Beleza Cabelos

Loiro platinado: saiba como fazer e confira dicas + 85 fotos

Há pesquisas que indicam que as mulheres com cabelos loiros fazem mais sucesso entre os homens do que as morenas. Se isso é verdade ou não, eu não sei. Mas, uma coisa é certa: os cabelos loiros jamais vão sair da cabeça da mulherada e tampouco de moda.

Loiros escuros, claros, dourados ou avermelhados… Enfim, nada disso vai deixar de ser visto pelas ruas por um bom tempo. O que pode mudar são as tendências, em que em alguma época variam entre cores mais vibrantes e em outras em tons claríssimos.

É o caso do loiro platinado, que está tomando conta da mulherada este ano e promete ser a nova tendência também em 2017. Nada mais é do que um tom de loiro puxado para o branco ou cinza, que, além de super moderno, fica bem em qualquer mulher, principalmente aquelas que adoram chamar a atenção e parar o trânsito da cidade.

Mas, calma aí! A mudança é radical e, como tudo que foge do comum, requer cuidados redobrados e, é claro, mais investimento. Se você está a fim de mudar, mas não tem muita paciência para cuidar dos cabelos ou está sem grana, talvez essa não seja uma boa ideia para você.

Ter um loiro platinado bem cuidado e de deixar queixos no chão não é uma tarefa fácil. Cuidados especiais antes e depois da coloração, bem como maiores gastos, estão inclusos no pacote. Quer saber como ter um desse sem danificar os fios e arrasar no novo look?

Vem comigo que eu te mostro como fazer e como cuidar, além de algumas dicas e fotos para você se inspirar!

Quem pode platinar os fios?

loiro-platinado

O loiro platinado pode ser feito em qualquer mulher, independente do tipo de cabelo e tom de pele. A única dica é para que antes de começar a platinar os fios, haja uma atenção especial para o tipo e cor do cabelo que será descolorido.

Se o seu cabelo é claro ou loiro, será muito mais fácil chegar ao loiro platinado, evitando a exposição excessiva aos produtos químicos utilizados para a descoloração até chegar ao tom claríssimo. Por outro lado, quem tem cabelos em tons médios ou muito escuros poderá passar por um longo e perigoso processo para chegar aos fios platinados.

Isso porque a fibra capilar pode demorar um pouco mais do que os fios claros para fixar a cor, podendo ficar mergulhada por horas e horas em produtos químicos e danificar de forma significativa os fios e deixá-los mais opacos e quebradiços.

Por isso, se você tem cabelos escuros, é bom estar ciente do que está por vir, ok? Mas, também não é necessário nenhum alarde! Cuidando bem do novo visual platinado, não tem porque você também não fazer.

Como escolher o tom ideal para a minha pele?

loiro-platinado-1

Apesar de alguns especialistas recomendarem o loiro platinado para mulheres com a pele clara ou mais rosada, várias morenas e negras ao redor do mundo já provaram que essa regra não existe ao exibir madeixas super platinadas e lindas por aí, como as beldades Rita Ora e Beyoncé.

No entanto, vale ressaltar que o bom senso é a melhor chave para um loiro platinado de sucesso e, por isso, você deve usar dele para não escolher um tom que não combina com a sua pele.

Portanto, a dica é: avalie bem o tom escolhido para platinar os fios e a cor da sua pele. Se a sua pele for amarelada, escolha um tom que não a deixe com aspecto de palidez. Se a sua pele for morena ou negra, faça o platinado em degradê para não ser muito radical e dar um “choque” indesejado no look.

Cuidados antes

Antes de apostar em fios platinados, é preciso estar atenta para alguns cuidados iniciais e básicos para fazer a descoloração. Isso porque o procedimento para deixar os cabelos claríssimos costuma ser bem agressivo, principalmente no caso de quem tem fios escuros.

Confira, a seguir, quais são eles:

Avalie o estado do seu cabelo

A descoloração para atingir o tom platinado nos fios pode ser bem agressiva e danificá-los de forma significativa. Por isso, antes de se aventurar no novo look, é preciso procurar um profissional para avaliar o estado do seu cabelo.

Se as madeixas estiverem ressecadas, quebradiças, frágeis ou tiverem passado por algum outro procedimento químico (tintura, escova progressiva, alisamento, etc.), não são boas candidatas a um loiro platinado, pois já estão com a fibra capilar sensível.

Neste caso, você deverá fazer uma série de hidratações, decapagem (retirada da pigmentação ou de outras tinturas e tonalizantes dos fios) e outros processos reconstrutores dos fios, como uma cauterização capilar, por exemplo. A dica é esperar até que os cabelos estejam totalmente saudáveis e recuperados para descolori-los com o tom platinado.

Ainda, cabelos escuros também devem passar pela decapagem para preparar os fios para a descoloração.

Faça o teste da mecha

Depois de aprovada a sua mudança de visual para o loiro platinado por um profissional, o próximo passo é fazer o teste da mecha antes de descolorir todo o cabelo. Pegue uma pequena porção de fios, de preferência próximos à nuca, e aplique a tintura com o tom que você escolheu para fazer o loiro platinado.

Assim, você poderá verificar se é realmente o tom que você quer nas madeixas e, ao mesmo tempo, verificar a reação dos fios ao procedimento; se ficarão muito danificados ou não.

Escolha o método ideal

Você poderá alcançar o tom de loiro platinado nos seus cabelos de duas formas: com pó descolorante ou tintura. Cada um desses métodos de clareamento dos fios age de uma forma nos cabelos. O primeiro clareia os cabelos – até os mais escuros – em até oito tons e de uma só vez.

Já a tintura clareia os fios em até cinco vezes, mas, no caso de cabelos muito escuros ou tingidos, podem ser necessárias mais algumas sessões até atingir o tom claríssimo. Por isso, antes de começar a descoloração, escolha o mais adequado para o estado atual do seu cabelo.

Tenha paciência

Antes de começar a descolorir os cabelos em busca do loiro platinado, é preciso saber que não dá para ficar super linda e platinada em uma só sessão no salão ou em casa. Fios claríssimos e bem cuidados requerem paciência, já que só atingirão a tonalidade de forma gradativa.

Isso porque a ideia é clarear as madeixas, mas sem prejudicar a saúde capilar. Não é à toa que o tempo de intervalo recomendado para fazer as descolorações é de, no mínimo, um mês entre cada sessão. Por isso, nada de pressa, ok? Lembre-se de que “a pressa é inimiga da perfeição” e o que você quer é um loiro platinado perfeito, certo?

Como fazer – Passo a passo

loiro-platinado-2

Embora a descoloração dos cabelos seja recomendada para ser feita por um profissional em um salão de beleza, também é possível platinar os fios e ficar linda e loira em casa.

Para isso, antes de começar a platinar os fios, é preciso prestar atenção para os métodos que devem ser usados em cada tipo de cabelo e ao estado dele, além de estar em dia com as hidratações e reconstruções capilares.

Sendo assim, a dica é fazer uma cauterização capilar pelo menos 30 ou 15 dias antes da descoloração para reconstruir a fibra capilar e deixá-la preparada para a descoloração.

Ainda, alguns minutos antes de começar o procedimento, faça uma hidratação com uma máscara de tratamento e, de preferência, misturada com algum óleo vegetal, como o de coco, por exemplo.

Feito isso, é só seguir o passo a passo que nós vamos ensinar abaixo para não errar na descoloração e ter um novo visual super platinado. Vamos lá?

Passo 1: O primeiro passo para um cabelo loiro platinado de sucesso é fazer o teste da mecha, como ensinamos anteriormente nesse artigo. Ele é ideal para saber se você poderá continuar o procedimento ou não.

Passo 2: Em seguida, prepare a mistura do pó descolorante com o ativador (ou prepare a tintura, caso você tenha comprado uma coloração pronta).

Passo 3: Divida o cabelo em mechas, com tamanho e volume proporcionais, para não deixar a coloração muito desequilibrada e áreas manchadas.

Passo 4: Comece a aplicar a descoloração nos fios. Diferente de um tingimento comum, a dica é fazer a aplicação das pontas em direção à raiz, uma vez que ela poderá descolorir muito mais rápido do que o comprimento.

Passo 5: O tempo de duração do procedimento dependerá da cor natural dos seus cabelos e do tom que quer chegar. Por isso, é preciso ficar atenta ao relógio e no seu cabelo para não deixar a coloração por tempo demais nos fios e, assim, danificá-los.

Passo 6: Enxágue os cabelos para retirar o produto dos fios. Caso não tenha atingido a cor que você queria, espere mais 15 ou 30 dias para repetir o processo. Se estiver ok, lave os cabelos com shampoo e condicionador específicos para madeixas descoloridas e hidrate com uma máscara de tratamento logo em seguida.

Passo 7: A dica para manter a saúde dos fios loiros platinados é evitar secador e chapinha. Mas, se você for daquelas que não conseguem viver sem esses dois amigos da beleza, abuse do protetor térmico antes de escovar os cabelos.

Devo descolorir as sobrancelhas?

É bem comum as mulheres que pintam os cabelos colorirem também as sobrancelhas. A técnica serve para deixar o efeito mais natural, parecendo que a cor nas madeixas está da forma como viemos ao mundo.

No entanto, o cabelo loiro platinado merece um pouco mais de atenção neste sentido. Isso porque, por ser bastante claro, pode deixar as sobrancelhas quase invisíveis, fazendo parecer que foram removidas do rosto. E não é essa a ideia, não é mesmo?

Portanto, a dica é a seguinte: se você tem sobrancelhas com pelos claros naturalmente, não há necessidade de descolori-las, pois vão combinar de forma sincronizada com o tom do cabelo. Já se você tem sobrancelhas escuras, principalmente se forem bem marcadas, é preciso dar uma leve clareada, cuidando para que elas fiquem até dois tons mais escuras que o cabelo.

Cuidados depois

loiro-platinado-7

Depois de conseguir o tom platinado nos fios loiros, é preciso seguir à risca alguns cuidados para manter a cor e a saúde dos seus cabelos. Afinal, de nada adianta uma madeixa super platinada se não estiver brilhosa, macia e saudável, não é verdade?

Por isso, fique de olho nas dicas que vamos te ensinar a seguir para não arruinar a sua mudança de visual:

Hidrate o cabelo semanalmente

Cabelos descoloridos costumam ficar com a fibra capilar muito danificada e, por isso, tendem a quebrar ou a cair se não forem cuidados de forma especial. Para evitar o ressecamento e efeito opaco, é preciso repor a água dos fios com uma hidratação profunda pelo menos uma vez por semana.

Portanto, aposte em boas máscaras de tratamento, de preferência, específicas para cabelos tingidos para dar mais brilho, maciez e saúde aos seus fios loiros platinados e passar longo do temido efeito “espigado”.

 Faça a manutenção

Para continuar arrasando no novo look, também é preciso ficar de olho na raiz dos cabelos para saber qual é o melhor momento para fazer os retoques. Como o loiro platinado tem tonalidade bem clara, os fios naturais ganham destaque de forma super rápida.

Por isso, é importante retocar a raiz a cada duas ou quatro semanas, dependendo do nível de crescimento de cada cabelo.

Abuse do shampoo desamarelador

Quem é loira sabe que este é um produto que nunca deve faltar na prateleira do banheiro. Isso porque, independente na tonalidade de loiro, as madeixas claras tendem a ficar amareladas depois do tingimento, devido aos produtos que utilizamos para cuidar dos cabelos no dia a dia ou fatores climáticos, exposição solar, cloro (no caso de quem ama dar um “tchibum” na piscina) e sal (para quem ama pegar uma praia no fim de semana), que oxidam a cor dos fios.

Por isso, para evitar o chamado efeito “gema de ovo” nos cabelos, é preciso utilizar regularmente o shampoo desamarelador e manter o tom platinado nos fios.

 Faça sempre cauterização capilar

É essencial para recuperar a proteína (queratina) perdida pelos fios durante a rotina do dia a dia e, principalmente, após o processo de descoloração para platinar os cabelos. Por isso, a dica é cauterizá-los a cada 15 ou 30 dias para reparar a saúde dos fios e deixar os cabelos mais bonitos.

10 melhores descolorantes para platinar os cabelos

loiro-platinado-1

Conquistar o loiro platinado dos sonhos não é nada fácil, como você já pôde perceber no decorrer do post de hoje. Por isso, é preciso pesquisar bem e investir nas melhores marcas para alcançar a mudança de look desejada, mas, ao mesmo tempo, sem agredir e trazer danos graves às madeixas.

Pensando nisso, nós separamos a seguir uma listinha com as melhores dicas de produtos disponíveis no mercado para você platinar os seus fios e ficar linda de parar o trânsito nas ruas. Dá só uma olhadinha!

1 – Blond me 9 + Schwarzopf

descolorante-blond-me-9-schwarzkopf

Clareia os cabelos em até nove tons em relação à cor natural. Segundo informações da empresa fabricante, o produto foi especialmente desenvolvido para descolorir cabelos naturais e até mesmo naturais. Se o seu caso é o primeiro, não se esqueça de fazer a decapagem antes de aplicar o produto.

2 – Blond Up Revlon

descolorante-blond-up-revlon

Está entre os melhores descolorantes para alcançar o tom de loiro platinado nos cabelos. O produto possui baixo teor de amônia, o que pode ser ideal para não danificar muito os fios, e uma tecnologia chamada extradescolorante, capaz de clarear as madeixas em até oito tons em relação à cor natural.

3 – Tec Italy

descolorante-tec-italy

Apesar de clarear os cabelos em menos tons (cerca de sete em e relação à cor original) que os demais acima, o Tec Italy pode fornecer uma proteção eficaz aos fios, respeitando de forma significativa a integridade do cabelo e o deixando com mais saúde.

4 – Igora Vario Blond Extra Power

descolorante-igora-vario-blond-extra-power

Este descolorante clareia os cabelos em até oito tons em relação à cor original dos fios, sendo descrito pela fabricante em sua embalagem como um produto não volátil branco, ou seja, um pó com tonalidade branca e que não desbota do cabelo com facilidade.

5 – Platinium Plus (L’oréal)

descolorante-platinum-plus-loreal

Trata-se de uma pasta descolorante que pode clarear até sete tons do seu cabelo. O produto possui uma fórmula exclusiva que pode ser utilizada em qualquer tipo de técnica para clarear os fios.

6 – Platine Precision

descolorante-platine-precision

Como o nome já diz, este é um descolorante que oferece um alto grau de precisão quando se fala em clarear os fios. Formulado especialmente para procedimentos químicos profissionais, o produto pode clarear as madeixas em até sete tons em relação à cor original.

7 – V-Light (Matrix)

descolorante-v-Light-matrix

Assim como o descolorante número 4 dessa lista, o V-Light é um produto não volátil, ou seja, que não sai do cabelo com facilidade e, ainda, traz o Panthenol em sua fórmula, uma substância essencial para manter os cabelos saudáveis, com mais brilho e maciez.

8 – Vero K-PAK Crème Lightener (Joco)

descolorante-vero-k-pak-creme-lightener-joico

Essa marca já é bem conhecida entre as mulheres que gostam de cuidar dos cabelos e, bastante ousada, descreve o produto em sua embalagem como um creme que clareia e reconstrói a fibra capilar ao mesmo tempo.

De acordo com a fabricante, é possível clarear o cabelo em até oito tons com a aplicação do produto no couro cabeludo ou fora dele, promovendo a mínima dilatação dos fios.

9 – Supermeches (Alfaparf)

descolorante-supermeches-alfaparf

Este produto promete clarear os cabelos em até oito tons em relação à cor natural dos fios. Porém, neste caso, o descolorante não deve ser utilizado em madeixas com presença de amônia, ou seja, tingidos.

10 – Cadiveu Buriti Mechas

descolorante-cadiveu-buriti-mechas

Este pó descolorante promete clarear as madeixas em até oito tons na comparação com a cor original dos fios. Com ação rápida, mas tratamento gradativo, é possível alcançar o sonho do loiro platinado de forma uniforme e regular, sem deixar manchas ou cabelos quebradiços.

Tendências de loiro platinado em 2017

Como já mencionado no início desse artigo, o loiro platinado está se tornando uma tendência de moda este ano e promete fazer ainda mais sucesso em 2017. Alguns dos tons platinados presentes na cabeça da mulherada em 2016 prometem se repetir no próximo ano. Veja abaixo quais são eles e fique antenada para o que vem por aí!

Branco

Não é o que está pensando… Você não vai ficar parecendo a vovozinha com essa tonalidade de loiro platinado. Ao contrário disso, o platinado branco é super moderno e dá um charme especial à mulher. Mas, é claro que não é qualquer uma que pode adotar o visual. Afinal, é preciso estilo e muita atitude para desfilar pelas ruas com um look tão ousado como este.

Confira algumas fotos para se inspirar!

loiro-platinado-branco

Fashion model portrait on white studio background

loiro-platinado-branco-2

loiro-platinado-branco-1

loiro-platinado-branco-3

loiro-platinado-branco-4

loiro-platinado-branco-7

loiro-platinado-branco

loiro-platinado-branco-3

loiro-platinado-branco-2

Acinzentado

Este é um dos tons mais pedidos nos salões de beleza e que devem continuar na moda em 2017. Como uma espécie de “grisalhos”, os fios tendem a ser mais puxados para o cinza, como o próprio nome já diz. É mesmo uma tonalidade moderna e linda que está se tornando uma febre, inclusive, entre celebridades.

Veja algumas fotos para se inspirar e fazer o seu!

loiro-platinado-acinzentado

loiro-platinado-acinzentado-1

loiro-platinado-acinzentado

loiro-platinado-acinzentado-6

loiro-platinado-acinzentado-4

loiro-platinado-acinzentado-5

loiro-platinado-acinzentado-7

loiro-platinado-acinzentado-1

loiro-platinado-acinzentado-2

loiro-platinado-acinzentado-9

Cabelos longos

As donas de madeixas compridas também aderiram à nova tendência de loiros platinados. O degradê claríssimo no comprimento dos fios até as pontas está super em alta atualmente e, muito provavelmente, deve estar na moda também em 2017.

Veja você tem cabelos longos e está pensando em mudar o visual aderindo ao loiro platinado, confira, a seguir, algumas fotos para se inspirar!

loiro_platinado-longo

loiro-platinado-longo-1

loiro-platinado-longo-2

loiro-platinado-longo-5

loiro-platinado-longo-7

loiro-platinado-longo-10

loiro-platinado-longo-12

loiro-platinado-longo-13

loiro-platinado-longo-6

loiro-platinado-longo

Cabelos curtos

A mulherada com cabelos curtos e platinados também promete estar na moda em 2017. Além de dar um charme todo especial ao look, ainda é bem mais fácil de cuidar do que no caso de quem cabelos longos. É claro que os cuidados serão menos importantes ou menores do que em madeixas longas, mas apenas mais fáceis de executar por conta do comprimento.

loiro_platinado-cabelo-curto

loiro-platinado-cabelo-curto-3

loiro_platinado-cabelo-curto-1

loiro-platinado-cabelo-curto-4

loiro-platinado-cabelo-curto-1

loiro-platinado-cabelo-curto-8

loiro-platinado-cabelo-curto

loiro-platinado-cabelo-curto-2

loiro-platinado-cabelo-curto-6

loiro-platinado-cabelo-curto-7

Cabelos cacheados

É claro que as cacheadas não poderiam ficar de fora da tendência de loiro platinado. No próximo ano, cachos super platinados e bem cuidados prometem deixar muita gente de queixo caído em 2017.

Leia também: Cabelos cacheados: Confira penteados, cortes e dicas para cuidar

Graças à textura de “mola” dos fios, o efeito promete ser ainda mais bonito, dando mais movimento e vida à cor.

Veja algumas lindas fotos para se inspirar!

loiro_platinado-cabelo-cacheado

loiro-platinado-cabelo-cacheado

loiro-platinado-cacheado-1

loiro-platinado-cacheado

loiro-platinado-cacheado-4

loiro-platinado-cacheado-2

loiro-platinado-cacheado

platinado-cacheado

platinado-cacheado-1

platinado-cacheado-2

Morenas e negras

Como você já leu no decorrer desse post, o cabelo loiro platinado já não é mais uma tendência restrita à mulheres com a pele clara. Ao contrário disso, essa tonalidade em peles morenas e negras fica ainda mais destacada, dando mais ousadia e estilo ao look.

Não é à toa que ela é a escolha de muitas celebridades por aí, inclusive das maiores divas da música, como Ciara e Beyoncé.

Aproveite e veja também: 17 penteados afros femininos: passo a passo

Confira, abaixo, algumas fotos para se inspirar!

loiro-platinado-morenas-e-negras-8

loiro_platinado-morenas-e-negras

loiro-platinado-morenas-e-negras

loiro-platinado-morenas-e-negras-1

loiro-platinado-morenas-e-negras-3

loiro-platinado-morenas-e-negras-4

loiro-platinado-morenas-e-negras-8

loiro-platinado-morenas-e-negras-9

loiro-platinado-morenas-e-negras-10

loiro-platinado-morenas-e-negras-11

Fotos

Confira, agora, algumas lindas fotos para se inspirar e fazer já o seu loiro platinado para arrasar neste ano e em 2017!

loiro-platinado-6

loiro-platinado-3

loiro-platinado-branco-1

loiro-platinado-5

loiro-platinado-4

loiro-platinado-morenas-e-negras-7

loiro-platinado-9

loiro-platinado-10

loiro-platinado-13

loiro-platinado-11

loiro-platinado-12

loiro-platinado-8

loiro-platinado-morenas-e-negras-5

loiro-platinado-morenas-e-negras-6

loiro-platinado-morenas-e-negras-2

loiro-platinado-14

loiro-platinado-15

loiro-platinado-17

loiro-platinado-16

loiro-platinado-18

Gostou das dicas? Compartilhe!

Até a próxima!

1 comentário

/* ]]> */