Maquiagem

Por que sua maquiagem não está fixando? Veja alguns motivos!

De repente, enquanto você se prepara para aquela festa tão esperada, a televisão informa que o uso de cosméticos para limpar a pele e torna-la mais bonita é um algo muito antigo na história da humanidade e você pensa, então, por que sua maquiagem não está fixando?

Apesar dos muitos avanços que houveram deste o surgimento dos cosméticos com os antigos egípcios ainda existe dilemas que preocupam mulheres de todas idades e em todos os cantos do mundo.

Uma maquiagem que não fixa corretamente no rosto pode causar inúmeros transtornos. Afinal, ninguém quer ter a sensação de que a maquiagem está “derretendo” ou “quebrando”. Para entender melhor como isto acontece e te orientar sobre o que fazer separamos estas dicas poderosas.

Causas da falta de fixação da maquiagem

São muitos os motivos que prejudicam a fixação da maquiagem na pele. Um fator pouco pensado sobre este problema e que pode sim influenciar no desempenho da maquiagem é a temperatura do local onde a mulher se maquia ou no qual ela permanece por muito tempo. Morar em um local muito quente ou muito úmido (chuvoso) pode afetar a maquiagem. Permanecer muito tempo sob um ar condicionado muito forte também pode prejudicar o seu “make”.

O tipo de pele também pode ser responsável por falhas na fixação da maquiagem. Possuir uma pele muito oleosa ou uma pele mista pode ser a resposta sobre por que sua maquiagem não está fixando. A escolha da base correta deve ser feita considerando-se o seu tipo de pele (oleosa, seca ou mista) e para cada um existem produtos específicos. Encontre o mais adequado para sua pele e seja feliz!

O uso em excesso de base matificante pode resultar em um acumulo de maquiagem e dificultar a sua fixação. Errar ao aplicar a maquiagem é algo mais comum do que se pensa, existem técnicas especificas de aplicação dependendo do produto que será utilizado.



A limpeza e a hidratação da pele são cuidados importantíssimos que você deve se lembrar diariamente. Uma pele que não recebe uma limpeza adequada pode acumular restos de maquiagem e micro grãos de poluição.

Oleosidade da pele é um problema que afeta muitas mulheres e pode ser a causa de por que sua maquiagem não está fixando.

Maquiagem errada para o tipo de pele. Cada pele possui características e necessidades de cuidados diferentes umas das outras. A maquiagem para pele negra é diferente da maquiagem feita em peles claras. Quando mais você estudar sobre a sua pele e os produtos específicos para ela melhor serão os resultados da sua maquiagem.

Estas causas de problemas de fixação na maquiagem podem resultar em algo bem indesejado que é o chamado de efeito “craquelado” no qual o rosto da pessoa fica parecido com uma máscara de barro que está quebrando em muitos pedaços.

Cuidados para evitar problemas de fixação na maquiagem

Uma das recomendações para evitar o efeito “craquelado” que prejudica a fixação da maquiagem é ao usar uma cobertura alta deve-se fazer a diluição correta da textura desta base.

O excesso de maquiagem é a resposta mais comum sobre por que sua maquiagem não está fixando, ao contrário do costume de muitas pessoas, inclusive maquiadores famosos, usar produtos de maquiagem em excesso não é garantia de um bom trabalho.

Um iluminador em pó ajudará com que a pele tenha um brilho natural sem ficar oleosa.

Usar um lápis labial ou uma base antes de passar o batom vai ajudar a durar mais e fixar melhor o produto.

Para melhorar a duração e a fixação da sombra em pó prefira usar a versão compactada. Uma dica simples é umedecer o pincel que será utilizado na sombra. Passar o corretivo antes da sombra também ajudará a fixa-la e destacar a cor da sombra.

Ao usar o corretivo prefira o formato em bastão e para disfarçar olheiras use um tom um pouco mais claro do que a cor da sua pele.

Um truque para a máscara de cílios é passar e esperar secar nos cílios superiores antes de aplicar nos cílios de baixo. Lápis de olho e máscaras de cílios que são à prova d’água possuem maior fixação.

Como aumentar a fixação da maquiagem

Hidratação da pele – uma pele ressecada e que não recebe hidratação correta prejudica o desempenho da maquiagem na medida em que parte da úmida dos produtos serão sugados pela pele. Você pode hidratar apenas com água ou usando um hidratante para pele.

Limpeza da pele – outra dica sobre como preparar a pele para a maquiagem é a limpeza correta da pele. O ideal é limpar a pele diariamente e sempre antes de iniciar uma nova maquiagem.

Oleosidade da pele – cuidado com a temperatura da água que você utiliza ao lavar o rosto, água muito quente danifica a pele e causa oleosidade. Ficar muito tempo sob ar condicionado por muito tempo também é prejudicial. Evitar o uso de produtos oleosos e limpar toda maquiagem antes de dormir são outros bons conselhos para reduzir a oleosidade da pele.

Usar primer facial – irá preparar a pele para receber a maquiagem logo após a limpeza e a hidratação. Ele tem a função de alterar a textura da pele, deixando-a mais macia e também de tornar a cor da pele mais uniforme.

Tipo de base – Pensando no tipo de base ideal para sua pele o recomendável é utilizar matte (pele oleosa), luminoso (pele seca) e levemente luminoso (pele mista).

Use a buchinha – Finalize a maquiagem utilizando a buchinha Beautyblender, utilize ela levemente umedecida para fixar a base de uma maneira prática e uniforme, dando um aspecto de maquiagem profissional.

Selagem – Após a aplicação da base e do corretivo é importante que você faça o processo de selagem da maquiagem, isto evitará que a maquiagem que acabou de ser aplicada se mova pelo rosto. Para este processo você pode utilizar um spray fixador ou outro produto com esta finalidade.

Então, cuide da sua pele, escolha os produtos específicos para ela e aplique corretamente a sua maquiagem. Assim você vai parar de pensar de uma vez por todas por que sua maquiagem não fixa.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */