Looks Moda

Looks com vestido marsala: 10 ideias que você precisa experimentar

Uma mistura de vinho, café, terra, chocolate e rosa. A cor que foi tendência em 2015, volta com força total em 2018 nos looks com vestido marsala.

Nas passarelas e revistas de moda, o que mais se vê são peças nessa cor combinadas com tons de menta ou um tom neutro e longe do rosto. Por que? Porque essas tonalidades ambíguas são simplesmente complementares.

No mundo fashion isso quer dizer que as cores se mostram opostas no círculo cromático. Esse tipo de combinação faz parecerem mais intensas, vibrantes e menos óbvias.

Embora seja uma cor elegante e sóbria, ao mesmo tempo a marsala pode se tornar monótona e “apagar” o rosto dependendo do vestido. Ficar com um semblante sem vida não é a intenção de ninguém, não é mesmo?

Tendo isso em mente, vamos comentar um pouco sobre a história por trás dessa tonalidade e sobre algumas ideias de looks com vestido marsala que ressaltarão o seu visual.

A história da cor marsala

Em 1770, uma tempestade atingiu as costas da Sicília, a grande ilha italiana. A feroz condição climática arrastou o navegador inglês John Woodhouse para se refugiar no porto de Marsala.

Lá, o comerciante tomou um gole do vinho da área e se apaixonou por ele. Tanto que começou a fazer seu próprio elixir com o mesmo nome do local que o inspirou. E assim, surgiu o tom marsala.



A sua cor vermelha intensa, com pigmentos castanhos é sublime, bem como para ser eleita como a cor de 2015 e 2018 pela Pantone. A Pantone é uma companhia norte-americana pertencente à empresa X-Rite, que tem padronizado o uso de cor em todo o mundo.

Codificado como 18-1438 no sistema de classificação, este tom vem sendo destaque em muitas coleções de grifes bem famosas e outras nem tanto.

Os estilistas dizem que o que realmente torna uma tonalidade moderna é a sua fusão com o vinho. Sutil e quente e tremendamente versátil. Graças à sua base “café” transmite estabilidade e calma. Mas ao mesmo tempo o vermelho transmite energia e força.

O marsala fica muito bom em materiais naturais como lã, couro e camurça. É uma excelente escolha para tecidos de caimento leve. Pode ser utilizado como cor única ou suplementar em vestidos, casacos e blazers; também em acessórios como lenços e chapéus.

Uma cor para o nosso tempo

Por mais de 15 anos, a Pantone escolheu a cor principal para cada ano, cada estação. Por trás dessa decisão, há um estudo abrangente da paleta cromática dominante nas artes, cinema, moda, decoração e beleza nos últimos meses.

Sob essa premissa, o marsala é uma escolha bem assertiva. Com nossas vidas em constante movimento e um clima econômico que permanece volátil, este ano houve a necessidade de desconectar. Evitar o estresse e buscar o natural, o real. Isso se refletiu na escolha de 2018.

Ideias de looks com vestido marsala que vão te favorecer

As cores que combinam com a marsala

A marsala (ou vinho, se assim preferir) é uma excelente cor para realçar a força feminina, porque é forte, mas não agressiva. É facilmente combinada com preto, ouro e prata. A cor crua é o seu melhor aliado em termos de acessórios, se você quiser dar um toque mais doce à aparência geral.

Sensual, ousada e deliciosa como o vinho que leva seu nome. Esse tom é uma cor que dá confiança e estabilidade. Simboliza a segurança e a harmonia, dois conceitos que todos estamos ansiosos para ver nos looks de vestido marsala.

Combinada com o azul marinho e, em geral, com quase todos os tons azuis, você obtém um jogo equilibrado de contraste entre tons frios e quentes.

Um vestido marsala usado com um complemento preto ou o branco, deixa o visual poderoso, trazendo o toque de elegância que toda mulher merece ter. Para conseguir aquele ar bem anos 70, basta buscar pelas estampas geométricas nas peças.

Outras cores e estampas perfeitas para os vestidos marsala

  • Tons pastéis para uma aparência romântica e vintage;
  • Tons neutros, incluindo cinza, âmbar, ocre, amarelos dourados e verdes.
  • Listras;
  • Estampas florais;
  • Hippies chiques.

Monocromia com o marsala

Looks com vestido marsala podem ser monocromáticos, combinando apenas com acessórios em cores neutras. Assim, toda a atenção será voltada para o tom principal.

A sobriedade da marsala não diminui a sensualidade das aberturas e padrões apertados, mas traz um toque de elegância que não seria alcançado com outra cor.

Combinações, de acordo com as características físicas

  • Pessoas com cabelo e olhos escuros: Elas podem usar a marsala com outros tons intensos, como chocolate e marrom mais escuro.
  • Pessoas com cabelo e olhos claros: Para aqueles com uma aparência nórdica, a marsala deve ser combinada com cores claras, como rosa bebê, azul claro e lilás.
  • Pessoas com cabelos escuros e olhos claros: Nesse caso, é melhor complementar a marsala com uma cor mais exuberante, como coral ou água-marinha.
  • Pessoas com nenhum contraste entre cabelo e olhos, mas aparência bastante homogênea em relação à sua pele, cor dos olhos e do cabelo: Aqui se pode suavizar a marsala com tons – não claros, mas pastel – que variam entre o orquídea ou cinza. O principal é não combiná-lo com cores muito brilhantes.
  • Pessoas de aparência “quente” com cabelos louros dourados ou cabelos ruivos: combinar a marsala com tons terra, laranjas, verdes quentes como musgo ou azeitona será a melhor opção.
  • Pessoas com cabelo acinzentado e platinado: Será melhor combiná-la com tons frios, como o azul ou o turquesa escuro, além do lavanda.

As 10 ideias de look com vestido marsala que você precisa experimentar

1 – Vestido longo com fenda e a parte superior em tom pérola

2 – Vestido estampado com faixas pretas e laranjas

3 – Vestido preto com detalhe marsala no busto

4 – Vestido marsala com estampa floral

5 – Vestido longo marsala com estampa floral

6 – Vestido longo marsala estampado

7 – Vestido tubinho marsala

8 – Tomara que caia marsala

9 – Plus size marsala

10 – Vestido longo marsala floral

Com todas essas combinações que mostramos, agora você não tem desculpa para não usar os looks com vestido marsala, a cor que é tendência em 2018.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */