Beleza Pele

Máscara facial pode ser encontrada facilmente e traz vários benefícios

Máscara facial

A máscara facial, sem dúvida, assume o primeiro lugar na lista de produtos para cuidado com a pele. A máscara confere às mulheres excelência em resultados e a experiência completa de um spa caseiro.

Além de prática, ela não interrompe o conforto e diversão das sagradas e valorosas horas livres. Afinal de contas, a máscara facial pode agir enquanto você cozinha, relaxa no sofá assistindo Netflix, ou folheia livros e revistas.

Do mesmo modo, seu resultado visível e rápido – praticamente instantâneo! – soma alguns pontos extras. A máscara começa a agir no momento em que é aplicada.

Assim sendo, ao ser retirada, a pele já apresenta suavidade, com aspecto hidratado e poros diminutos. Seu efeito é tão satisfatório e imediato que quase pode ser confundido com um passe de mágica.

Mas você sabe como escolher uma máscara facial? Quais critérios usar, ou quais máscaras são mais indicadas para seu tipo de pele?

A seguir, contamos a você para que serve, quais os benefícios, qual escolher e como usar. Se você quiser incluir a máscara facial à sua rotina de beleza, leia nossos esclarecimentos e dicas abaixo.

Por que máscara facial faz bem à pele?

Dentre as tantas opções de cosméticos de beleza, são as máscaras faciais que concentram a maior quantidade de ativos.

Além disso, a camada de produto aplicada sobre a pele faz a diferença. A quantia de máscara disposta sobre a cútis facilita a absorção pelos poros, penetrando mais profundamente.

Para que serve a máscara facial?

O propósito principal da máscara facial é promover a recuperação na vitalidade da pele do rosto. Do mesmo modo, a máscara facial fornece benefícios no que tange o fechamento de poros, o aumento de luminosidade e a hidratação do rosto.

Além disso, a intensidade e potência do cosmético consistem em vantagens que se alinham à beleza. A fórmula da máscara constitui entre as mais concentradas, entrando em contato com a pele de modo mais profundo.

Portanto, as máscaras faciais demonstram uma maior eficácia na ação quando comparadas aos hidratantes tradicionais, de fórmula comum. Sendo assim, as máscaras são indicadas para resultados mais penetrantes e prolongados.

Máscara facial

Entre as opções, é possível encontrar máscaras voltadas para variadas finalidades. Alguns produtos são ideais para retirar a oleosidade, enquanto outros atuam relaxando e hidratando a pele. É indicado, portanto, investir em um cosmético que contempla e responda às necessidades de sua pele.

Por exemplo, para peles mais secas, o ideal é preferir um produto que possua óleo natural, mel e ácido hialurônico em sua composição.

Em contrapartida, se a intenção é controlar a produção de oleosidade na pele, a recomendação é por alternativas compostas por ácido salicílico, argila branca ou argila verde.

Por outro lado, se a procura for pensando no tratamento de acnes, a aposta está em cosméticos com argila, própolis, aloe vera e demais extratos naturais.

Tire dúvidas e entenda melhor sobre a importância do critério no tópico abaixo.

Um bom resultado depende da máscara correta

Para quem procura um bom resultado, escolher a máscara adequada para o tipo de pele é um passo indispensável. Isto é, a composição do cosmético faz toda diferença no resultado obtido após a aplicação.

Em outras palavras, não é indicado tomar emprestada aquela máscara facial da mãe, tia ou amiga. Afinal de contas, cada pele requer um tratamento diferente para atingir uma aparência saudável e hidratada.

A maior dica, nesse caso, é observar bem as particularidades e texturas da sua pele antes de decidir por qual cosmético comprar.

Para peles mais oleosas, por exemplo, uma boa opção está nas máscaras finas, menos pesadas, como sérum. Por outro lado, mulheres de pele seca ou ressecada devem investir em cosméticos de consistência maior, com substâncias que atuam hidratando a pele.

Além disso, é importante ressaltar que a idade, bem como o estilo de vida, devem ser considerados.

Mulheres que estão em uma faixa etária madura devem priorizar a firmeza da pele. Em outras palavras, priorizar cosméticos que possuam colágeno na fórmula.

Peles que estão sujeitas a longos períodos de exposição ao sol devem preferir produtos que devolvam a vivacidade à pele, isto é, uma máscara que potencialize ou recupere o viço e hidratação perdidos devido ao contato prolongado com raios solares.

Qual o modo certo de usar máscara facial?

Antes da aplicação, é imprescindível dispensar tempo para lavar bem o rosto. Não tenha pressa em retirar todas as impurezas da pele.

Em seguida, aplique uma esfoliação leve sobre o rosto, para garantir uma maior penetração do produto.

Enfim, aplique a máscara facial e deixe agir por um tempo médio entre dez a quinze minutos. O tempo pode variar a depender das instruções encontradas na embalagem.

Após o tempo estipulado no rótulo, enxágue bem o rosto e retire completamente o produto da pele.

Máscara facial

De quanto em quanto tempo usar a máscara?

De fato, a recomendação mais confiável é que a máscara seja aplicada quinzenalmente, ou seja, de quinze em quinze dias. Contudo, se a pele apresentar um ressecamento crítico, uma exceção pode ser aberta. Nesse caso, a indicação é de que seja aplicada uma vez a cada sete dias.

É importante destacar, todavia, que o uso da máscara não substitui ou exclui a aplicação de outros cosméticos. É importante manter uma rotina de cuidados e beleza que não se resuma ao uso da máscara.

Abaixo, contamos um pouco melhor sobre o assunto. Para entender melhor a importância de um ritual completo, continue lendo.

A utilização de máscara não substitui produtos de outras ordens

A máscara facial coleciona benefícios e vantagens inenarráveis, mas apesar desse protagonismo, ela não deve ser usada diariamente. Afinal de contas, sua fórmula super concentrada possui indicações para um uso adequado e saudável do cosmético. O ideal é apostar no processo semanalmente ou quinzenalmente, jamais com espaços de tempo menores.

No restante dos dias, o indicado é manter uma rotina de cuidados e beleza normal, com hidratantes tradicionais e cremes anti-idade. Desse modo, a pele do rosto continuará a receber estímulos diários, mesmo naqueles dias em que não houver a aplicação da máscara facial.

Sobre o autor

Giovanna Cóppola

Trabalha com web, design, criação, conteúdo, SEO e fotografia. Em 2011 criou a Pandartt e hoje assume a direção da agência, além de colocar a mão na massa em todos os projetos. Paralelamente, tem outros três projetos: Viva com Felicidade, BlogGeek e Mapa dos Bichos. Ama música, cinema, jogos, arte, tecnologia, tatuagens e pandas.