Pele

Manchas de sol na pele: como cuidar/eliminar?

Poucos tem conhecimento de que a pele é o maior órgão do corpo humano. Dessa maneira, é esperado que as manchas de sol na pele exijam cuidados extras no quesito saúde. Afinal, a pele está amplamente sujeita aos efeitos diários da exposição ao sol.

Como surgem as manchas de sol na pele?

Embora possa parecer inofensivo, a desconsideração com o protetor solar pode acarretar consequências sérias a curto ou longo prazo. Entre elas, se encontram as conhecidas manchas de sol na pele.

A mancha de sol na pele consiste em uma espécie de reação natural e defensiva do nosso corpo contra a agressão do sol na pele. Em outras palavras, o surgimento das manchas na pele podem ser interpretados como uma resposta do organismo às ofensivas de raios ultravioleta.   

Clinicamente conhecidas como Langerhans, as células defensivas da epiderme são encarregadas da proteção do corpo. Encontradas em abundâncias, elas surgem, ou são “acionadas”, quando um lugar mais frágil da nossa pele está em apuros.  

Isto é, quando nossa pele está nocivamente exposta, nosso organismo trabalha para que uma quantidade maior de melanina seja concentrada protetivamente.  Nessa linha de racicínio, o bronzeamento pode ser considerado uma linha de “mancha” uniforme e inteira.

Essa ação defensiva contra a agressão é creditada aos melanócitos, produtores da melanina. Os produtores de melanina  empenham para se certificar de que o efeito danoso não se repita.

Quais os principais tipos de manchas de sol na pele?

Para um tratamento efetivo, o primeiro passo é identificar o tipo de mancha. Abaixo, vamos conhecer alguns exemplos de manchas de sol na pele e suas informações respectivas:

Melanodermias

As melanodermias se enquadram em “manchas crônicas”, isto é, manchas que surgem devido a um aumento de níveis anormais na coração da pele. Essa ação é desencadeada pela absorção irregular, que infiltra a camada profunda da derme, onde se encontra a melanina.

Melasma

A melasma é uma reação comumente observada no rosto de gestantes, durante o período gestacional. O efeito ainda pode ser encontrado em mulheres que estão experimentando a menopausa.  Alguns especialistas apontam que a formação de melasma é favorecida, em algumas mulheres, por intermédio do ovário policístico. Essa espécie de mancha de sol na pele surge quando a epiderme é exposta aos raios solares. Por se tratar de uma manifestação  mais intensa, o trabalho de retirá-las tende a ser árduo.

Como prevenir as manchas de sol na pele?

  • O modo mais básico e confiável para prevenir as manchas de sol na pele é a proteção de raios UV. Isso pode ser feito cortando a exposição ao sol em horários de pino, ou seja, em horários com alta incidências ultravioleta.
  • Mesmo em ambientes fechados, como empresas, nossas peles estão expostas aos efeitos solares. Isto é, desde o momento em que o sol nasce, a pele passa a receber efeitos do sol. Portanto, para pessoas com uma pele mais vulnerável e predisposta a manchas de sol, a dica é não se expor à radiação solar de maneira horizontal.  
  • O defendente mais assegurado e aconselhado continua sendo, claro, o protetor solar. Ele configura um mecanismo defensivo e adicional ao organismo, formando uma camada de proteção sobre a pele. O uso de protetor solar deve ser um hábito cotidiano e “automático” como o hábito de escovar os dentes após as refeições.  Você sai de casa sem escovar os dentes? O mesmo deve ser empregado à utilização de protetor solar, encontrado com cor ou sem.
  • Para potencializar os métodos acima, você pode fazer uso de recursos mecânicos, bem como óculos escuros de sol e chapéus.

Em qual horário é saudável tomar sol?

Embora a exposição aos raios UV possa causar malefícios, o sol, nos horários corretos, torna-se benéfico para a saúde. Contudo, para se beneficiar de suas vitaminas e vantagens, é necessário ter certa cautela.

A crença popular nos diz que a exposição ao sol é desaconselhada das dez horas da manhã até às três horas da tarde. Afinal de contas, nesse meio tempo, a radiação UVB está a pino. O UVB, por sua vez, é um dos causadores principais de câncer de pele, e portanto deve ser evitado.

Contudo, alguns especialistas indicam que o indivíduo fique de costas aos raios de sol e faça o chamado “teste de sombra”.

Uma vez que você fica de costas ao sol, você naturalmente produz uma sombra no chão. O teste de sombra consiste em observar o tamanho da projeção; se a sombra for maior que você, a exposição ao sol está liberada. Do contrário, se a sombra projetada for do seu tamanho, é melhor se preservar do sol.

Em outros termos, embora a crença do horário esteja correta, você deve levar em conta o fuso de cada região. Por isso o teste de sombra é válido para sanar dúvidas terminantemente.

Quais cuidados tomar com as manchas de sol na pele?

Algumas medidas podem ser tomadas para tratar as manchas de sol na pele. Entre elas, podemos citar:

1) Esfoliação

O esfoliante pode ser um aliado para as manchas solares que se formam na pele. Incluí-lo na rotina de beleza e saúde tende a trazer benefícios estéticos e corretivos para as agressões na epiderme – entre elas, as manchas de sol na pele. Isso porque o esfoliante promove o renovamente celular, removendo as células mortas e atenuando a coloração das marcas de pele.  

A recomendação sugere que o produto seja utilizado de uma a duas vezes semanais. É necessário respeitar o período de descanso da pele, a fim de não causar um efeito contrário na camada de proteção. Ou seja, aguarde no mínimo quatro dias antes de repetir o processo de esfoliação.

2) Filtro solar

Ele, o queridinho da pele: o filtro solar. É importante reforçar suas vantagens para saúde, uma vez que muitos consideram o filtro solar como um capricho supérfluo. Do contrário, o filtro solar é um passo importante em sua rotina diária. O filtro não deve ser dispensado em nenhuma hipótese, pois além de prevenir doenças, previne as manchas estéticas. Se usado com uma regularidade apropriada, o produto ainda produz um clareamento espontâneo na pele, amenizando as manchas já estabelecidas.

3) Creme clareador

Além do filtro, você pode fazer uso de produtos específicos para manchas, como os clareadores de pele. Práticos e confiáveis, os ativos clareantes ajudam a uniformizar o tom e remover manchas de sol na pele.

/* ]]> */