Saúde Terapias

Massagem relaxante e seus principais benefícios

Massagem relaxante

Uma boa massagem relaxante não faz bem apenas ao corpo e à mente – faz bem, também, à alma. A pessoa fica mais leve, revigorada e sente-se com vontade de fazer todas as coisas boas que lhe vêm à cabeça. Mas, muita gente pensa que massagem é boa apenas para combater dores musculares ou o estresse, que nos acomete com esse dia a dia agitado da vida, especialmente nas grandes cidades.

Na verdade, uma boa massagem relaxante faz bem para aliviar diversos sintomas que sentimos no nosso corpo e que podem ser o sinal indicativo de que alguma coisa mais séria pode estar para acontecer conosco. Esses podem ser desde dores musculares, passando pela ansiedade e chegando até mesmo ao estresse.

Alguns cuidados são importantes

Por isso, vale a pena conferir todos os benefícios que podemos alcançar com uma boa massagem relaxante, mas, antes, é preciso saber que uma massagem não é simplesmente esfregar uma ou duas mãos sobre o corpo da outra pessoa. É bem mais do que isso; existem técnicas para a aplicação de massagens e até mesmo alguns condicionantes que devem ser observados antes e durante a aplicação da massagem.

Por exemplo, não é aconselhável você encher o estômago com um delicioso prato pesado, tipo arroz e feijão, e dirigir-se ao local da sua massagem. O bom mesmo é comer alguma coisa leve pelo menos uma hora antes do momento marcado para a massagem.

Benefícios vêm de milênios

Trata-se de procedimento que é do conhecimento do homem há alguns milênios e, por isso, há muito é estudado pela ciência e estudiosos do assunto. No Egito antigo, há 4 ou 5 mil anos, a massagem já era aplicada aos nobres e ricos que desejavam um estado de bem estar pessoal. Um estado mais leve, mesmo em corpos gordos.

O mesmo aplicava-se na Grécia, com um diferencial de que, entre espartanos ou atenienses, havia o culto ao corpo bonito e bem delineado. Aos atletas, por isso mesmo, era aplicada massagem relaxante antes e depois de práticas esportivas.

Para cada caso, um tipo de massagem

A técnica da massagem é bastante individual a cada profissional, mas, no geral, ela consiste na aplicação de movimentos com as mãos sobre o corpo e as partes que devem ser massageadas, sempre de forma leve para não afetar ou prejudicar nervos eventualmente machucados. Os movimentos também podem ser mais rápidos ou vagarosos, dependendo dos resultados que se pretende obter.



Num jogador de futebol que sofreu cãibras ou teve um toque violento na panturrilha, por exemplo, possivelmente a massagem será rápida e com alguma força sobre a musculatura. Isso acelera a recuperação. Mas, a um músculo dolorido nas costas, ela deve ser mais leve e cuidadosa.

Massagem relaxante

Melhora a circulação e nutrição das células

A massagem relaxante normalmente é aplicada com o auxílio de óleos extraídos de produtos vegetais e naturais. Cada tipo de vegetal possui as suas propriedades, mas, no geral, ajudam no deslizamento das mãos sobre o corpo massageado. A sensação de bem estar que brota logo no início da massagem e se prolonga mesmo depois dela terminada resulta da ação do nosso cérebro à massagem.

Com os movimentos sobre a pele e corpo, há o aumento da circulação sanguínea, o que leva à melhor nutrição das células. Isso é bem recebido pelo cérebro, que provoca a liberação da endorfina, um hormônio que produz bem estar ao organismo. Além do relaxamento muscular e redução de possíveis dores, isso tudo auxilia na sensação de bem estar durante e após a massagem.

Os benefícios da massagem relaxante

Como dissemos no início, são muitos os benefícios de uma boa massagem relaxante ao organismo humano. Vamos enumerar algumas delas:

  • Há redução no estado geral de ansiedade do indivíduo, o que reduz seu estado de estresse;
  • Com o relaxamento muscular provocado pela massagem, há a eliminação de toxinas e grande auxílio ao nosso sistema central imunológico;
  • No caso de dores musculares, há o alívio das tensões no local dolorido;
  • Ao aumentar a circulação sanguínea na região, há sensível melhora na revitalização e condições gerais locais da pele; ela fica mais bonita;
  • Em estados de tristeza ou mesmo ansiedade, a massagem relaxante é altamente recuperadora;
  • Ajuda a recuperar a concentração, no combate à insônia e até mesmo na recuperação do apetite;
  • Ao trazer o relaxamento muscular, uma boa massagem também pode melhorar suas condições para boas noites de sono, o que é indispensável à saúde;
  • Ao mesmo tempo em que ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo, a massagem relaxante auxilia no funcionamento do nosso sistema linfático;
  • Pacientes hipertensos precisam de cuidados durante as massagens, mas, normalmente, há redução da pressão arterial;
  • Em casos especiais, pode haver o alívio a dores de cabeça de origem desconhecida e até mesmo na melhoria do funcionamento do sistema intestinal.

Massagem relaxante

Nestes casos, evite a massagem

É importante saber que a pessoa não pode ser submetida a uma massagem relaxante se não estiver em plenas e boas condições de saúde. Algumas situações em que a massagem não deve ser aplicada:

  1. Quando a pessoa possuir alterações cardíacas extremas e perigosas;
  2. Deve-se ter cuidado no caso de pessoas com pressão alta expressiva;
  3. Também no caso de trombose venosa profunda;
  4. Pessoas que sofram de embolia ou que tenham febre mesmo leve, oriunda de forma especial de infecções;
  5. Ou quem esteja com fraturas ósseas.

Melhorias e estímulos sexuais

Com todos estes cuidados e aqueles benefícios propiciados por uma boa massagem relaxante, não há mais motivos para você ficar de fora desses benefícios. E nem estamos falando daquela dor muscular, que pode aliviar logo após a primeira massagem, especialmente se forem aplicados os óleos vegetais indicados para o caso.

Aquela excelente sensação de bem estar provocada pela massagem relaxante faz bem também à alma, como dissemos no início. Afinal, com uma boa massagem, você aos poucos vai descobrindo melhor o seu corpo, o que melhora sua autoestima. E, pode crer, há também melhorias e estímulos às atividades sexuais. O que, convenhamos, faz um bem danado.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */