Casamento Looks Moda

Mantilha de noivas: as melhores dicas e ideias para você escolher

Mantilha de noivas

Após ter feita a escolha do seu vestido, que geralmente é uma das coisas que a noiva mais leva tempo para pensar, escolher, provar, ajustar e usar, após ter feita a escolha do penteado ideal para a noite mais feliz da sua vida, após escolher com muito cuidado o local e horário da realização da cerimônia, é hora de escolher o tipo de véu que irá combinar com tudo isso que já vem sendo planejado por você durante alguns dias (ou, dependendo de alguns casos, alguns meses). O assunto de hoje é a mantilha de noivas.

A mantilha de noivas tem sua origem na Espanha. Antigamente era um apetrecho usado pelas mulheres em diversas cerimonias e eventos, como danças de origem espanhola, touradas e eventos ligados à religião. Era o véu oficial das noivas nos casamentos, e foi perdendo a sua fama com a inclusão de diversos outros tipos de véu.

O uso da mantilha na Espanha tinha um significado muito importante. Geralmente as noivas usavam as mantilhas de noivas usadas por suas mães no dia de seu casamento. Isso significava que a mãe estava abençoando aquela união e ao mesmo tempo simbolizava o desejo que a mãe passava para sua filha de felicidade em seu casamento, assim como havia sido no seu.

Existem diversos artigos nos mais variados blogs especializados em casamento, mostrando a diferença entre todos os tipos de véus que estão à disposição no mercado para a escolha da noiva.

Nesse artigo, iremos tentar ajudar você a se decidir sobre qual acessório a ser utilizado nesse dia que marcará a sua vida.

Daremos aqui algumas dicas de usabilidade para a mantilha de noivas, um tipo de véu muito usado por noivas mais clássicas e tradicionais, porém que tenham uma fisionomia forte e que querem explorar esse lado mais feminino.

Mantilha de noivas

Escolher véu ou mantilha de noivas?

Essa é uma das dúvidas mais comuns das noivas quando o assunto é escolher o acessório ideal para o seu penteado. Essa duvida aparece, pois muitas noivas tem dificuldade em diferenciar o que é um véu e o que é uma mantilha. E é muito normal surgir essa dúvida, pois, a diferença entre um e outro é mínima.

O véu geralmente é confeccionado com tecidos leves, como o tule, justamente para dar um movimento mais natural conforme os movimentos da noiva, fazendo com que não fique algo muito mecânico. O véu pode ter diversos tipos de comprimento (curto, médio ou longo).

A mantilha costuma ser um acessório muito semelhante ao véu, porém, ele geralmente é um pouco mais pesado, devido às aplicações de renda, bordado ou até mesmo na maioria dos casos em pedraria. Por esse motivo, costuma ser presa o mais próximo possível do rosto da noiva, para que a mesma tenha um efeito de moldura.

Quando uso a mantilha de noivas e quando uso o véu simples?

Assim como os demais tipos de véu, não existe uma regra certa para a escolha de um ou de outro. O conjunto do todo é o que vai definir a tendência que se tem para o véu ou para a mantilha de noivas. Tudo deve caminhar na mais perfeita harmonia: vestido, penteado, véu e local da cerimônia.

Qual local de cerimônia apropriado para o uso da mantilha de noivas?

Por ser um tipo de véu com um comprimento bem longo, é mais recomendado (lembre-se que isso não é regra) que seja escolhido quando a cerimonia acontecer em lugares fechados e de preferencia onde a nave da igreja seja relativamente comprida, de modo que, quando a noiva passar, possa ser admirado por todos os convidados.

Locais abertos pedem que o tipo de véu escolhido seja mais curto, como por exemplo, o próprio véu em tamanho aproximadamente na altura dos ombros, bem como também o voilette, que é uma ótima opção para cerimonias em campos, praias e sítios, por exemplo.

Se o horário da cerimonia for durante o dia, prefira mantilhas com detalhes em bordado e rendas. Já se for à noite, abuse nas pedrarias, brilhantes e adornos que tenham esse efeito de brilho.

Mantilha de noivas

Dicas para o uso do véu e da mantilha de noivas

  •  Quando utilizar vestidos um pouco mais trabalhados nos detalhes, como por exemplo, pedrarias e bordados, escolha usar em combinação um véu liso, para que a harmonia dos dois. Evite o uso da mantilha de noivas, pois a mesma pode esconder toda a beleza do seu vestido.
  • O uso da mantilha de noivas deve ser preferencialmente escolhida quando o vestido com tecido de rendas, isso faz com que o look da noiva seja mais tradicional e clássica.
  • Se você quer que seu look seja mais alongado, prefira o uso de véu mais comprido. Ele é indicado para noivas que tenham estatura baixa ou que são um pouco mais gordinhas.
  • Sempre que você escolher o véu longo, que o mesmo seja maior que a cauda do seu vestido.
  • Se existir dúvidas no uso do véu ou da mantilha de noivas, use sempre a regrinha básica de procurar ajuda de profissionais especializados no assunto. Eles, mais que ninguém são pessoas extremamente capacitadas para lhe ajudar a escolher a melhor opção.

Lembrando que a vontade e o bom gosto sempre sobrepõe a qualquer dica, por isso, se você se sente bem com o vestido escolhido, com o acessório escolhido e com o penteado escolhido, seja feliz e siga em frente. O casamento é seu e é o seu dia.

Diante de tudo o que vimos aqui sobre as mantilhas para noivas, espero que possa ter ajudado um pouco você nessa tarefa tão difícil que é a escolha do seu véu. É uma ótima opção para experimentar durante a sua prova de vestido, pode ser que nunca tenha passado por sua cabeça a utilização de um acessório como esse, mas ao provar o vestido e colocando a mantilha de noivas sobre a cabeça, sua ideia pode mudar, vendo que a beleza desse véu pode transformar o seu visual, tornando-a ainda mais elegante e bela.

Mantilha de noivas

Mantilha de noivas

Mantilha de noivas

Mantilha de noivas

Mantilha de noivas

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */