Beleza Cabelos

Manteiga vegetal para cabelo: saiba os benefícios e como usar

Após décadas do uso de produtos e cosméticos industrializados, buscar alternativas mais naturais para substituí-los na rotina não é mais “coisa de hippie”. E, além da mudança no cardápio e nos cuidados com a saúde, as receitas da vovó passaram a compor também a penteadeira das vaidosas que amam cuidar do cabelo.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Por isso, depois das hidratações caseiras que você já aprendeu aqui no blog, a boa da vez é apostar na nutrição dos fios a partir de ingredientes encontrados na natureza, como é o caso da manteiga vegetal. Depois dos óleos para cabelo, a manteiga vegetal é um dos produtos mais usados na etapa de nutrição do cronograma capilar, já que ajuda na reposição da oleosidade dos fios, principalmente no caso de cabelos muito ressecados, como os cacheados e crespos.

Mas, afinal, por que usar manteiga vegetal no cabelo? Simples! Todos os dias, as nossas madeixas sofrem diversos danos causados por agentes externos, como poluição, poeira, sol, vento, umidade, sal, cloro, secador, chapinha, processos químicos, entre outros, que podem fazer com a fibra capilar perca nutrientes, lipídios, vitaminas, umidade (água) e, também, a oleosidade natural do que sai do couro cabeludo e é distribuída pelo comprimento e pontas dos fios.

Daí, o jeito é incluir tratamentos nutritivos nos cuidados com o cabelo para repor essa oleosidade perdida no decorrer dos dias, o que pode ser feito facilmente com a manteiga vegetal. Esse produtinho contém propriedades emolientes que oferecem uma nutrição completa e de longa duração nos fios, além de alinhá-los e conferir um brilho extremo, combater o frizz e as pontas duplas, fortalecer a fibra capilar, tornando-a mais forte e resistente à quebra e queda. Tudo isso sem contar aquele empurrãozinho para ajudar no crescimento do cabelo, hein?!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Quer saber como usar manteiga vegetal no cabelo para obter todos esses benefícios? Então, me acompanhe nos próximos parágrafos que eu te mostro dicas + passo a passo para aplicar o produtinho nos seus fios!

O que é manteiga vegetal?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

manteiga vegetal nada mais é que um produto extraído das sementes de vegetais, que, até chegar às lojas de produtos naturais, passa por vários processos até que esses ingredientes transformem-se em manteigas 100% puras, ou seja, sem a adição de nenhum componente. O nome manteiga tem referência em sua textura, que se trata de uma pasta sólida semelhante às manteigas tradicionais, capaz de derreter facilmente quando aquecidas ou pelo simples toque das nossas mãos.

A principal diferença entre o uso desse produtinho em relação ao óleo vegetal é a sua consistência, mais pastosa, que penetra melhor na fibra capilar e, portanto, oferece uma nutrição mais intensa e facilita o desembarace do cabelo, dois pontos positivos para as donas de fios cacheados e crespos.

Em geral, esses dois ingredientes são bastante utilizados na etapa de nutrição do cronograma capilar, que é justamente indicada para devolver a oleosidade natural perdida pelos fios no dia a dia. Por outro lado, tanto o óleo quanto a manteiga vegetal podem ser usados também na umectação do cabelo, aplicando-os durante a noite e enxaguando os fios apenas no dia seguinte.

Há, ainda, vaidosas que prefiram usar a manteiga para potencializar a máscara de hidratação, mas tudo isso eu vou falar melhor mais à frente…

Quem pode usar?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Por conta do seu alto poder emoliente, muitas pessoas acham que a manteiga vegetal pode ser usada apenas por mulheres que tenham cabelos cacheados ou crespos. Apesar desses tipos capilares possuírem fios mais ressecados, por conta do formato encaracolado que não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até o comprimento e pontas, o fato é que qualquer cabelo que esteja ressecado pode apostar nesse produtinho para melhorar a nutrição dos fios e eliminar danos à fibra capilar, como frizz, pontas duplas, falta de brilho e o aspecto quebradiço.

Cabelos quimicamente tratados, coloridos e em transição capilar são alguns dos que podem apostar na manteiga vegetal para potencializar os cuidados com os fios e combater o ressecamento.

Benefícios

A manteiga vegetal é rica em vitaminas altamente nutritivas e pode ser encontrada a partir de diferentes ingredientes no mercado beauté, o que deve aumentar o leque de benefícios desse produto. Porém, é possível notar alguns efeitos comuns em cada uma delas, independente da que você escolher para comprar:

  • Reduz o frizz;
  • Fortalece os fios;
  • Repõe a cadeia lipídica do interior dos fios;
  • Recupera a oleosidade natural do cabelo;
  • Evita pontas duplas;
  • Alinha os fios e oferece mais brilho ao cabelo;
  • Combate a queda e quebra dos fios, facilitando o seu crescimento.

Tipos de manteiga vegetal para cabelo




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Como eu falei anteriormente, existem vários tipos de manteiga vegetal para usar no cabelo, cada uma com propriedades e benefícios diferentes. Confira, a seguir, as principais delas:

Manteiga de Karité: Retirada do fruto da árvore karité – daí, o nome – e rica em ácidos graxos e por tocoferóis, esteroides, triterpenos e hidrocarbonetos, essa manteiga tem o papel fundamental de fornecer mais brilho e maciez aos cabelos, combatendo o ressecamento e tornando os fios mais maleáveis. Além disso, por conter também ácido cinâmico em sua composição, o produto atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção dos cabelos contra os raios solares.

Manteiga de cupuaçu: Rica em fósforo, ferro e proteínas, como o próprio nome já entrega, essa manteiga é retirada do cupuaçu, uma das riquezas brasileiras encontradas na nossa Amazônia. Esse ingrediente possui alta capacidade de absorção de água e, por isso, pode ajudar a deixar os cabelos mais hidratados, selando as cutículas, dando fim às pontas duplas e devolvendo o brilho aos fios.

Manteiga de cacau:Com excelente concentração de polifenois, pigmentos naturais com propriedades antioxidantes, esse produtinho feito do cacau pode ajudar a prevenir o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres causadores do envelhecimento. Portanto, pode-se dizer que a manteiga, quando aplicada no cabelo, pode regenerar a fibra capilar, tornando-a mais macia e maleável.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Manteiga de murumuru: Obtida a partir da palmeira de murumuru, outro “ouro” encontrado na Amazônia, essa manteiga contém ácidos graxos em sua composição, que promovem uma ação antioxidante, hidratante e nutritiva, ajudando a nutrir fios quebradiços e sem vida, especialmente aqueles quimicamente tratados, controlando o volume e tornando-os mais flexíveis e macios.

Manteiga de ucuúba: Mais uma da série de produtos retirados de plantas de origem amazônica, a manteiga de ucuúba possui propriedades hidratantes e regeneradora, que atuam na restauração de cabelos danificados, sejam estes por conta de agentes externos naturais, como vento, poluição, sol, umidade, etc., ou químicos e mecânicos, como secador, chapinha, tinturas e alisamentos.

Como usar manteiga vegetal no cabelo? Veja passo a passo

Por se tratar de um produto bastante versátil, a manteiga vegetal pode ser usada de duas maneiras diferentes:

Na umectação capilar

Quando aquecida, a manteiga vegetal vira um óleo que pode ser aplicado no cabelo à noite e enxaguado apenas no dia seguinte, tratamento que chamamos de umectação capilar. Para isso, você pode levar o produto para aquecer em banho-maria ou por alguns segundos no microondas. Em seguida, basta aplicar a manteiga derretida nos cabelos já limpos e secos. Você pode deixá-la agir por duas horas ou, como eu já falei, uma noite inteira.

Misturada à máscaras de nutrição ou hidratação

Depois de derreter a manteiga vegetal, com as dicas que eu ensinei anteriormente, você também tem a opção de misturá-la a uma máscara de tratamento que você tenha em casa, seja de hidratação ou nutrição. A quantidade recomendada de apenas uma colher (sopa) para ajudar a potencializar a ação das propriedades emolientes desses produtos.

Quantas vezes posso usar o produto nos fios?

O ideal é usá-la a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo da necessidade.Vale lembrar que o cabelo deve estar realmente precisando do tratamento nutritivo com esse produto, pois, caso contrário, pode deixar os fios muito “pesados”.

Onde comprar?

A manteiga vegetal pode ser encontrada em diferentes versões em qualquer loja, feira ou mercado de produtos naturais, de preferência, especializados em cosméticos e produtos de beleza naturais, inclusive pela internet. A dica para acertar na escolha do seu produto é cuidar para que ele seja 100% vegetal, ou seja, sem a adição de conservantes e derivados do petróleo em sua composição. Pintou a dúvida, leia sempre o rótulo!

E aí? Gostou de saber mais sobre a manteiga vegetal? Conhece alguém que também gostaria de ler esse artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Até a próxima…

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */