Looks Moda

Looks com vestido ombro a ombro: 9 combinações para você copiar

Looks com vestido ombro a ombro tiveram seu ápice na Era Vitoriana. Na época, a fixação pela silhueta levava mulheres a vestirem espartilhos dolorosos para obter uma cinturinha de pilão.

Os espartilhos davam volumes aos seios e afunilavam a cintura, em um método duvidoso e prejudicial à saudade daquelas mulheres. Com o tempo, os modelos de decotes evoluíram e, conforme a moda feminina tornava-se mais contestadora, novas concepções surgiram.

Decotes menos reveladores e, sobretudo, mais confortáveis, ganhavam aos poucos o respeito da moda.

Veja também: Como usar corpete sem parecer do século XVI

Origem

Mulheres alcançaram maior autonomia sobre seu guarda-roupas e se questionaram sobre o olhar masculino sobre elas. Durante os anos setenta no Brasil, os looks com vestido ombro a ombro vieram como um furacão.

Era uma época de ascensão e crescimento da cena hippie, à mesma medida em que o vestiário cigano entrava em voga. Os hippies, valendo-se da cultura cigana e suas vestimentas, adotaram as mangas ciganinhas presentes nos looks com vestido ombro a ombro.

A febre durou até a década de 90, onde a peça foi inserida no vestuário de Babalu, interpretada por Letícia Spiller na novela Quatro por Quatro. A partir de então, o vestuário virou uma peça vigente e indispensável para as mulheres mais antenadas e contemporâneas.



Recauchutada

Após seus seus anos de glória, os looks com vestido ombro a ombro caíram no ostracismo para dar vez à outras tendências. Mas não por muito tempo. Os anos 2000 deram uma nova roupagem às peças das décadas passadas.

Aos poucos, a modernização da ciganinha reviveu em uma volta triunfal para as passarelas, celebridades e fashionistas. E é claro que o público feminino não poderia ficar de fora da nova voga. Nos últimos anos, a descontração e leveza dos anos 70 vêm reconquistando um lugar mais zen e extrovertido no guarda roupa das mulheres. De macaquinhos a calças, tamancos e looks com vestido ombro a ombro.

A bem da verdade, o decote ombro a ombro é um artigo de moda discreto, mas sensual. A peça valoriza o colo e as clavículas, apostando em uma leveza arrojada e antenada. Não é a toa que os looks com vestido ombro a ombro são os novos preferidos entre as personalidades famosas.

Como usar

A verdade é que, seja em looks com blusas ou vestido ombro a ombro, o decote ciganinha é sempre um acerto. Dos mais mais casuais e dinâmicos, aos mais sedutores e chamativos. Afinal de contas, os looks com vestido ombro a ombro não discriminam: eles abrangem das românticas às audaciosas e das clássicas às descolado. Afinal, quem não quer ostentar uma peça autentica em seu closet?!

Não há como negar: a peça é pra lá de eclética. Pode cair bem em eventos, passeios, baladas, jantares em família, barzinhos e encontros a dois. Seu tecido e caimento despreocupado caem bem com acessórios rústicos, colares longos, rasteirinhas claras ou botas de camurça.

Se sua intenção for menos casual e descontraída, busque por cores mais sóbrias, negras ou amadeiradas. Salto alto e maquiagem caprichada arrematam e sofisticam o look para a noite.

Vamos conhecer alguns exemplos da versatilidade desses looks com vestido ombro a ombro?

Elegante

Esse look com vestido ombro a ombro é destinados àquelas mulheres “vestidas para matar”. O modelo de causar inveja não passará despercebido em formaturas, casamentos ou eventos sociais e requintados.

Despojado

Esse modelo é para aquelas mulheres que priorizam o conforto sem abrir mão de se vestir bem. Com um tecido leve e solto, seus babados e amarras vazadas estilizam a simplicidade da peça. Uma ótima alternativa para o dia-a-dia de praia, feira ou passeio com as crianças.

Bordado

Esse é para as mais clássicas e  românticas. Com tecido bordado e detalhe de renda, esse vestido ombro a ombro é super feminino e cheio de classe. Sua modelagem é ideal para cerimônias de formatura e casamento.

Rendado

Os vestidos rendados tem uma sensualidade toda especial, que enfatiza os atributos naturais das mulheres. Nos looks com vestido ombro a ombro, as rendas vermelhas vêm para apimentar ainda mais. Seu tecido ornamentado inspira requinte, enquanto seu babado invoca a jovialidade e frescor da modelagem. É uma ótima pedida para as mulheres mais ousadas.

Floral

Os vestidos florais são a cara das estações mais quentes. A peça é ideal para um barzinho ou para tomar um sorvete pela cidade. Suas cores cálidas, tecidos floridos e soltinhos fazem dele uma peça-chave para o verão. Procure modelos com elástico na cintura, valorizando a silhueta sem deixar o conforto de lado.

Primaveril

Com a chegada da primavera, as cores chamativas das flores retornam para nossos guarda-roupas. E por que não estampá-las nos nossos looks do dia-a-dia? Verde, amarelo e laranja revisitam a cena em peças confortáveis e ripongas. Esse vestido ombro a ombro, com mangas largas, demonstra que o receio de misturar estampas é pura balela!

Tropical

View this post on Instagram

Ciganinha é tendência!!! ?

A post shared by Azari (@azari_oficial) on

Semelhante com o estilo primaveril, os vestidos ombro a ombro tropical investem em cores e estampas que remontam às riquezas dos países tropicais. Plantas, frutas, flores e toda flora é retratada de forma abstrata através dessas peças. Seus tons são de apaixonar à primeira vista! As estampas coloridas e “naturebas” são uma dica e tanto para os looks com vestido ombro a ombro.

Noiva

As noivas não ficam de fora dessa tendências. Os looks com vestido ombro a ombro também contemplam aquelas que planejam casar. Existem diversos decotes “ciganinha” para todos os gostos. O conceito é trazer indumentárias mais modernas e descoladas para o tradicional vestido.

Plus Size

Os looks com vestido ombro a ombro também vestem bem as mulheres plus size. Seu corte e caimento ajusta o corpo das gordinhas, realçando suas curvas de forma confortável, clássica ou moderna. Vale tudo!

Considerações finais

Existem looks com vestido ombro a ombro para todos os gostos. Corra e garanta o seu!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */