Infográficos Saúde

Maca peruana: o que é e quais são seus benefícios? 

Com tantos alimentos PANCs aparecendo nos meios de comunicação, você certamente já ouviu falar da Maca peruana e de seus vários benefícios. Se ainda não soube as novidades, esta é uma boa hora para saber tudo sobre este antigo alimento que faz maravilhas por sua saúde.

Pensa numa comida boa! Ok, quando a gente pensa em comida, lembra logo de um prato bem feito, cheio de especiarias, muito sal, guloseimas que alguém passou horas cozinhando. Essas coisas todas. Mas nos tempos dos antigos incas, os alimentos eram um pouquinho menos elaborados. Os alimentos eram mais crus do que hoje e mesmo o que era produzido com toques de culinária era menos extravagante do que hoje.

Veja também – Yohimbe: conheça a planta usada para combater impotência sexual

Maca peruana – O Antigo segredo da Vitalidade

Acontece que a Maca peruana é originária dos Andes, especialmente no Peru. A cordilheira, em seus pontos mais baixos e amenos, oferece quantidades razoáveis deste tubérculo, planta crucífera e parente da couve, do nabo, do repolho e da mostarda. Suas propriedades agem no corpo dando mais saúde, disposição, vitalidade e até estimulando o apetite sexual. Já ouve quem dissesse que a Maca peruana era na verdade um afrodisíaco natural.

Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas o fato é que a Maca peruana é isso e muito mais. Claro, sabendo usar.

Usada há mais de 3 mil anos e com nome científico de Lepidium meyenii a Maca peruana sempre foi mais usada para fins medicinais do que para alimentação. Mas hoje a gente sabe que o melhor remédio é prevenir.

Os fatos sobre a Maca peruana vão muito além do mero estimulante sexual. Suas propriedades atingem áreas como o sistema circulatório, contém grandes quantidades de cálcio, sendo boa para os ossos e combatendo a osteoporose, é boa para regular hormônios e os humores ou variações de humor causadas por problemas hormonais, ajuda as mulheres a terem uma menopausa mais tranquila e ainda fortalece o sistema imunológico.

Pensa que acabou? A parte da potência sexual tem muitas verdades. A começar pelo efeito positivo nos hormônios. Em seguida, a Maca peruana age também em hormônios relativos ao sexo, dá energia e ajuda a manter uma boa saúde e vitalidade. E também melhora a fertilidade, especialmente a feminina.

Boa para Corpo e Mente

Os benefícios da Maca peruana ainda são relevantes para a cabeça. Ou, melhor explicando, combatem doenças que causam degeneração mental. Desde a simples falta de memória, muito comum na velhice, até problemas mais sérios, como males relacionados à perda de funções. As temidas doenças degenerativas da mente.

E já que estamos falando de benefícios, a Maca peruana também é ótima para ajudar a combater a anemia, é boa para emagrecer e melhor ainda para diminuir os níveis de diabetes, colesterol e aumento da libido. E por falar em libido, a gente lembra do coração. Que precisa estar atento ao aumento do desejo sexual.

A Maca peruana é fonte de ômega 3, que auxilia no combate a pressão arterial alta, a famosa hipertensão, diminui o colesterol ruim (LDL) e faz muito bem ao coração. E o colesterol bom, o HDL, melhora com o uso regular da Maca.

Todos os Benefícios da Maca peruana

Então, recapitulando:

A Maca peruana é o alimento completo. Rica em coisas boas e não engorda. Pode ser usada por quem está de dieta e ainda faz bem à pele. Claro que se diminui a gordura do sangue, vai melhorar a circulação e a pele acaba mostrando essa saúde rapidamente. Então, a parte de ter uma pele mais bonita e saudável com o consumo deste alimento acaba sendo apenas efeito colateral. Gente, que efeito colateral mais show! Só falta dizer que faz bem par ao cabelo!

E os benefícios todos, ou até onde a gente sabe, da Maca peruana são os seguintes.

Maca Peruana: benefícios para a saúde [Infográfico]

  1. Ajuda a emagrecer.
  2. Combate a anemia.
  3. Trata o mal colesterol e diminui as gorduras do corpo.
  4. A melhora da saúde reflete na pele.
  5. Excelente no combate à osteoporose.
  6. Estimula o sistema imunológico em todas as idades.
  7. Bom para o coração porque contém ômega 3.
  8. Excelente para prevenir a diabetes e para combater a diabetes já instalada.
  9. Bom para a cabeça – Melhora o raciocínio e a clareza mental.
  10. Uso terapêutico para os hormônios – Equilibra os hormônios de pessoas jovens e ajuda a mulher a passar pela menopausa com mais tranquilidade e sem todos os incômodos e problemas comuns da fase.
  11. Serve bem como energético natural – Ao invés de te manter ligado, como faz o café, ajuda a melhorar sua disposição diariamente.
  12. Mais hormônios e mais libido para melhorar a atividade sexual.
  13. Afrodisíaco – ou ao menos estimulante de hormônios, fortificante e bom para a fertilidade de homens e mulheres.
  14. Ajuda a dar mais saciedade, quer dizer, acaba com aqueça fome fora de hora e produz uma sensação de bem-estar.

Um alimento que age no humor. Também, sem sentir fome o tempo todo, e sem culpa por ter comido, claro que o humor da gente só melhora!

Com tantos benefícios e resultados positivos, uma pena que não dá pra comprar este maravilhoso tubérculo na feira. Imagina só, se ao invés da batata frita a gente faz Maca peruana para acompanhar o chope. Ou se ao invés de comer chocolate, a gente pudesse fazer um docinho de Maca peruana.

Mas quem quer mesmo, sempre dá um jeito!

Se não é fácil nem barato trazer a Maca peruana dos Andes da região central do Peru para o Brasil, já existem vários complementos vitamínicos que extraem o melhor da Maca peruana e transformam todos estes nutrientes em pó. E você pode aproveitar em cápsulas, em chás, em receitas. Tudo depende do estado que você encontra.

Veja também – Disfunção erétil: causas, sintomas e tratamento

Eu mesma já comprei Maca peruana desidratada, mas soube que há suplementos de vitaminas que já vêm com todos os benefícios e tudo o que você precisa é de um copo d’água para fazer a sua dieta.

Olha que facilidade! Um gole de água e pele melhor, hormônios melhores, dieta dando certo. Hoje a Maca peruana está bem melhor do que há 3 mil anos!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.