Looks Moda

Looks com vestido longo de renda: saia do comum com essas 10 ideias

Considere a elegância dos vestidos longos. Adicione a elas a sofisticação de detalhes em renda. Por fim, combine essas peças com os acessórios adequados. Resultado: looks com vestido longo de renda para você marcar presença onde quer que seja. Este artigo traz para você algumas ideias para você esbanjar seu bom gosto.

Os diferentes tipos de renda

Existem diferentes tipos de renda que podem ser aplicados a um vestido. Alguns dos mais utilizados são:

O soutache: é um tipo de renda mais pesado e com menos caimento, indicado para tecidos mais encorpados. Também pode ser usado com recortes reaplicados ao vestido. Seu material é 100% viscose.

O guipure: também conhecido como guipir, gripir ou gripier. Assim como o soutache, é um tipo de renda mais pesado, próprio para vestidos mais estruturados. A aplicação de recortes também é uma boa maneira de usá-lo. O material é de algodão (100%).

O chantilly: é o mais caro entre os tipos de renda, ideal para vestidos leves, fluidos ou com transparências. Seu nome é uma referência à região da França em que foi criado. O material pode ser composto por 80% de algodão e 20% de poliamida ou 100% poliéster.

O Alençon: uma mistura de fios finos e delicados com fios grossos e estruturados. Indicado para compor partes do vestido e não ele todo.

A italiana: uma alternativa ao chantilly, também tem um bom caimento, embora seja menos suave e delicada. Seu material é 100% poliéster.



As bordadas: com pedrarias, miçangas ou canutilhos, podem compor o vestido inteiro ou apenas a sua parte superior. O material é 70% poliéster e 30% viscose.

O tipo francês: cuidado com os nomes, pois o chantilly também é chamado de renda francesa. Esse tipo francês de que estamos falando agora não tem a leveza e a maciez do chantilly, por outro lado tem um preço mais acessível. É composto por 50% de poliamida e 50% de viscose.

O Richelieu: uma renda mais rígida, sem caimento. Ele é bordado parte em máquina, parte manualmente. Seu material é 100% viscose.

O Renascença: um rendado manual extremamente delicado, com desenhos bem definidos que lembram um pouco o guipure. De origem portuguesa, é muito popular no nordeste.

O ponto suíço: também conhecido como Point D’esprit, ainda não está entre os tipos mais procurados, mas começa a se popularizar. Mais indicado para compor detalhes do vestido.

A Lyon: uma renda que se assemelha à Alençon, porém mais leve. Sua aparência delicada se deve ao emprego de um fio fino de seda ou algodão.

Onde e como montar looks com vestido longo de renda?

Festas sofisticadas, como um casamento, são os cenários ideais para looks com vestido longo de renda. Da noiva às convidadas, passando pelas mães e pelas madrinhas, o vestido longo de renda é presença certa.

Mas também existem modelos e combinações para uso em festas mais informais, para uso na praia e para o dia a dia, seja em casa ou no trabalho.

Para as festas, aposte na cor preta, complementando com sandálias e bijuterias. As bolsas devem ser pequenas e discretas.

Para a praia ou para o dia a dia, as melhores opções estão nos modelos mais simples e confortáveis, que podem combinar com sandálias rasteiras e até com tênis, dependendo da informalidade do ambiente. As bolsas podem ser de tamanho médio.

Alguns detalhes em relação aos acessórios:

  • Se o vestido tem gola ou um decote discreto, não há necessidade de um colar.
  • Se o vestido é de manga longa ou manga 7/8, não use pulseiras.
  • Vestido com decote grande pede um colar de pedra solitária.
  • Vestidos tipo “tomara que caia” ficam bem com colares delicados no mesmo tom.
  • Ao escolher um tom metálico para os acessórios, não o misture com outros tons (não use brincos dourados com pulseiras prateadas, por exemplo).

Qual vestido de renda para o casamento?

Considere alguns fatores na escolha de looks com vestido longo de renda ideais para uma festa de casamento:

  • Existem tecidos de renda feitos a partir de diferentes fios, como a seda e o algodão (mais caros) ou a viscose e a poliamida (mais baratos).
  • Vestidos de renda se adaptam a qualquer tipo de corpo, mas para isso é preciso que ele tenha um bom caimento; o vestido deve fluir uniformemente.
  • Na escolha de cores, observe a etiqueta própria para um casamento:
    • As mães dos noivos e as convidadas devem evitar o branco;
    • As madrinhas devem evitar o branco e o preto.
  • Para combinar a cor do vestido com o tom da pele, as sugestões são:
    • Para pele de tom amarelado, escolha um vestido violeta, azul, verde, dourado ou laranja;
    • Para pele de tom rosado, as melhores opções são o vermelho, o coral, o turquesa, o violeta e o rosa;
    • Para pele de tom oliva, prefira vermelho, cinza, marrom, rosa ou azul marinho;
    • Para pele morena, são boas escolhas o azul, o laranja, o verde, o roxo, o vermelho ou o amarelo;
    • Para pele negra, as mais indicadas são o vermelho, o verde, o amarelo, o laranja e o azul.
  • Opte por acessórios mais discretos, já que as rendas devem ser o destaque no look.
  • Para um casamento diurno, modelos mais leves, em tom pastel talvez.
  • Para um casamento noturno, cores mais escuras.

 10 ideias para criar looks com vestido longo de renda

#1. É branco, mas não é de noiva

Vestido de renda branco não é mais exclusividade das noivas, mas lembre-se: não o use em festas de casamento.

#2. Um branco com mais decote e transparência

#3. Modelo casual, ideal para praia

#4. É preto, mas não é básico

#5. Fenda e transparência nas medidas certas

#6. Modelo bem descontraído

#7. Nem preto, nem branco

#8. Muito leve, quase flutuando

#9. Elegância em qualquer lugar

View this post on Instagram

#vestidolongorenda #promoçãolaboutique

A post shared by La Boutique (@laboutiquesaocarlos) on

#10. Qualquer lugar mesmo

Conclusão

Vestidos de renda são muito versáteis. Apostar em looks com vestido longo de renda sempre será uma boa escolha. Eles estão em evidência há alguns séculos, não são modismos passageiros. E sempre se adaptam a cada época, inclusive a atual.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */