideal é ficar sempre atenta e seguir as instruções de uso na embalagem.
  • Por último, hidrate o cabelo com máscaras especializadas na recuperação dos nutrientes capilares, que são importantíssimos para cabelos quimicamente tratados.

3º passo: Manutenção

A manutenção do seu loiro acinzentado é ainda mais importante que os cuidados com o cabelo antes da realização do procedimento. Isso porque depois da descoloração e matização, os fios costumam ficar mais frágeis e quebradiços, o que pede uma maior atenção da rotina de cuidados com eles.

Por isso, o primeiro passo importante na manutenção do loiro cinza é investir em uma hidratação profunda, pelo menos a cada 15 dias, com máscaras hidratantes específicas para cabelos loiros. Se você ainda não sabe como fazer isso, pode aprender lendo esse post sobre como hidratar o cabelo corretamente.

O segundo passo é matizar o cabelo a cada 20 dias com um shampoo matizador de qualidade para manter a cor sempre viva e os fios saudáveis. Por último, tente manter uma alimentação mais saudável, incluindo alimentos ricos em vitaminas A e C no seu cardápio, que são essenciais para manter a saúde e beleza das nossas madeixas.

Esses nutrientes são capazes de manter os pigmentos dentro dos fios e dão força para que o cabelo cresça mais rápido e com mais força.

3 mandamentos para o seu loiro acinzentado ficar sempre lindo

Maquiagem

Depois de iluminar os fios com o loiro acinzentado, você vai perceber que talvez tenha que “pesar” mais na makeup para dar destaque aos traços do rosto, já que o loiro deixará seu semblante todo mais suavizado. Não tenha medo de ousar nas sombras e batons mais escuros!

Sobrancelhas

Sobrancelhas muitos escuras não combinam nadinha com o seu novo visual loiro acinzentado! Isso porque o visual pode ficar mais “pesado” e bastante artificial. Por isso, fique sempre atenta para não exagerar na pigmentação nessa região.

Looks

Se você é morena e clareou o cabelo com o loiro acinzentado, vai perceber em pouco tempo que algumas cores de roupa que você usava antes vão ficar esquisitas agora na hora de compor os looks, como é o caso do amarelo e alguns tons de bege e nude. Evite-os para deixar o visual sempre harmônico! Já no caso das loiras, as cores escuras ficarão ainda mais lindas no corpo.

Confira algumas fotos de cabelos com loiro acinzentado para se inspirar!

Sobre o autor

Raiane