Pele

Mãos descascando: o que pode ser? saiba tudo aqui!

Mãos descascando

Ter as mãos descascando, apesar de ser uma condição comum é um indicativo de que algo não vai bem. Isso ocorre devido a alguns fatores como, uso de produtos que agridem a pele, genética, alergias e até alguns hábitos.

A descamação da pele também pode ser um sinal de que a pele sofreu danos diretos, como queimaduras solares ou infecções, ao mesmo tempo que pode ser um distúrbio do sistema imunológico ou outra doença.

Continue a leitura para descobrir as causas das mãos descascando e alguns cuidados para amenizar este sintoma.

Mãos descascando: o que pode ser?

Mãos descascando


Nossa pele está constantemente exposta a elementos que podem causar irritação e danos, como por exemplo, ação do sol, secura, vento, calor, umidade excessiva e, tudo isso pode levar à descamação da pele. Confira a seguir:

Veja também:

Lavar a mão em excesso

Uma pele seca é mais propensa a soltar a camada superior da pele. E uma pele seca ou ressecada normalmente é causada pela lavagem excessiva das mãos com sabão.


Embora a lavagem das mãos seja recomendada para evitar a proliferação de bactérias nocivas, o uso de sabão remove os óleos naturais protetores da pele.

Isso porque quando a oleosidade é eliminada, a pele não consegue mais produzir umidade, dando origem assim à famosa “dermatite de sabão”.

Clima seco

Épocas muito secas do ano também levam ao ressecamento da pele que ocasiona muitas vezes a descamação. É muito comum principalmente no inverno, que a pele da mão raramente é coberta e sempre está exposta a um clima seco e frio.

Queimaduras de sol

Geralmente ocorre quando pegamos sol em excesso sem proteção solar, a pele da mão fica sensível, vermelha e ardendo antes de começar a descamar. Sim, isso não acontece só nas costas e rosto, viu meninas?!

Produtos químicos

O uso de alguns produtos químicos em excesso, mesmo que caseiros, podem ocasionar a descamação da pele, principalmente mãos sensíveis.

Os principais produtos que levam à descamação são sabão em pó e desinfetantes.

Outros produtos químicos também contém solventes que podem levar à irritação da pele ou deixá-la ressecada.

Doenças que deixam a mão descamando

Mãos descascando

Algumas condições médicas também podem fazer com que sua mão fique descascando, são elas: reações alérgicas, infecções bacterianas e fúngicas, distúrbios do sistema imunológico, tratamento de câncer e doenças genéticas.

Eczema na mão

Essa condição afeta apenas 10% da população mundial, portanto é considerada rara. O problema pode ser desencadeado por fatores genéticos ou ao entrar em contato com um alérgeno ou um irritante.

Pessoas que trabalham com produtos químicos também são mais propensas a desenvolverem um eczema na mão.

Ceratólise esfoliativa

A ceratólise esfoliativa é uma condição da pele que leva à descamação, principalmente na região das mãos. Podem causar algumas bolhas nas pontas dos dedos que quando estouram deixam os dedos descascando. As áreas afetadas podem ficar vermelhas, secas e rachadas, mas geralmente não coçam.

Embora a causa ainda seja desconhecida, a ceratólise esfoliativa se agrava quando a mão entra em contato com substâncias irritantes, como sabão em pó, detergente e solventes.

Psoríase

É uma doença de pele que causa manchas avermelhadas e inflamadas nos locais atingidos. É muito comum nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região da lombar, pontas dos dedos, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo, principalmente nas mãos.

A psoríase é uma doença autoimune, ou seja, ataca diretamente as células saudáveis da pele, não sendo contagiosa.

Por fim, a dermatite de contato

Mãos descascando

A dermatite de contato é uma condição alérgica e ocorre quando a pessoa encosta ou entra em contato com algum elemento que tem alergia.

Como por exemplo, se alguém tem alergia ao níquel, a pele pode ficar irritada, rachar ou descascar ao utilizar pulseiras, anéis, brincos de bijuteria ou outros acessórios que contenham níquel.

Estresse também deixa as mãos descascando?

De acordo com alguns dermatologistas, o estresse também pode fazer com que a pele das mãos descasque. Não é uma situação incomum pessoas passarem por esse período de descamação da mão quando submetidas a situações de estresse.

Isso acontece, pois o estresse também pode agravar outras situações que levem a descamação da pele, como por exemplo, algumas que citamos acima: alergias, infecções, eczemas, psoríase, entre outros.

O que fazer para cuidar de mãos descascando?

Algumas ações podem ajudar a amenizar a descamação da pele, confira a seguir:

Hidratar a pele sempre ao lavar as mãos

Após lavar as mãos, aplique um óleo natural, pode ser de girassol, coco ou abóbora. Essa dica ajuda a resgatar a vitalidade e resistência natural da pele.

Esfoliar as mãos pelo menos uma vez por semana

A esfoliação promove a renovação celular, removendo as células mortas. O procedimento deve ser feito pelo menos uma vez por semana, no máximo duas, podendo ser usada até uma receitinha caseira muito famosa, como a borra de café.

Desintoxicação da pele das mãos

Após fazer a esfoliação das mãos, misture uma colher de sopa de aveia e uma colher de sopa de mel, espalhe por toda a mão e deixe agir por 15 minutos e depois enxágue. Para finalizar, aplique um óleo de sua preferência, nas unhas também.

Tomar um pouquinho de sol por dia

Manter essa regularidade no dia a dia é importante, pois a luz solar é rica em vitamina D e estimula a melatonina, hormônio responsável por auxiliar na recuperação da pele.

Utilizar produtos com ativos biotecnológicos

Mãos descascando

É indicado a utilização destes produtos, pois ajudam na renovação celular e também aumentam a resistência da pele

Manter o cuidado e a saúde das mãos na hora de escolher os ativos certos é muito importante, pois eles entrarão direto em contato com a sua pele. Apostar nos produtos certos irá evitar o ressecamento e consequentemente diminuirá reações alérgicas e sintomas de algumas condições médicas. Lembrando que: em alguns casos a ida ao dermatologista é indispensável para receber um diagnóstico certinho se a condição persistir.

Este post foi útil para você? Se sim, comente e compartilhe com seus amigos para que eles também possam saber quais as causas e como cuidar de mãos descamando.

Leia também:

Sobre o autor

Raiane