Nutrição Saúde Suplementos

Manganês: qual sua importância? E os benefícios? Como consumir?

O manganês é um elemento químico importante para a saúde. Pode ser encontrado em alguns alimentos, sendo abundante em frutos do mar. Seu papel é decisivo para diversas atividades orgânicas. Por exemplo, sua atuação relacionada a enzimas é fundamental. Assim, este nutriente atua diretamente na regulação do sistema digestivo.

Este mineral, assim como o potássio, é muito importante para diversas atividades biológicas. Em mais um exemplo, podemos citar seu papel para o desenvolvimento dos ossos. O organismo precisa de níveis regulares do elemento, que precisam ser diariamente ingeridos.

Vamos conhecer melhor este mineral tão interessante?

Qual sua importância?

Vejamos alguns aspectos que fazem do manganês um mineral tão importante:

  • Auxilia a respiração celular;
  • É capaz de evitar câncer;
  • Regula o nível de açúcar no sangue.

Este mineral é fundamental por várias razões. Uma delas é o seu papel em atividades biológicas diárias. Um exemplo é a sua utilização em diversas atividades relacionadas a respiração celular. Assim, é fundamental para as mitocôndrias.

O mineral também é capaz de evitar câncer. Por qual motivo? Bem, este mineral realiza uma espécie de manutenção constante dos níveis de radicais livres. O objetivo é aproveitar propriedades antioxidantes de substâncias ricas em manganês, para evitar complicações.

Caso a pessoa possua algum fator de risco para o câncer, é importante que ela aumente a quantidade do elemento químico no organismo. Trata-se de um excelente mecanismo preventivo.

Assim como ocorre com os radicais livres, o manganês também regula o açúcar. O nutriente é importante para o controle desta substância no sangue. Assim, é muito importante utilizar o mineral para pessoas que possuem diabetes. Estas pessoas precisam de um nível de açúcar no sangue bastante regular, para evitar crises. Ao ingerir alimentos com grande quantidade do elemento, torna-se mais fácil realizar este controle.

Conforme ressaltamos no início do texto, a importância do manganês também está relacionada à digestão dos alimentos. São várias as enzimas que dependem deste mineral. Seu papel é decisivo. Outro sistema que depende do mineral é o sistema nervoso. O nutriente é conhecido como conhecido mineral mental. Esta denominação existe porque o elemento é importante para o cérebro.

Dada a importância do mineral, qual seria a recomendação diária de ingestão? Estudos indicam que os homens adultos devem ingerir uma quantidade de aproximadamente 2mg por dia. As mulheres por sua vez, devem consumir cerca de 1,5mg por dia.

Benefícios do manganês

O mineral é capaz de oferecer os seguintes benefícios:

  • Produção de energia;
  • Auxilia na digestão, sintetizando ácidos graxos;
  • Metabolismo de proteínas;
  • Importância para o colágeno;
  • Produção de hormônios ligados à reprodução.

Este nutriente apresenta uma influência bastante significativo na nutrição. Ele funciona na constituição de várias enzimas, além de ativar várias outras. Por meio dessas enzimas, os carboidratos são processados no organismo. O colesterol também possui seu metabolismo desenvolvido com o auxílio do manganês.

Seu papel para a melhoria da pele também merece destaque. Por apresentar propriedade antioxidante, é fundamental para retardar o envelhecimento. Cartilagem e ossos também são influenciados pelo elemento. Pessoas em fase de crescimento também devem estar com bom nível do componente no organismo. Crianças podem ser tratadas com doses do elemento, no tratamento da giardíase alérgica.

Outros benefícios do nutriente são relacionados à tireoide. O funcionamento desta glândula é muito relevante para a saúde do organismo. A saúde da tireoide influencia em um nível regular de peso, bem como outros elementos. A síntese de hormônios depende da tireoide. Existe uma relação entre o bom funcionamento da tireoide e o uso do mineral.

Para as mulheres que sofrem com os efeitos da tensão pré-menstrual, o elemento também exerce um papel importante. Assim, a variação de humor diminui. Uma suplementação desse elemento pode ser indicada por um médico de confiança.

A concentração do elemento se encontra em algumas partes do corpo, como fígado e rins.

Atenção: apesar de oferecer diversos benefícios para o organismo, o nutriente não pode ser encontrado em quantidades superiores ao considerado ideal. O mineral é considerado tóxico. Por isso, não pode ser encontrado nem em quantidades muito pequenas, nem em quantidades muito altas.

Fatores que influenciam a diminuição de manganês do organismo

Existem alguns aspectos que podem influenciar a diminuição do elemento do organismo. Um destes aspectos é a competição que existe entre vários minerais. Por exemplo, um exame que constate alta quantidade de ferro e de cobre no organismo será um indicativo negativo para o mineral tema do texto.

Por que? Porque são minerais que, de certa forma, se excluem. A alta quantidade de alguns minerais pode significar a baixa quantidade de outros deles no corpo humano.

Consequências da baixa quantidade de manganês no organismo

Organismos com baixa quantidade do elemento apresentam algumas características em comum. Vejam a lista de sintomas:

  • Perda progressiva de peso;
  • Dificuldade para que o metabolismo de carboidratos seja realizado;
  • Feridas na pele (erupções cutâneas);
  • Vômitos e problemas digestivos.

Quantidade baixas no organismo pode causar vários problemas, como, por exemplo, a visão piorada. Também podem ser encontrados outros sintomas. No caso das mulheres, a diminuição severa de manganês no organismo pode causar a  infertilidade.

Como consumir?

O manganês está presente em vários tipos de alimentos. Alguns alimentos ricos no componente são os seguintes:

Dos alimentos mais recorrentes na alimentação comum do brasileiro, certamente o feijão é aquele que oferece maior quantidade de manganês. Também pode ser encontrado com alguma facilidade em vegetais, bem como alguns tipos de frutas. Estudos também apontam para a carne. Apesar disso, na carne a sua quantidade não é tão significativa assim.

As pimentas mexicanas também possuem alto teor desse mineral, bem como de vários nutrientes que podem ser aproveitados.

Dicas para ingerir maiores quantidade desse componente

É importante estar atento, por exemplo, a alimentação. Alimentos processados tendem a ter uma quantidade menor de minérios. Normalmente, a alimentação integral possui uma quantidade maior. Em uma comparação com o alimento refinado, a diferença é significativa.

Alguns alimentos menos comuns também tem grande nível desse componente:

Várias frutas podem apresentar uma grande quantidade de manganês,  como é o caso de uvas, abacaxis e framboesas.

***

O manganês apresenta muitos benefícios, não é mesmo? Agora é hora de encontrar uma maneira de incluir o mineral na nossa dieta!

/* ]]> */