Maternidade

Conheça os benefícios do uso da máquina TENS no trabalho de parto

O maior medo das gestantes em relação ao trabalho de parto é, na grande maioria dos casos, a dor que acontece durante a dilatação do colo do útero. Mas, o que poucas gestantes sabem é que existem várias maneiras não farmacológicas de aliviar a dor nesse momento tão delicado.

Você deve estar se perguntando: o que é essa máquina TENS? E neste artigo, vou explicar como essa máquina muito usada nos EUA funciona e quais os benefícios de seu uso durante o trabalho de parto.

 

Como funciona a máquina TENS?

A máquina TENS é um aparelho portátil de massagem que usa impulsos elétricos leves que atingem o local da dor por meio da pele. Essa máquina é usada, geralmente, por profissionais que trabalham com fisioterapia. Embora seja pouco conhecida no Brasil, ela é muito usada nos Estados Unidos.

A sigla TENS significa estímulo neuroelétrico transcutâneo. Por meio de impulsos elétricos, a máquina bloqueia os sinais de dor e impede que eles cheguem até o cérebro da gestante, proporcionando uma sensação de alívio.

Ele vem com 3 ou 4 almofadas adesivas, dependendo do modelo, e elas são fixadas no local da dor. No caso das gestantes, os adesivos são fixados na região da bacia, na parte inferior das costas.



É possível controlar a intensidade dos pulsos elétricos, conforme a dor que a gestante estiver sentindo. Também existem dois modos de operação da máquina TENS, um modo de pulso para dores crônicas e outro modo contínuo para dores de curta duração.

Quando está ligada, a máquina produz um zumbido leve e é possível sentir um formigamento suave no local em que estão os adesivos. São os pulsos elétricos agindo para impedir que as mensagens de dor cheguem até o cérebro.

Neste vídeo, você pode ver mais informações sobre como age o TENS:

Benefícios do uso da máquina TENS no trabalho de parto:

Agora que você já sabe como a TENS funciona, com certeza deve estar curiosa para saber mais sobre seus benefícios para o trabalho de parto, certo? Vamos aos benefícios, então:

  1. é um método não-invasivo para aliviar as dores das contrações;
  2. você pode usá-la em casa durante a fase latente do trabalho de parto;
  3. ela não restringe seus movimentos durante o trabalho de parto;
  4. você pode controlar a intensidade dos pulsos elétricos conforme suas necessidades;
  5. não traz efeitos adversos para você e para seu bebê.

Quanto custa uma máquina TENS?

Existem diversos modelos de máquinas TENS para comprar. Existem modelos dos mais diversos preços, que vão de R$30 a R$700 reais. Depende da marca, das especificidades e também dos modos de uso. Caso você opte por comprar uma máquina, você pode usá-la depois do parto para alívio de dores musculares.

Também é possível alugar máquinas TENS em centros obstétricos e outras instituições de apoio a gestantes.

Pontos a considerar antes de comprar a máquina TENS:

Se você está interessada em comprar uma máquina TENS para usar durante o seu trabalho de parto, é importante ponderar sobre alguns pontos:

  • se você usar a máquina TENS, não poderá usá-la quando tomar um banho quente ou se quiser fazer o parto na água, por exemplo;
  • essa máquina é mais indicada para a fase latente do trabalho de parto, que é a fase que as contrações ainda estão sem muito ritmo, você não precisa ir para o hospital ainda e ainda consegue fazer outras coisas;
  • as pesquisas sobre o uso do TENS durante o trabalho de parto não são unânimes em aprovar sua eficácia.

Neste post com vídeos de parto, você pode ver a opinião da mãe da Bia, que usou o aparelho para lidar com a dor do parto.

Independente de usar o TENS ou não, é imprescindível que você esteja calma e segura durante o parto. Quanto mais medo e insegurança, mais difícil será lidar com todo o processo. E sabe o que pode te dar mais confiança? Ler sobre o assunto e entender como acontece o trabalho de parto.

Veja alguns artigos para você:

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Mariana Mendes

/* ]]> */