Nutrição

Manganês: sua importância e dezenas de alimentos ricos

Você sabia que o manganês exerce um papel fundamental em nosso metabolismo ósseo? Pois bem, ele é um dos responsáveis por manter saudável a nossa estrutura óssea. Além disso, ele também atua como coenzima auxiliando as atividades metabólicas do corpo.

E não para por aí, no organismo ele também traz uma série de outros benefícios para o copo humano. A lista inclui a regulação do açúcar no sangue, proteção contra algumas doenças, alívio de inflamação e síndromes da temida TPM.

Esses são apenas alguns benefícios que o manganês traz. A seguir você confere outros exemplos, bem como obter essa substância tão importante.

Em que consiste o manganês?

O manganês nada mais é que um dos minerais naturais presente em quantidades reduzidas no nosso organismo. Ele atua como um ótimo antioxidante, neutralizando os radicais livres do corpo. Dessa forma é muito importante para o bom funcionamento do cérebro, evitando distúrbios nervosos.

Vale dizer que é muito raro alguém sofrer com ausência de manganês, porém, quando ocorre isso pode trazer graves consequências, como por exemplo, enfraquecimento na função reprodutiva. Isso também pode prejudicar o metabolismo e provocar redução da densidade óssea.

Principais vantagens do manganês

Ossos saudáveis

Por ser um mineral muito importante à saúde dos ossos, seu consumo traz muitos benefícios em especial às mulheres que estão na pós-menopausa, sem contar que também pode auxiliar no tratamento da osteoporose.

Regula os níveis do açúcar

O manganês também ajuda a regular os níveis dos açúcares na corrente sanguínea, o que previne o surgimento de algumas doenças, como por exemplo a diabetes.

Além do mais, ele ainda ajuda na síntese e secreção da insulina, trazendo o gerenciamento de gotas importantes no índice de açúcar presente no sangue. Por essa razão, alimentos que possuem alta concentração de manganês são indicados para diabéticos.

Metabolismo

Outro grande benefício dele é que ajuda a estimular o metabolismo no organismo. Isso se deve às enzimas ativadas pelo manganês, pelo que também é possível manter o índice de colesterol. Ele também  é capaz de ajudar o fígado a atuar melhor.

Previne doenças

Por possuir ação antioxidante o manganês ainda combate os radicais livres do organismo, que por sua vez destroem as células, podendo auxiliar na prevenção de diferentes tipos de câncer. Também combate inflamações crônicas e entorses.

Ele ainda ajuda a aumentar os índices conhecidos como SOD, em pacientes com artrite.

Combate síndrome da SPM

O manganês também atua como um remédio da medicina alternativa que ajuda a aliviar os sintomas da TPM. De acordo com estudos, mulheres que sofrem com fortes sintomas de TPM possuem um nível baixo de vários minerais, dentre eles o manganês.

Entretanto, cada pessoa pode sentir uma variação do impacto do mineral no organismo no que diz respeito a função hormonal. Por isso é importante consultar um profissional da saúde antes de fazer um reforço suplementar à base de manganês a fim de aliviar os sintomas da TPM.

Previne crises epilépticas

Muitas vezes as crises epiléticas são causadas pelo baixo nível de manganês no organismo, entretanto ainda não se sabe qual é o mecanismo que pode desencadear as convulsões.

Por atuar como um vasodilatador muitas pessoas se beneficiam com o consumo de manganês por prevenir ataques epilépticos.

Bom para tireoide

O mineral também se mostra importante componente da tiroxina, fazendo com que a glândula tireoide funcione adequadamente. Por isso ele pode auxiliar no tratamento de várias doenças ligadas a tireoide.

Ele melhora eficiência nos órgão, eliminar quilosa e apetite. Ainda faz com que aumente a absorção de vitaminas, como a vitamina E e vitamina B, além de minerais como o magnésio.

Isso acontece porque o manganês realiza um papel importante nas reações de enzimas, bem como no uso e no sistema de absorver as vitaminas consumidas no dia a dia. Ele é um dos co-fatores versáteis nas reações de enzimas.

Digestão

Outro grande benefício do manganês é que ele ajuda na digestão, podendo ainda aliviar alguns distúrbios, como a constipação e o desconforto intestinal.

Melhora a saúde cognitiva

Os radicais livres presente no organismo podem trazer vários risco para a saúde, dentre eles o mau funcionamento cognitivo. Os antioxidantes presentes no manganês ajuda reduzir os danos provocados eventualmente por radicais livres.

O manganês também trabalha a transmissão rápida dos impulsos elétricos, acelerando a função cognitiva.

Alimentos ricos em manganês

Entendidos os benefícios, é hora de conferir onde é possível encontrar o manganês.

Frutos do Mar

Frutos do mar como mexilhões, moluscos, mariscos e ostras são ricos em manganês, entretanto, seu consumo deve ser moderado, uma vez que estes também são ricos em colesterol.

Feijão

Sabemos que o feijão é uma ótima fonte de proteína além de ser rico em manganês. Em apenas uma xícara de feijão é possível obter quase a metade de manganês que deve ser consumido por dia.

Chá verde

Outra boa opção de fonte de manganês é o chá verde, uma vez que em apenas uma xícara de chá verde possui cerca de 0,8 mg de Manganês.

Germe de trigo

No que diz respeito aos grãos integrais, o germe de trigo se tornas uma das melhores fontes de Manganês. Para se ter uma ideia, em uma xícara do grão de trigo há cerca de 1.1 mg de Manganês.

Abacaxi

Outra boa fonte de manganês é o abacaxi, sendo que em cada100g da fruta há cerca de 0,77 mg.

Nozes & outros

As nozes, bem como a castanha do pará, castanha de caju e avelã, dentre outras oleaginosas, também são ricas em manganês.

Você ainda pode encontrar o manganês em alimentos como:

  • Framboesas;
  • Uvas;
  • Feijão verde;
  • Beterraba;
  • Agrião;
  • Hortelã;
  • Morangos;
  • Mostarda;
  • Alface;
  • Frutas tropicais;
  • Cravinho;
  • Espinafre;
  • Alho poró;
  • Alho;
  • Açafrão;
  • Banana;
  • Pepino;
  • Kiwi;
  • Cenouras; e
  • Figos.

Vale lembrar que você pode encontrar as melhores fontes do manganês de forma natural e abundante no consumo de coco e verdura, uma vez que eles ajudam a maximizar a absorção desse mineral tão importante para nosso corpo.

Entretanto, mesmo trazendo inúmeros benefícios a nossa saúde, é também necessário ter cuidado com o consumo em excesso, pois é um dos três minerais que apresentam traços tóxicos no corpo.

Na prática, portanto, assim como a falta o excesso pode trazer malefícios a saúde, podendo ser até fatal em alguns casos. Jamais adote uma dieta de manganês sem recomendação médica.

Se você não fizer isso seu cabelo vai quebrar...


/* ]]> */