Nutrição Saúde

Diferença entre manteiga e margarina: Qual é melhor?

As diferenças entre manteiga e margarina nem sempre são muito claras. Na prática, são dois alimentos com valores nutricionais relativamente parecidos. A principal diferença entre manteiga e margarina é o tipo de gordura presente em cada um.

No entanto, com a imensa quantidade de opções disponíveis de manteiga e margarina no mercado, é difícil estabelecer qual é a melhor opção. Os dois produtos costumam ser utilizados para a mesma finalidade, mas o tipo de gordura é essencial para determinar qual utilização é melhor, de acordo com os objetivos de cada dieta.

Saiba tudo sobre a diferença entre manteiga e margarina:

O que é a manteiga?

A manteiga é um laticínio derivado do leite e de seus subsidiários. Ela resulta do processo de separação entre a gordura do leite e as partes líquidas. Geralmente, compra-se o produto derivado do leite de vaca, embora haja diversas variedades. Praticamente todo mamífero possui a capacidade de gerar manteiga com seu leite, desde que seja gorduroso o suficiente.

Geralmente sua coloração varia entre o branco e o amarelo mais denso. Isso depende do tipo de alimentação do animal e de sua espécie. Algo interessante sobre sua fabricação é que – como depende de um único ingrediente, pode ser ser feita em casa.

O que é margarina

A margarina não é um derivado do leite, e foi criada como um substituto para a manteiga. Embora sua origem inclua fontes animais, ela é feita de óleo vegetal, água, sal, emulsificantes e, por vezes, leite.

Ela possui um processamento maior, e é mais complicada do que a manteiga. Em função de sua fabricação mais sofisticada, não é possível fazer margarina em casa.



Conteúdo de calorias

Margarina

Em geral, a presença de calorias em manteiga e margarina é a mesma. As versões light dos dois produtos também são equivalentes. Manteiga e margarina possuem cerca de 100 calorias por colher de sopa.

Nas versões especias para redução de calorias, elas podem apresentar entre 40 e 50 calorias por colher, sem diferença real no fornecimento. Na prática, todas as calorias de ambas são vindas de gorduras – sem presença de proteínas ou carboidratos.

Comparação de gorduras

O tipo de gordura encontrada na manteiga e na margarina é o que diferencia os dois produtos. A margarina possui gorduras a base de vegetais, enquanto a manteiga utiliza a gordura do leite.

Algumas margarinas apresentam gorduras trans, que é um tipo de gordura hidrogenada que oferece riscos para a saúde do coração. No Brasil, no entanto, há a eliminação da gordura hidrogenada nos alimentos, o que diminui este problema nas margarina. No entanto, algumas gorduras saturadas ainda estão presentes na margarina. A manteiga, por outro lada, apresenta triglicerídios moderados, que são gorduras saturadas que atuam razoavelmente bem no organismo. O excesso deste tipo de gordura, no entanto, favorece o aumento do colesterol no sangue, o que é razoavelmente prejudicial.

Leia também: Glúten faz mal? Saiba tudo sobre a proteína

Qual é mais saudável?

A grande variedade de tipos de manteiga e margarina fazem a definição sobre qual dos dois produtos é mais saudável difícil. Em geral, manteiga que utilizem laticínios mais leves costumam ser mais benéficos para a saúde.

No entanto, quem apresenta condições especiais de saúde (como predisposição a doenças cardíacas) pode beneficiar-se da margarina. Por isso, é importante contar com o auxílio profissional para fazer a melhor escolha.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Pedro Henrique Ferreira Mendes

/* ]]> */