Estética

Massagem facial: benefícios, indicações e detalhes que você precisa saber

A massagem facial é um procedimento manual acompanhado de produtos e cremes de beleza. É feita, tal o próprio nome sugere, notadamente no rosto, embora alguns movimentos também sejam feitos em torno do pescoço.

Esses movimentos são suaves e relaxantes, combinando a circulação e o relaxamento, transformando a massagem em um ótimo tratamento para o estresse e para a pele.

Como funciona?

Os toques estimulam os músculos faciais, o que ajuda a cuidar da pele naturalmente, desde aumentando a produção de colágeno até estimulando o fluxo sanguíneo. Com isso, além de cuidar, também estamos lutando para que não ocorra o envelhecimento precoce.

Este tipo de massagem tem sido usado desde os tempos antigos para cuidar da pele do rosto. Seus benefícios podem ser aproveitados por mulheres e homens. Para isso, você deve seguir alguns movimentos que cumprem as determinadas funções:



  • Movimentos circulatórios: Eles estimulam a circulação, permitindo que aconteça um melhor transporte do oxigênio e dos nutrientes para toda a pele. Isso melhora a aparência em geral, deixando-a suave, brilhante e saudável e, portanto, rejuvenescida. Além disso, traz a facilidade da absorção dos produtos de beleza aplicados juntamente da massagem facial com maior eficiência;
  • Movimentos relaxantes: Tal o seu nome sugere, a função desses movimentos é de relaxar toda a musculatura facial, que, diminuindo a tensão, também reduzirão as rugas. O relaxamento caba refletindo em todo o corpo, mantendo a sensação tranquila e agradável. Este é um benefício da boa disposição geral que acontece por associação.

Produtos que são utilizados

Os produtos estéticos normalmente usados ​​para massagem facial são:



  • Água de limpeza – Para eliminar as impurezas da pele;
  • Cremes hidratantes – Para hidratar a pele e mantê-la protegida de agressões externas, como frio, calor e poluição ambiental;
  • Cremes nutritivos – Eles carregam componentes necessários para a saúde da pele;
  • Tônico – Para uso em pele mista ou oleosa para tonificar e refrescá-la.

Benefícios oferecidos pela massagem facial

Os benefícios oferecidos da massagem facial vão muito além do quesito estético. Alguns desses benefícios são:

  • Rejuvenescimento da pele do rosto;
  • Aumento do suprimento sanguíneo, da produção de colágeno e o retardo do aparecimento de sinais de envelhecimento;
  • Rejuvenescimento da tez e auxílio em sua saúde;
  • Auxílio da pele do rosto a ficar mais elástica;
  • Suavização dos efeitos de estresse, bem como de tensão no rosto;
  •  Auxílio no combater ao estresse;
  • Auxílio no combate às bolsas que se formam sob os olhos;
  • Oferecimento de um estado agradável de tranquilidade;
  • Manutenção da sensação de aconchego na mente que ajuda no equilíbrio da saúde e pessoal.

Quando você não deve fazer uma massagem facial

Conhecemos os benefícios da massagem facial, mas também é conveniente saber quando não devemos passar por uma sessão:

  • Febre, doenças infecciosas e doenças contagiosas;
  • Inflamação, feridas recentes, hematomas no rosto ou cicatrizes de cirurgias recentes;
  • Cistos ou tumores na área;
  • Doenças que são infecciosas, tais como lúpus ou fungos na pele;
  • Doenças que não são infecciosas, tais como queimaduras e dermatite alérgica;
  • Nos casos de acne profunda, é necessário aconselhamento profissional.

Massagem facial com equipamentos e aparelhos

As massagens faciais também podem ser feitas com dispositivos mecânicos e elétricos, tais como vaporizadores com altas frequências ou raios ultravioletas. Os aparelhos acabam fornecendo técnicas melhores de penetração de produtos na pele ou para atingir músculos não disponíveis manualmente.

A massagem facial feita de forma manual tem o benefício especial do contato humano, cujo efeito no equilíbrio psicoemocional e na saúde é comprovado. Combinando as duas técnicas em algum momento, você pode aproveitar cada uma delas.

Outras questões sobre massagens faciais

Com o ritmo acelerado de vida atual, buscar hábitos mais saudáveis ​​é, de fato, imprescindível. Entre esses hábitos, os cuidados diários com a pele (principalmente do pescoço e rosto) são extremamente essenciais. Com isso, a cada dia se fala mais das massagens faciais.

Mas sabemos realmente a importância de uma boa massagem? Será que realmente valorizamos seus benefícios ou eles são um capricho totalmente dispensável?

A massagem facial deve ser como esportes; uma “obrigação” que ajuda a manter a estrutura da face. Se trabalharmos os músculos do rosto como fazemos com os do corpo, teremos as pálpebras e as maçãs do rosto bem posicionadas. Assim, contribuiremos para a firmeza do perfil do rosto.

Evolução e tipos de massagens faciais

A massagem sofreu uma evolução contínua, influenciada pela multiplicidade de tendências, com maioria sendo de origem oriental. Abaixo, vamos explicar algumas das técnicas mais populares de massagens faciais, e que podem ser encontradas em qualquer centro estético.

Massagem Kobido: Facelift sem cirurgia

É um resumo de técnicas orientais (mais especificamente japonesas) para alcançar um equilíbrio entre a beleza da face e a saúde dos músculos e tecidos que dão a formação dessa beleza.

Os diferentes movimentos que são feitos durante as sessões dessa massagem são capazes de estimular profundamente os meios energéticos do corpo para alcançar a harmonia entre a beleza e a saúde.

Massagem ayurvédica

Seu objetivo é restabelecer o equilíbrio físico e psíquico. No país em que teve sua origem, Índia, a massagem ayurvédica é considerada uma espécie de ritual inalterável. Cada indivíduo, seja qual for sua condição ou sua idade, deve receber o procedimento ao menos uma vez na semana para garantir a satisfação global.

Sua base é a correção do desequilíbrio de energias por meio de técnicas energizadas, no intuito de proporcionar a sensação de plenitude, atuando também como uma medicina preventiva.

Massagem shiatsu japonesa

Essa terapia feita de forma manual origina-se do Japão, embora a base técnica também tenha elementos da tradicional medicina chinesa. Os movimentos que caracterizam o shiatsu são os de pressão, com intensidade suave a moderada, nas áreas afetadas.

É feito principalmente na palma da mão e no polegar. Comumente as pressões com o polegar que são exercidas, coincidem com os pontos utilizados na acupuntura chinesa.

Interessou-se pela massagem facial ou já conhecia? Caso tenha alguma experiência que queira compartilhar, deixe nos comentários.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.