Não é de hoje que a massagem ayurvédica – uma das técnicas de massagem mais antigas da Índia – tem ganhado espaço no Ocidente.
Conhecida por ser um tratamento completo – já que age na causa dos problemas e não apenas nos seus sintomas – a massagem ayurvédica vem ganhando cada vez mais adeptos e atraindo pessoas interessadas em usufruir de seus benefícios.
A questão é que, como toda terapia ou tratamento, essa técnica pode ser contraindicada em alguns casos e pode exigir algumas precauções.
Se você se interessa por massagem ayurvédica, leia este post e saiba em quais casos essa terapia é indicada e em quais ela deve ser evitada ou aplicada com algumas restrições. Confira!
Assuntos
A massagem ayurvédica
A massagem ayurvédica é a mais complexa e antiga técnica de massagem natural conhecida.
Leia também:
Ela teve origem na Índia há cerca de 5 mil anos, e atualmente é a medicina mais praticada por lá, onde 80% da população indiana faz uso da técnica.
Sua filosofia encara o indivíduo como um todo, um ser integral, composto de corpo, mente e espírito. E é a harmonia entre estes três fatores que garante uma vida saudável.
Segundo a visão da medicina ayurveda, quando os canais de energia (chamados de “prana”) ficam obstruídos – seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, ansiedade, entre outros – ficamos doentes.
A massagem ayurvédica tem como objetivo desobstruir estes canais para que o fluxo de energia possa circular livremente pelo corpo, promovendo relaxamento e outros benefícios para a saúde. Para isso, o terapeuta realiza toques, pressões e movimentos com as mãos, pés e cotovelos.
Veja a seguir em quais casos essa massagem é indicada e quando deve ser evitada.
Indicações e benefícios da massagem ayurvédica
A massagem ayurvédica é geralmente indicada para reativar as energias físicas, psíquicas e espirituais do indivíduo, liberando e equilibrando o fluxo de energia do corpo e, assim, promovendo relaxamento e bem-estar.
Portanto, a massagem ayurvédica pode é indicada para prevenir e tratar diferentes condições de saúde. Veja as principais:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Má circulação sanguínea;
- Redução da memória e da capacidade de aprendizado;
- Edemas musculares;
- Fadiga crônica;
- Problemas respiratórios;
- Problemas digestivos.
Contraindicações e precauções da massagem ayurvédica
Apesar de ser uma terapia não-invasiva e natural, existem algumas contraindicações e precauções a serem tomadas na aplicação da massagem ayurvédica.
A técnica não deve ser aplicada em:
- Gestantes e lactantes;
- Soropositivos;
- Portadores de tumores malignos.
Algumas condições de saúde também exigem que a técnica seja aplicada de forma mais suave. Conheça algumas destas situações:
- Em casos de descalcificação óssea, o terapeuta não deve aplicar a massagem com os pés;
- Se a pessoa estiver gripada, recomenda-se evitar a aplicação da técnica ou realizar apenas uma massagem na zona do peito e das vértebras com algum tipo óleo apropriado;
- No caso de fortes dores no corpo, deve-se aplicar uma massagem mais suave e relaxante.
Por outro lado, a massagem não deve ser aplicada nos seguintes casos:
- Pessoas com algum tipo de infecção ou febre;
- Pele com inflamações, erupções ou feridas na região a ser trabalhada;
- Paciente com indigestão, obstipação ou vômito;
- Paciente que estiver passando por algum processo de desintoxicação do organismo;
- Paciente que fez uma refeição completa em menos de 2 horas;
- Paciente que teve relação sexual há pouco tempo.
Por fim, recomenda-se que antes de fazer uma massagem ayurvédica, o paciente procure o aconselhamento de um médico, sobretudo se estiver passando por algum problema de saúde.
Também é importante se atentar sobre a formação e qualificação do terapeuta que irá aplicar a técnica em você. Procure profissionais bem recomendados e com formação comprovada em instituições de renome.
E então a massagem ayurvédica é indicada para o seu caso? Você já tem alguma experiência com esta terapia? Compartilhe!