Emagrecimento

Low carb vegano: veja os alimentos permitidos na sua dieta

Existem pessoas que ganham peso com facilidade mesmo aderindo a uma dieta sem carne. Por isso, a procura pelo low carb vegano começa a ser cada vez mais constante. Saiba que é possível controlar o nível de carboidratos ao mesmo tempo em que não se come nada de origem animal!

O senso comum diz que o emagrecimento é uma consequência natural da dieta vegana. Porém, alguns fatores atrapalham a chegada neste resultado. As comidas processadas que contam com altas quantidades de trigo e açúcar estão entre eles.

Também é muito importante tomar cuidado com as quantidades! Por mais que os grãos estejam livres de gordura animal, não é indicado pegar pesado em arroz, bananas, mandiocas e farinha de trigo.

Reunimos algumas dicas de como seguir uma dieta low carb vegano sem o famoso “peso na consciência”. Desta forma, será muito mais fácil seguir as suas convicções e ainda curtir alimentos saborosos sem a preocupação com o peso!

11 dicas de alimentos para quem é low carb vegano

Abacate

Conhecido por ser um dos frutos mais nutritivos da natureza, o abacate faz com que o corpo absorve nutrientes fundamentais. Mais do que isso: ele auxilia no controle do peso e gera antioxidantes importantes para a saúde.

A procura pelo abacate também é constante no low carb vegano por conta da variedade de receitas. É possível fazer uma vitamina natural excelente, ou até usar como cobertura em outro alimento.

Tofu

Com um formato que lembra o queijo, o tofu consiste em soja fermentada. É uma das principais opções de quem procura por um lanche rápido ou mais elaborado, fugindo das opções que incrementem muitos carboidratos.



Este bloco branco possui um sabor refinado, combinado com a ausência de colesteróis e calorias. Também conta com proteínas, como cálcio e ferro, o que pode ajudar na rotina de qualquer vegano. As vitaminas A, C, e D estão presentes da composição.

Azeite e óleo de coco

Estes elementos são usados no momento de se pensar em uma fritura. Principalmente o óleo de coco, que possui cerca de 90% de ácidos graxos. Eles são retirados da prensagem da polpa da fruta.

Uma dica é usar este recurso para realizar a fritura de legumes, por exemplo. O tempurá é uma excelente receita que reúne cenoura, vagem, cebola, água e pouca farinha de trigo. A fritura é realizada em poucos segundos!

Grãos mais leves

Opções como a lentilha, o grão de bico e a ervilha são excelentes para quem busca por uma dieta low carb vegano. Oferecendo poucos carboidratos e um nível extremamente reduzido de elementos que estimulam as massas corporais, estes itens trazem energia e bem estar para a rotina.

Arroz e feijão também são muito importantes para te dar um gás nas atividades do dia-a-dia. Mas fique de olho nos exageros! Uma alimentação desregulada faz com que você continue ganhando peso mesmo abandonando a carne e outros elementos não veganos.

Folhas variadas

Alface, brócolis, couve, repolho, couve-flor, chicória e rabanete são alimentos ideais para quem está entrando em uma dieta vegana equilibrada. Eles também se destacam pela praticidade, pois só precisam ser cortados e lavados para o consumo.

Para deixar a sua refeição ainda mais interessante, use e abuse dos temperos. O azeite e o vinagre também darão um toque de qualidade em sua salada. Vale acrescentar outros elementos, como tomates, pepinos e gengibre.

Quinoa

Destaque pelo grande valor nutricional, destacado pelas presenças de ferro e proteína, a quinoa é extremamente reconhecida entre os amantes da dieta low carb vegana. Em muitos casos, ela é colocada como uma alternativa para a substituição do arroz.

Outro ponto extremamente positivo deste grão é a ausência de glúten. Este elemento é apontado por especialistas como grande vilão para quem necessita emagrecer. O alimento é ideal para quem lida com problemas de saúde como a diabetes.

Berinjela

Riquíssima em vitaminas, a berinjela é extremamente acessível para quem deseja investir na dieta low carb vegano. Dá pra pensar em uma variedade de receitas, como berinjela empanada ou lasanhas com carne de soja ou abobrinha.

Entre os elementos em destaque, podemos citas as vitaminas A, B6, B12, C e D, além da forte presença de cálcio e ferro. Outros elementos também podem te ajudar nesta missão, como a vagem.

Aveia

Excelente opção para o café da manhã, a aveia é excelente para ser consumida com frutas. Porém, as suas propriedades são responsáveis por fornecer mais energia, dispensando o excesso de carboidratos no corpo.

Outros destaques deste alimento são o aceleramento do metabolismo, auxiliando na missão do emagrecimento. Os minerais, as fibras e os antioxidantes repõem muitas das vantagens que a carne vermelha proporciona, por exemplo.

Chá de ervas

Recursos muito interessantes para a aceleração do metabolismo, os chás de ervas verdes também auxiliam o corpo em outras funções. A presença das propriedades anti-inflamatórias e flavonoides deixa o corpo muito mais resistente para encarar a rotina.

Entre as ervas mais procuradas por quem está fazendo dietas, podem ser destacados o hibisco, o boldo, a carqueija, a casca de laranja amarga e o alecrim. Também podem ser feitos chás brancos e vermelhos.

Suco detox

Um suco baseado em folhas de couve, pepinos, suco de um limão e um pouco de gengibre pode deixar a sua dieta low carb vegano muito mais interessante. Outros elementos podem ser adicionados, como talos de salsão, rodelas de abacaxi ou outras frutas.

Um pouquinho de mel vai dar um gosto especial para a sua receita. Caso não possa utilizar, opte por um açúcar mascavo ou demerara. A água de coco também deixa a sua receita muito mais saudável e saborosa. Para deixar o líquido com mais fibras, evite coar.

Cacau em pó

Base para a receita de muitos chocolates, o cacau é extremamente poderoso nas dietas de emagrecimento. Procure doces ou receitas que diminuam o consumo do açúcar e utilizem uma porcentagem considerável de cacau, alcançando os 80%.

Dessa forma, você poderá varias a sua alimentação e até pensar em sobremesas. Por mais que o açúcar possa ser consumido pelos veganos, a dica é não pegar pesado em alimentos doces.

Gostou das opções? Analise as alternativas e anote as que mais te agradam para continuar firme no low carb vegano. Agora que você já sabe que também dá para conciliar com o controle do peso, planeje a alimentação com muito carinho!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */