Beleza Maquiagem Pele

Maquiagem craquelada: como você pode evitar?

O efeito de maquiagem craquelada surge quando o seu organismo suga toda a água existente dentro da maquiagem que você utiliza, fazendo com que a sua pele fique com aquele aspecto de terra seca e envelhecida: cheia de poros e marquinhas ultra evidentes nas linhas de expressão.

Isso geralmente porque não há uma preparação adequada da pele antes da maquiagem começar a ser feita. Foi pensando nisso que decidimos elaborar algumas dicas simples para você conseguir deixar sua make babadeira e bem lisinha feito bumbum de bebê 😉

fotos via Rayssa Eckert

Lavar o rosto é essencial

Limpar e esfoliar o rosto corretamente antes e depois da maquiagem faz com que você remova o excesso de pele morta e outras impurezas que acabam atrapalhando na luminosidade, no aspecto homogêneo da pele e, principalmente, na maquiagem.

Citarei um breve exemplo de como isso funciona na prática: Quando queremos pintar uma parede, devemos sempre levar em consideração o  preparo básico que devemos ter para que o resultado final seja o esperado. Esse preparo consiste em lavar e secar a superfície, depois lixar e logo após passar um pano úmido para que a superfície fique lisa e livre de qualquer elemento que a deixe com o aspecto poroso ou descascado após a pintura ser feita.

O mesmo acontece com o nosso rosto. Precisamos limpar e hidratar bem cada pedacinho dele, para que quando a maquiagem for feita por cima, o resultado também seja uma pele lisa e bem feita sem o aspecto craquelado. Não adianta querer um resultado incrível na make se você não cuida bem da sua pele no dia a dia. Então, fique ligada!



A hidratação é a sua melhor amiga!

Para conseguir evitar o efeito de maquiagem craquelada, a primeira e mais importante dica que damos nesse post é: hidrate a sua pele antes e depois de tirar a maquiagem. A hidratação deve ser feita especialmente na região do olhos, justamente por ser a área mais seca e sensível do nosso rosto, além de também ser o local onde a maquiagem acaba craquelando mais.

Pode parecer bobeira, mas a forma como você cuida da pele antes da maquiagem interfere e muito no resultado final. Quando você hidrata o seu rosto antes de se maquiar, você consegue acabar com problemas como o ressecamento e o envelhecimento precoce, além de conseguir preservar mais as fibras de colágeno que ajudam na firmeza e estrutura da mesma. Além disso, a maquiagem que você fizer por cima dessa camada de hidratante fará com que a sua pele tenha um aspecto mais liso e firme ao longo do dia.

Primer facial é indispensável

Depois de todo cuidado anterior da lavagem e hidratação, o primer facial seguirá com o papel de preparar a sua pele para que ela finalmente receba a maquiagem. O primer antes da maquiagem é capaz de penetrar nos poros e marquinhas de expressão da pele fazendo com que ela fique com um efeito “blur”, ou seja, ele acaba diminuindo bastante a aparência dos poros, uniformizando o tom da pele e, ainda, a deixa com uma textura ultra macia e aveludada.

No momento em que a maquiagem é feita por cima dessas duas camadas: uma de hidratante e outra de primer, o resultado final acaba sendo uma pele muito bem feita, bem diferente do aspecto craquelado, que acaba deixando o resultado final super esquisito e incômodo.

A Beautyblender é uma ótima aliada

A esponjinha que virou febre entre as celebridades é digna da fama que tem! Com ela, o acabamento da sua make fica impecável, ou seja, sem pele “uó”, toda craquelada no final do dia. Umedecer a esponjinha é a chave para que a base que você utiliza não seja completamente sugada pela esponja.

Além disso, quando a esponjinha está umedecida, a aplicação da base na pele fica mais prática. Não esqueça que a aplicação é feita dando batidinhas e não arrastando a esponja pelo rosto. Assim, sua pele fica muito mais uniforme e com um aspecto de make profissional.

Selar a pele é importante!

Selar a pele logo após a aplicação da base e do corretivo rapidamente evita o efeito de maquiagem craquelada. Enquanto você demora, sua base/corretivo vai se movendo pelo seu rosto fazendo com que boa parte da maquiagem fique acumulada nas linhas de expressão.

Maquiagem Craquelada: considerações finais

Cuidar da pele todos os dias e prestar mais atenção com o acabamento final da make é o que faz ela ficar babadeira! Make craquelada é um saco, eu sei! Mas a gente sempre consegue dar um jeitinho. Além disso, nenhuma make no mundo fica 100% perfeita, mas com todas essas dicas eu tenho certeza que a sua pode chegar perto 😉

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Maria Luiza

/* ]]> */