Moda

Maiô engana mamãe: conheça o modelo e veja fotos lindas

Na história da moda brasileira, o maiô engana mamãe foi o responsável, lá pelos idos da década de 1960, por conseguir romper parte da caretice conservadora que resistia ferozmente que as mulheres usassem biquínis ou fizessem topless. O maiô engana mamãe é um meio termo que ajudou a dá mais liberdade a mulher de como expor o seu corpo:

Não é um biquíni, pois a parte da frente é coberta, busto e abdômen, mas também não pode ser considerado uma peça de roupa típica, pois as laterais têm cortes que revelam parte do corpo, podem inclusive contar com laços, e a parte de trás é idêntica a um biquíni, com um nó amarrando os flancos e exibindo a maior parte das costas.

Essa mescla de ousadia e conservadorismo fez grande sucesso no Brasil. É a versão de maiô mais recorrente ao se analisar filmes e fotos da época.

Nos dias atuais o maiô engana mamãe continua em alta, não porque seja vedado o uso de biquínis ou outros modelos que exibam maiores partes do corpo, mas pelo fato da mulherada ter percebido que esse modelo de maiô traz vantagens muito interessantes para aqueles que não estão muito a vontade com o seu corpo.

As vantagens do maiô engana mamãe

Além de ser uma peça recomendada para as que realmente não gostam de se expor muito na praia, independente da condição de seu físico, por ser uma peça que equilibra a nudez, o maiô engana mamãe também é reconhecido por ser um modelo útil para disfarçar a saliência incômoda na barriga, já que cobre a região (a depender das cores e estampas. Mais sobre nos parágrafos abaixo).

É muito usado por mulheres magras e de poucas curvas, pois dá a impressão de que teêm um corpo mais volumoso por causa dos cortes nas laterais.

Há quem não se agrade da ideia de exibir marcas de bronzeado de biquíni  no corpo, mas também não quer abrir mão do bronze em boa parte do corpo. O maiô engana mamãe resolve essa questão. Sem marca de biquínis e costas a mostra.

Outra característica favorável a esse tipo de item praiano é que não se resume apenas em ser usado na praia. Ora, qual a diferença dessa peça, na parte da frente, de um top ou de uma miniblusa? Se estiver aquele sol de rachar e for para um passeio casual, combinar uma saia ou um short já lhe deixa em bom estilo e com trajes refrescantes para fazer o seu social sem estresse.

Cuidados ao escolher o maiô engana mamãe

É preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o seu maiô engana mamãe para evitar alguns micos.

A principal preocupação deve recair quanto ao seu número. Irá perceber que algo está errado se começar a notar que a parte que fica colada a barriga estiver larga ou saindo do lugar. É um sinal claro que não é o tamanho correto para o seu corpo. Se não fizer a troca, corre o risco de acabar revelando mais do que gostaria de seu corpo. Lembre-se que irá frequentar um lugar que costuma ventar bastante.

Esse é o caso quando o maiô engana mamãe está muito grande. Mas se estiver menor do que o ideal, também não será bom negócio.

O resultado será o uso de uma peça que irá achatar o seu busto, puxar o decote para baixo. É no mínimo desagradável.

Para quem não é recomendado usar maiô engana mamãe?

É preciso atenção para com este vestuário porque não é indicado para os tipos de físico.

O maiô engana mamãe pode ser uma dor de cabeça para quem anda com uns quilinhos a mais, com gordurinhas sobrando na cintura, porque o maiô engana mamãe, apesar de ficar colado ao abdômen, se no tamanho correto, não vai conseguir garantir sustentação dos excessos, portanto, será ineficaz para esconder as sobras.

Também é pouco recomendável para as mulheres com cintura muito larga, pois ele até afina a cintura, mas dá mais destaque aos quadris.

Significa que Plus Size não podem usar o maiô engana mamãe?

Não é bem assim, ninguém é proibido de nada e se a pessoa se sente confortável com uma peça, tem todo direito de utilizar. Mas depende de cada caso um bom caimento ou não. Em algumas, podem cair melhor, outras não. A dica para as que querem curtir o visual propiciado pelo maiô engana mamãe é optar por modelos com recortes mais discretos nas laterais.

Dicas para disfarçar o sobrepeso com maiô engana mamãe

Invista em modelos com estampas, pois os traços e cores ajudam a ocultar algumas formas. Outra dica é optar por maiô engana mamãe com estampas abstratas e multicoloridas. O estilo causa efeito que atrai o primeiro olhar para a peça.

Uma boa sugestão, caso não se dê com visual muito colorido ou creia que chame atenção demais, é selecionar versões com estampas, mas que tenha fundo preto; o contraste contribui para uma ilusão de ótica que camufla o sobrepeso.

Além de verificar estampas e cores de fundo, atentar-se aos tipos de maiô engana mamãe que valorizam as suas curvas é outra medida benéfica para disfarçar os quilos a mais. No caso de privilegiar curvas, repare nos cortes nas laterais que melhor se encaixam ao seu corpo.

Modelos com listras, independente se nas verticais ou horizontais, também são ótimas opções para lidar com o problema do peso na balança.

Considerações finais

O maiô engana mamãe é uma peça de roupa histórica na moda brasileira por ter sido o responsável de dar mais liberdade as mulheres a forma de exibir seus corpos na praia, rompendo os padrões conservadores na década de 1960 que restringiam o uso de biquínis. Por ter a parte frontal coberta e aberturas nas laterais e costas, transita em pleno equilíbrio entre recato e sensualismo.

A peça ajuda a disfarçar as gorduras na região do abdome, por cobrir a área, e em causar impressão de mais volume as mulheres muito magras e de poucas curvas.

Mulheres com sobras na cintura ou de cintura muito largas devem evitar o uso da peça, com o risco de revelar mais do que gostariam na praia. O mesmo para as que não se atentarem para o número correto ao seu corpo.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de moda.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */